Como ERP e WMS podem atuar juntos e otimizar seu negócio

Confira As Principais Diferenças Entre ERP E WMS

Imagem de Sanon Matias

Você sabe o que são sistemas ERP e WMS? Ambos sistemas se destacam como soluções importantes para otimizar as operações da empresa.

Embora possuam algumas funcionalidades em comum, esses sistemas têm características específicas que os tornam mais adequados para determinados tipos de negócio.

Neste post, vamos explorar as principais diferenças entre o ERP e o WMS. Além disso, vamos entender como eles podem ser utilizados em conjunto para aprimorar a gestão de sua empresa. 

Boa leitura!

O Que É Um Sistema WMS?

O WMS (Warehouse Management System) é um Sistema de Gerenciamento de Armazém. Ele foi projetado para otimizar a gestão das operações de um armazém ou centro de distribuição.

Dentre essas operações estão o abastecimento, movimentação de estoque, picking e envio. O WMS também fornece informações em tempo real sobre o estoque, como a localização de produtos e outros relatórios.

O sistema WMS pode ser integrado com outros sistemas, como sistemas ERP e sistemas de transporte. Dessa forma, você consegue ter um gerenciamento mais completo e integrado da sua empresa.

O Que É Um Sistema ERP?

O ERP (Enterprise Resource Planning) é a sigla para, em português, Planejamento de Recursos Empresariais. Em outras palavras, é um sistema utilizado para gerenciar e integrar as operações de gestão de uma empresa em um único lugar.

Este sistema funciona com a integração de processos como compras, produção, vendas, financeiro, estoque, dentre outros. 

Com o ERP, você pode automatizar processos e fluxos de trabalho e melhorar a tomada de decisões baseada em dados. Além disso, é possível aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e melhorar a produtividade do negócio.

Os sistemas ERP geralmente são compostos por vários módulos, que podem ser utilizados de acordo com as necessidades da sua empresa.

Conheça todos os módulos do ERP WebMais e otimize sua gestão EXPERIMENTE AGORA

Quais Os Benefícios Do WMS?

Ter um sistema ERP e WMS na sua empresa pode trazer vários benefícios. No caso do WMS, podemos destacar como um dos principais a melhoria na organização e localização dos produtos dentro do estoque.

O sistema facilita o compartilhamento de informações entre a equipe. Com o estoque totalmente mapeado, todos os colaboradores sabem onde cada produto está. Assim, a separação dos itens é mais ágil e fácil.

Além disso, o WMS permite otimizar os processos de recebimento, armazenamento e expedição de mercadorias, reduzindo o tempo e os custos envolvidos nessas atividades.

Em resumo, os benefícios do WMS são: melhorar a eficiência operacional, reduzir custos, minimizar erros e melhorar a satisfação do cliente.

Qual É A Diferença Entre ERP, WMS E TMS?

Você sabe qual a diferença entre ERP, WMS e TMS? Todos os três são sistemas de gerenciamento, porém cada um serve para diferentes operações das empresas.

Comparativo entre ERP, WMS e  TMS

ERP

Como já vimos, o ERP é um sistema integrado que gerencia as operações de toda a empresa, incluindo finanças, contabilidade, compras, vendas, produção, gestão de estoque e logística.

TMS

A sigla TMS significa Transportation Management System, em português Sistema de Gerenciamento de Transportes. Este é um sistema projetado para gerenciar as operações de transporte e logística de uma empresa. 

O TMS ajuda a otimizar o transporte, rastrear cargas, gerenciar rotas, reduzir custos de frete, entre outras funções.

WMS

Diferente do ERP, o WMS é um sistema projetado para gerenciar as operações de armazém. Elas incluem  o recebimento de mercadorias, armazenamento, movimentação de estoque, picking e envio de produtos para clientes.

Essa ferramenta ajuda a otimizar a gestão de estoques, reduzir erros e melhorar a eficiência do estoque. Deu para entender as principais diferenças entre ERP, WMS e TMS? Então, vamos seguir!

Quais As Principais Desvantagens De Um Sistema ERP Integrado Com Um WMS?

Embora ter os sistemas ERP e WMS na sua empresa trazem vários benefícios, também precisamos considerar algumas desvantagens.

Uma delas é o custo para integração dos dois sistemas, principalmente quando você utiliza sistemas de empresas diferentes. Ainda há a possibilidade de haver problemas de compatibilidade entre esses sistemas.

Também podemos elencar aqui o tempo para implementação e integração dos dois sistemas. E também o tempo e custo para o treinamento da equipe que irá utilizá-los. 

Sendo assim, a empresa deve avaliar cuidadosamente as vantagens e desvantagens antes de prosseguir com a implementação e integração dos sistemas ERP e WMS. Por isso, é importante analisar a possibilidade de utilizar os dois sistemas da mesma empresa, facilitando a integração.

Facilite a sua gestão com sistemas integrados de ERP e WMS WebMaisQUERO FACILITAR MINHA GESTÃO

Como O ERP E O WMS Atuam Em Conjunto?

O ERP e o WMS podem ser integrados para fortalecer ainda mais a gestão do seu negócio. Os dois sistemas se complementam, melhorando a eficiência das operações.

Diante do que vimos, podemos resumir que o ERP é responsável por gerenciar quase todos os processos da empresa. Enquanto o WMS é responsável por gerenciar as operações de estoque e distribuição.

Quando os dois atuam em conjunto, é possível ter uma visão completa da operação. Na prática, o ERP fornece informações sobre as transações de vendas, estoque e pedidos. Enquanto o WMS gerencia a movimentação de produtos dentro do armazém. 

Dessa forma, a equipe de vendas pode verificar a disponibilidade de estoque em tempo real, e a equipe de expedição pode enviar as mercadorias aos clientes de forma rápida e precisa. 

Essa integração também permite que a gestão da empresa possa tomar decisões estratégicas de negócio com base em dados precisos e atualizados.

Como Escolher O Melhor Sistema WMS?

Para escolher o melhor sistema WMS para o seu negócio é importante que você fique atento a alguns fatores. 

Em primeiro lugar, você precisa saber quais as necessidades do seu negócio. Qual o tamanho necessário do seu armazém, volume de pedidos, complexidade dos processos de abastecimento e expedição, dentre outros.

Assim você pode verificar se as funcionalidades do sistema atendem às suas necessidades.

Também é preciso avaliar a facilidade de uso do sistema e sua acessibilidade. Um sistema WMS de qualidade deve ser possível de acessar de qualquer lugar, inclusive em dispositivos móveis.

Ao escolher o sistema WMS ideal, é indispensável considerar a integração com outros sistemas. Principalmente a integração com o sistema ERP. 

O melhor ERP está aqui! CONHEÇA O ERP WEBMAIS

Conclusão

Agora você já sabe identificar as diferenças entre os sistemas ERP e WMS. Enquanto o WMS é uma ferramenta para a gestão de estoques, o ERP serve para ter uma visão completa e integrada das operações da empresa como um todo.

Também vimos que com esses sistemas trabalhando juntos você consegue melhorar ainda mais os seus processos. E ainda consegue reduzir custos e aumentar a produtividade.

Ao escolher o melhor sistema WMS e integrá-lo com o sistema ERP, a empresa pode obter uma vantagem competitiva no mercado e atender melhor às necessidades dos clientes.

Melhore a gestão do seu estoque com o WMS WebMais integrado ao nosso ERP. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a aumentar a eficiência e rentabilidade do seu negócio com a união entre ERP e WMS.

Deixe um comentário