marketing de dados

Entenda o Marketing de dados e monte uma estratégia data driven

Imagem de Sanon Matias

Visto que a tecnologia está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas, é preciso que as empresas se adaptem a fim de acompanhar o mercado e atingir seu público alvo. Assim sendo, entender sobre o marketing digital se encaixa dentro desta necessidade.

Dessa forma, se você está em busca de entender melhor sobre Marketing de Dados, com este post vamos ensinar tudo sobre esta estratégia e como o data driven pode ajudar no seu planejamento. Siga com a gente!

O que é Marketing de Dados?

O Marketing de Dados é uma estratégia que busca a otimização de tomadas de decisão baseada em dados coletados. Partindo de um objetivo específico, este método utiliza da análise de informações para poder ter um conhecimento completo sobre o seu público-alvo e suas preferências.

Esta técnica, apurada a partir da coleta, armazenagem, tabulação e análise de informações, é retirada de pesquisas de mercado, redes sociais e outras fontes de informação.

Assim sendo, tendo uma análise de dados completa, será muito mais simples criar estratégias de marketing para o seu negócio, visto que tais serão baseadas em cima de dados concretos, não suposições e achismos. 

Dessa maneira, é possível oferecer menos erros durante o processo e resultados mais assertivos para o seu negócio

Como fazer a coleta para um marketing de dados?

Para realizar a coleta destes dados, é necessário primeiramente contar com uma equipe completa de pessoas que tenham fundamento sobre o assunto, a fim de formar uma boa estratégia de marketing e vendas

Além disso, ao ter conhecimento sobre todos os dados essenciais de seus clientes, é possível buscar soluções efetivas e completas para os resultados que procura. Desta forma, é comum que durante a pesquisa de mercado para o marketing de dados, sejam utilizadas algumas estratégias padrões, como:

  • Dados estruturados: Baseado em informações internas e materiais organizados;
  • Semiestruturado: Dados com origem em soluções de marketing digital;
  • Não estruturados: Dados estruturados sem um determinado embasamento;

Posto isso, é importante destacar que para que o marketing de dados funcione, as equipes precisam ser fundamentadas em Data Driven, trazendo assim, uma melhor organização e habilidade para a realização do processo.

Importância da coleta de dados

Realizar uma coleta de dados oferece uma estruturação completa de informações para uma estratégia de marketing eficiente. Assim sendo, ao trabalhar com informações completas sobre seus consumidores, as empresas podem criar planos de comunicação mais assertivos, atingindo seus clientes diretamente em suas preferências e necessidades.

Como todo planejamento e pesquisa, ele precisa de estratégias determinantes. Dessa forma, é possível destacar questões que devem ser buscadas e compreendidas em uma pesquisa de dados para a criação de um plano. Sendo elas:

  • Uma determinação de metas;
  • Definição de mídias para performance;
  • Identificação de tendências dos compradores;
  • Compreensão de padrões de comportamento das personas;
  • Delimitação de orçamento;
o que é marketing de dados

Estratégia Data Driven

Estando em busca de melhores resultados, as empresas procuram as melhores estratégias para a resolução destas informações. Precisando não apenas de ferramentas, mas sim de um processo organizacional efetivo, o Data Driven surge como uma solução.

Imergindo nas tecnologias atuais utilizadas pelas empresas, esse recurso busca realizar um aproveitamento de oportunidades e identificação de tendências, tornando todo o processo mais simples.

O que é o Data Driven?

O Data Driven seria um processo organizacional baseado em informações coletadas e verificadas a partir de pesquisas e análises. Tendo em vista a coleta de informações reais, internas e externas, este método cruza dados a fim de criar um panorama completo e assertivo do mercado do qual o seu negócio está inserido.

Coletando dados de diversas fontes, informações como clientes, produtos, fornecedores e afins, podem ser reunidas para oferecer uma visão clara do objetivo.

Saiba como aplicar esta estratégia

A inserção desta estratégia em seu negócio é um processo que deve ser ensinado e construído. Assim sendo, é preciso não só utilizar uma ferramenta que permita unir estas informações, mas como também, formar uma equipe que saiba como reunir os dados buscados, bem como analisá-los e apresentar um resultado efetivo.

Dessa maneira, algumas táticas são utilizadas para conseguir se montar um processo eficiente. Sendo elas:

  • Treinamentos, cursos e capacitações dos colaboradores para uma melhor compreensão de como as operações que envolvem esta pesquisa devem funcionar;
  • Seleção de soluções assertivas para o atendimento das necessidades da sua empresa, como softwares e inteligências artificiais;
  • Desenvolva indicadores de performance, assim poderá facilitar sua análise e alcance aos resultados buscados;

Benefícios de se utilizar Marketing de dados

Levando em consideração que a criação de estratégias para vendas e divulgação é o caminho para identificar oportunidades de melhorias e investimento para a sua empresa. O marketing de dados se torna um plano para se alcançar este objetivo de maneira mais efetiva. 

Assim sendo, além de permitir se realizar uma pesquisa mais concreta e obter resultados mais assertivos, o marketing de dados oferece diversos benefícios para a gestão da sua empresa. Sendo possível citar:

  • Facilidade em identificar as necessidades dos clientes, favorecendo a prontidão no atendimento das mesmas;
  • Redução de custos. Visto que com a pesquisa, é possível saber exatamente onde vale investir, evitando erros e prejuízos;
  • Gerar mais autoridade para a sua marca. Tendo a formação de conteúdos claros e assertivos para o seu público, você consegue passar uma maior credibilidade do nome do seu negócio para o seu público;
  • Possibilidade de acompanhar os resultados em tempo real. Tendo acesso à resultados precisos, você poderá mensurar todos os dados de maneira facilitada;

À vista disso, é possível pontuar que o método data driven pode ajudar na criação da sua estratégia de dados, oferecendo o acesso à melhores oportunidades, bem como resultados mais claros sobre o seu negócio e seus consumidores.

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