Você sabe o que é CRM? Ele é muito mais do que um simples software. Trata-se de uma abordagem estratégica que usa informações valiosas para tomar decisões embasadas.
Por isso, contar com essa ferramenta na sua empresa é mais do que um diferencial, mas sim uma necessidade. Afinal, usar dados reais antes de agir é sempre a melhor forma de gerenciar.
E sabia que é possível combinar a poderosa funcionalidade do CRM com o ERP da WebMais? Agende uma demonstração gratuita agora para ter uma solução completa para aprimorar suas operações comerciais.
Após isso, continue a leitura para explorar em detalhes os benefícios do CRM. Veja como ele pode otimizar suas vendas, melhorar o atendimento ao cliente e impulsionar o crescimento da sua empresa.
Primeiramente, vamos começar entendendo o que é CRM, ou Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente). É uma estratégia de negócio que coloca o cliente no centro das ações da empresa.
É também um software que permite registrar informações dos clientes e potenciais clientes, além de acompanhar o trabalho dos vendedores.
Mas, vale ressaltar a importância de diferenciar a estratégia de CRM dos sistemas de CRM, que são soluções tecnológicas que ajudam a implementar e otimizar essa estratégia.
Após entender o que é CRM, saiba que ele gera relatórios importantes para o crescimento da empresa. Isso porque ele desempenha várias funções em diferentes departamentos, como vendas, suporte e marketing.
Basicamente, ajuda os representantes de vendas a visualizar interações e compras anteriores dos clientes. Além disso, também fornece informações para equipes de suporte oferecerem um atendimento de qualidade e dá aos profissionais de marketing acesso a detalhes para direcionar suas campanhas.
O uso de ferramentas de CRM tornou-se essencial para acompanhar e compreender dados do cliente, proporcionando uma visão completa e significativa do público.
Não basta apenas entender o que é CRM, mas também o seu objetivo, que é criar a melhor experiência para o cliente. Ele permite conhecer os leads e clientes em profundidade, entendendo seus comportamentos, tendências e necessidades.
O CRM ajuda a nutrir as relações com os clientes a curto, médio e longo prazo, buscando sua fidelidade. Assim, essa metodologia e tecnologia têm o potencial de transformar os resultados das empresas, aumentando a satisfação dos consumidores.
Saber o que é CRM também depende de entender como funciona. Alguns recursos práticos que ajudam os vendedores são:
Até agora você entendeu muito bem o que é CRM e o que ele pode fazer pela sua empresa. Mas, se ainda não ficou clara a sua importância, vamos lá.
O CRM elimina o trabalho manual e burocrático, organizando e centralizando as informações de leads e clientes. Ou seja, simplifica o processo de vendas, tornando as informações acessíveis e intuitivas para a equipe.
Não é mais necessário utilizar planilhas, blocos de anotações ou documentos de texto. Isso porque, com um sistema centralizado e online, a equipe de vendas pode produzir mais e gerar valor para os potenciais clientes. O CRM oferece benefícios comprovados e é alvo de estudos.
Os benefícios dizem muito sobre o que é CRM e como pode ajudar no dia a dia empresarial.
Ele reúne todas as informações importantes dos clientes em um único lugar. Dessa forma, facilita a gestão de vendas e evitando a dispersão de dados em diferentes arquivos.
Com todas as informações de vendas centralizadas, o gestor tem maior controle sobre o desempenho da empresa.
Dessa forma, é possível analisar dados como o desempenho individual dos vendedores, o faturamento mensal, a prospecção de clientes e muito mais. Essas informações são valiosas para a tomada de decisões estratégicas.
Ao entender o que é CRM, você já deve ter percebido que é possível realizar um acompanhamento eficiente dos leads. Para tanto, guiando-os pelo funil de vendas até que se tornem clientes.
Todas as interações desse processo podem ser documentadas e analisadas em conjunto com outras informações fornecidas pelo software para traçar estratégias mais precisas para converter leads em vendas.
Você pode segmentar a carteira de clientes de acordo com critérios como a Curva ABC. Isso permite identificar clientes responsáveis pela maior parte do faturamento da empresa (A), clientes que contribuem moderadamente (B) e os de menor faturamento (C).
Cada segmento requer estratégias específicas, como foco na fidelização dos clientes A e ações para aumentar o ticket médio de compras dos clientes B e C. Então, o CRM ajuda a direcioná-las com precisão para cada segmento.
Uma gestão mais eficiente e o uso dos dados relevantes possibilita atender melhor. Também permite oferecer produtos e serviços mais adequados às suas necessidades e alinhar estratégias com a equipe de marketing. Isso resulta em um aumento nas vendas.
Entender os tipos também é uma maneira de compreender melhor o que é CRM e identificar o ideal para sua empresa, ou até mesmo saber como combiná-los.
Desempenha um papel fundamental na captação e organização das informações do cliente. Isso porque é responsável por estabelecer os canais de vendas e coletar feedback dos clientes.
Essas informações são processadas e encaminhadas para o CRM Analítico, onde são utilizadas para análises e tomadas de decisão estratégicas.
Foca na análise de dados dos clientes. Dessa forma, permite identificar características específicas dos consumidores e criar segmentações. Isso melhora as campanhas de geração de leads, tornando-as mais assertivas e direcionadas ao público correto.
O objetivo principal é utilizar as informações para aprimorar as estratégias de vendas e marketing.
O CRM Colaborativo é a etapa onde as equipes utilizam o conhecimento adquirido por meio do CRM Operacional e analisado pelo CRM Analítico.
Nessa fase, as equipes podem aplicar esse conhecimento em suas interações com os clientes, utilizando todos os canais e pontos de contato disponíveis.
Assim, permite uma abordagem mais eficaz e personalizada, com base nas informações coletadas anteriormente, visando melhorar a experiência do cliente e fortalecer o relacionamento com a empresa.
Até aqui você já aprendeu o que é CRM, mas ainda existe outro conceito: o ERP (Enterprise Resource Planning). Ambos são softwares que desempenham funções diferentes nas organizações.
O ERP é focado nos processos financeiros e gestão completa da empresa, como contas a pagar, contas a receber, emissão de notas fiscais, planejamento e produção. Por outro lado, o CRM é voltado para a gestão do relacionamento com o cliente.
Embora tenham propósitos distintos, integrar o ERP ao CRM é uma prática estratégica. Essa integração permite conectar os fluxos de informações na empresa, eliminando gargalos, padronizando e acelerando processos.
Com isso, é possível melhorar a qualidade e a assertividade no atendimento ao cliente, proporcionando uma visão mais abrangente das operações empresariais.
Como você sabe o que é CRM já deve ter notado que ele pode deixá-lo mais produtivo em vendas. Para isso, basta apenas seguir algumas dicas práticas.
Defina etapas claras e sequenciais para o ciclo de vendas no CRM. Isso ajudará a ter uma visão clara do progresso de cada negociação.
Utilize o CRM para identificar as tarefas mais importantes e urgentes. Priorize as atividades de acompanhamento de leads, fechamento de negócios em andamento e atendimento a clientes em potencial.
Atribua períodos específicos para cada tarefa no CRM. É uma forma de manter o foco e evitar a procrastinação, garantindo a conclusão das atividades de forma oportuna.
Reserve um tempo regularmente para revisar o progresso das negociações, identificar desafios e definir estratégias para alcançar as metas de vendas. Em outras palavras, utilize o CRM como uma ferramenta central para discutir e acompanhar o desempenho da equipe.
Vamos além de entender o que é CRM? Confira como o uso eficiente da ferramenta pode otimizar o processo de vendas de várias maneiras:
Entendido o que é CRM? Se você quer investir no seu negócio a longo prazo, essa ferramenta ajudará a fortalecer o relacionamento com seus clientes. Também vai aumentar a produtividade das vendas e obter insights valiosos para impulsionar seu crescimento.
Para potencializar essa solução, que tal experimentar o ERP da WebMais e combiná-las? Aproveite a oportunidade de solicitar uma demonstração gratuita do nosso software!
Descubra como aplicar novas estratégias de gestão na sua empresa!