ineficiencia na gestao do estoque

Ineficiência na gestão de estoque? Como resolver de uma vez por todas!

Imagem de Sanon Matias

Você já parou para pensar na quantidade de produtos que foram extraviados, perdidos ou perderam a validade por conta de uma gestão ineficiente do seu estoque?

Um controle de estoque realizado de forma equivocada, pode ser o responsável por você perder insumos, vendas e por consequência, prejudicar a lucratividade e a imagem do seu negócio. Um bom controle de estoque é considerado uma estratégia que gera uma vantagem competitiva para a sua empresa. 

Por exemplo, com um bom planejamento de estoque você poderá cumprir prazos de entrega que os seus concorrentes não teriam condições. Além de garantir a venda, terá a satisfação e possível fidelização dos clientes. 

O controle de estoque ineficiente pode ainda trazer outros problemas. Para que você não passe por estas situações embaraçosas, trouxemos uma lista com os principais erros na gestão de estoque e como corrigi-los.

O que é gestão de estoque ineficiente

A ineficiência na gestão de estoque é não proporciona ao gestor informações concretas e verídicas a respeito da situação dos insumos e mercadorias armazenados. Dados como a quantidade exata de itens estocados devem estar a disposição de forma fácil, assim será possível verificar se há necessidade de adquirir uma maior quantidade. 

O próprio gestor deve ser capaz de antever a demanda para o próximo período, analisando o comportamento dos seus clientes, podendo assim se preparar para não ficar sem mercadorias para atender a procura do mercado. 

Tendo todas estas informações em mãos, é possível saber o histórico de vendas por período e planejar uma estratégia de armazenagem condizente com a expectativa do mercado.

Como a ineficiência na gestão de estoque impacta no seu negócio

O controle eficiente de estoque irá te ajudar na otimização seus investimentos e também a aplicar seu capital de giro de forma mais lucrativa. Ao reduzir o desperdício nos processos ou em compras sem necessidades, sobra mais dinheiro para investir onde realmente precisa. 

Com o controle das entradas e saídas do seu estoque aprimorado, você terá informações valiosas em mãos a respeito dos padrões de consumo dos seus clientes, sua produção e seus fornecedores. Com esses dados você terá  condições para tomar as melhores decisões estratégicas para o seu negócio. 

Quando você sabe quais produtos tem mais saída, qual período e quem costuma comprar, conseguirá entender as necessidades e tendências dos seus clientes e, com isso, manter o estoque adequado às suas demandas.

planilha-controle-de-estoque-três-pessoas-andando-estoque

Consequências de uma gestão de estoque ineficiente

Gerir seu estoque de forma ineficiente pode trazer sérios prejuízos ao seu negócio, principalmente ao caixa. Para que este processo ocorra da melhor forma, é necessário planejamento, controle e análise dos recursos, para que você possa ter uma previsão das quantidades e de quais itens irá precisar, como irá armazená-los e ainda ter um acompanhamento desde a sua chegada na sua empresa até a entrega ao cliente.

Caso este processo não seja realizado com maestria, podem acontecer consequências, como erros no fluxo de caixa já que você gastou dinheiro comprando mercadorias e as mesmas estão paradas no estoque, vendas perdidas se você não tiver em estoque os itens desejados pelos seus clientes e você ainda pode acabar com produtos vencidos, principalmente se você opera com produtos perecíveis.

Dicas para resolver a ineficiência na gestão do estoque

Existem algumas atitudes que você pode implantar na sua empresa para tornar a gestão de estoque mais eficiente. Muitas vezes são coisas simples de implementar e que não custam muito. Vamos as dicas?

Avalie o estoque

Todos os meses peça ao responsável pelo estoque relatórios detalhados sobre a movimentação das mercadorias, bem como das quantidades disponíveis de cada um, sejam elas matérias primas ou produtos finais. Com estas informações, você poderá planejar a produção, compras e até mesmo as queimas de estoque.  

Caso você trabalhe com algum material perecível é muito importante que seus relatórios controlem também lote e validade dos produtos.

Saiba quanto custa manter o estoque

Você precisa saber o quanto custa manter o estoque e a sua manutenção. Gastos como o aluguel do almoxarifado, custos com equipe, preço da manutenção do sistema, gastos com transporte e logística, por exemplo, devem ser administrados de forma racional, assim, você poderá realizar melhorias e/ou economias. 

ebook gestão de estoque

Otimize seu investimento

Não se contente apenas com cálculos aproximados, com pequenas sobras ou faltas que poderiam ter sido evitadas. Toda perda de venda ou de material acarreta prejuízo. 

Não utilize todo o seu capital no estoque sem antes saber quais produtos têm um maior giro. Caso contrário, você terá um maior risco de ter seu dinheiro parado em itens que não estão vendendo.

Conheça seus fornecedores e negocie

Para que você tenha um controle de estoque eficiente, é fundamental contar com fornecedores que cumpram seus prazos e entreguem os materiais com a qualidade e a na quantidade combinados. Se você tiver algum parceiro que não satisfaça estas condições, elimine do seu cadastro. Privilegie os fornecedores que atendam às duas condições e que facilitem o pagamento. 

Com isso, você terá uma liquidez e um capital de giro maiores.

Seja minucioso

Converse com a sua equipe explique a importância de um controle rígido de estoque e que falhas no cumprimento dos procedimentos e rotinas prejudicam o desempenho da empresa como um todo. É fundamental estimular nos colaboradores a cultura da disciplina para que alcancem o sucesso. 

Não deixe ocorrer atrasos no registro de novos materiais ou falhas em realizar o inventário periódico. Para isso, você pode estimular às pessoas criando incentivos para que as tarefas sejam cumpridas no prazo determinado, como bônus e participação nos lucros.

sistema de controle de estoque webmais

Saiba queimar o estoque

Se mesmo depois de todas estas dicas, algo passou batido e seu estoque acumulou um pouco, não tenha dúvidas em realizar uma “queima de estoque”. 

É mais vantajoso realizar uma promoção e recuperar a liquidez, do que ficar com o seu estoque cheio de itens que dificilmente terão saída, ainda mais se forem mercadorias delicadas que podem vir a estragar, te deixando com um prejuízo ainda maior. 

Além disso, ao realizar promoções, você abre um espaço importante para novos itens, que podem melhorar as contas da empresa.

A importância da tecnologia e da automatização para ter um controle de estoque eficaz

Agora que você já sabe o grau de controle e detalhe que um estoque eficiente exige e do impacto que as falhas podem gerar, você já deve estar convencido de que é muito importante adotar um software de gestão para controlar seu estoque. É praticamente impossível obter eficiência na gestão do estoque por meio de apenas de papéis ou planilhas. 

A automatização do gerenciamento irá garantir a execução das tarefas de controle para que o seu estoque esteja dentro do planejado. Um sistema tecnológico também reduz as chances de falhas humanas na contagem e de decisões erradas de compras ou queima do estoque. 

Como o ERP Webmais pode auxiliar na gestão eficiente do seu estoque

O sistema ERP Webmais é a sua solução para resolver de uma vez por todas para alcançar um estoque eficiente. Isso porque ele conta com recursos que permitem operar com estoque mínimo, realizar a programação de compras, analisar a rotatividade dos produtos, ter um controle do estoque em poder de terceiros e ainda te ajuda com o relatório de necessidade de compra.

Este relatório é um dos mais utilizados por indústrias e distribuidoras e aponta todos os itens e às suas quantidade que precisam ser adquiridos. Estes dados são baseados no estoque mínimo, estoque disponível, e caso tenha alguma ordem de compra em aberto, também considera-se este saldo. Com isso, o comprador sabe exatamente quais produtos são mais necessários, evitando compras em cima da hora e deixando o estoque mais enxuto e eficiente.

Agende uma conversa com um de nossos consultores e veja, na prática, como o sistema ERP WebMais pode auxiliar a sua empresa a ter uma gestão de estoque eficiente.

Deixe um comentário