É possível que a sua empresa já pode ter precisado realizar compras de urgência, mas você já parou para pensar no impacto desse tipo de aquisição no seu negócio?
Inicialmente, essa prática não parece ser um problema tão sério. No entanto, realizar compras de urgência pode gerar prejuízos financeiros, de processos e até mesmo de produtividade se começar a acontecer com frequência.
No dia a dia é comum nos depararmos com pessoas que deixam para fazer as coisas na última hora, não é mesmo? E esse é um hábito que também pode existir dentro da sua empresa.
A questão é que, por impactar negativamente os negócios, é preciso evitar as compras de urgência à todo custo. Isso para impedir que o caixa da empresa, a produção e o sucesso das vendas saiam prejudicados.
Quer saber como evitar compras de urgência? Veja, neste post, quais são os motivos que fazem uma empresa ter que comprar de última hora, quais são os impactos dessa prática e que cuidados são necessários para evitar que isso ocorra.
Boa leitura!
Você pode até pensar que, para evitar compras de urgência, basta tomar uma decisão e pronto, tudo está resolvido. No entanto, mudar esse comportamento pode ser mais complexo do que parece e exige cuidados específicos como planejamento de compras e controle de estoque.
Geralmente, existe uma série de razões que podem fazer sua empresa realizar compras de última hora. Um dos motivos mais comuns, por exemplo, é a falta de atenção ou esquecimento de um colaborador ou mesmo de um gestor, que deveriam ter feito a solicitação com antecedência.
A causa também pode estar associada à falta de monitoramento do estoque mínimo (quantidade mínima de mercadorias que precisam ser mantidas no estoque), ausência de planejamento no setor de produção/estocagem e carência de conhecimento sobre a sazonalidade de vendas (variação de vendas que ocorre durante o ano como em feriados, por exemplo).
As compras de urgência podem trazer prejuízos financeiros, uma vez que não existe controle sobre o que é comprado. A empresa pode gastar mais do que precisa, por exemplo, ou então pagar um preço muito mais elevado do que em situações planejadas.
Também podem impactar os processos e a produtividade dos trabalhadores, isso porque a falta de matéria-prima para a produção ou produtos para revenda no estoque podem atrasar o ciclo produtivo e a entrega das encomendas, resultando na insatisfação de clientes.
Não só isso, as compras de última hora ainda podem prejudicar o relacionamento e a negociação com os fornecedores devido à urgência, até alterar as características do produto acabado uma vez que os materiais adquiridos de forma urgente podem apresentar menor qualidade.
Agora responda: você já parou para pensar se esse tipo de problema passar a ocorrer com frequência na sua empresa? Os prejuízos podem ser imensos!
Nessa altura do texto você deve estar pensando, “Isso quer dizer que, se eu não mudar a forma com que realizo as compras na minha empresa, o meu negócio pode estar fadado ao fracasso?”
Calma! Não se desespere! A boa notícia é que é possível evitar compras de urgência e impedir qualquer um dos problemas acima apenas aplicando algumas práticas simples.
Abaixo, veja 3 dicas que separamos para ajudar nesse processo:
Analisar o histórico de vendas é a melhor forma de você conhecer o seu cliente e entender o fluxo de vendas da sua empresa.
Por meio deste processo é possível descobrir quais produtos as pessoas compram mais, em que épocas do ano fazem isso e qual é a regularidade que estão aparecendo na empresa para fechar uma nova negociação.
Essas informações são importantes porque ajudam você a manter o estoque organizado, garantindo assim o ciclo produtivo e a entrega dos produtos em dia.
Assim como analisar o histórico é importante, entender a sazonalidade das vendas também vai ajudar a manter o estoque bem organizado.
Saber quais são os períodos do ano com maior fluxo de vendas (como épocas festivas e estações climáticas, por exemplo) permite que você preserve a quantidade de produtos prontos ou matérias-primas necessárias para suportar a demanda de pedidos.
Ter um planejamento de compras é importante para você suprir as necessidades de matérias-primas e produtos prontos, além de impedir qualquer tipo de interrupção no ciclo de produção.
Além de garantir a continuidade dos processos, o planejamento de compras também pode ajudar a sua empresa na redução de custos, uma vez que é possível negociar preços e condições com fornecedores antecipadamente.
Até pouco tempo fazer o planejamento de compras, organizar o estoque e acompanhar o histórico das vendas eram procedimentos complicados. Isso porque todas as informações da empresa precisavam ser coletadas e armazenadas de forma manual.
Porém, hoje, com o auxílio da tecnologia, já é possível fazer o planejamento, realizar compras com antecedência e até fazer o acompanhamento de vendas de um jeito mais simples.
Com o uso de uma planilha ou um sistema ERP, por exemplo, a sua empresa pode manter as informações atualizadas e realizar o controle de todas as operações de forma automatizada. Assim otimizando cada vez mais os processos, aumentando o controle e evitando compras de urgência.
Descubra como aplicar novas estratégias de gestão na sua empresa!