Sabemos que todos os segmentos de empresas precisam gerar constantemente novas oportunidades de vendas.
Por isso, é fundamental que os gestores dediquem um tempo para definir estratégias e mapear o comportamento do seu consumidor, construindo assim, novos negócios.
Promoções, condições especiais e facilidades de pagamento são algumas das formas utilizadas para promover um aumento nas vendas.
Porém, essas práticas são aplicadas conforme algumas estratégias para garantir a saúde financeira do seu caixa e a capacidade de entrega da empresa.
Neste artigo, vamos te ajudar a entender como utilizar o seu estoque para gerar oportunidades de vendas, de forma criativa. Mas, antes de chegarmos às nossas dicas práticas, é necessário entender alguns conceitos.
Porém, antes disso, quer otimizar suas oportunidades de vendas e melhorar a gestão do seu estoque de forma eficaz? Experimente o ERP WebMais agora mesmo e descubra como podemos ajudar o seu negócio a prosperar com nossos módulos de vendas, estoque e muito mais.
Oportunidades de vendas são possíveis transações comerciais que podem resultar na aquisição de um produto ou serviço por parte de um cliente em potencial.
Elas representam situações em que um lead demonstrou interesse e disposição para considerar a compra. As oportunidades de vendas são um estágio-chave nesse processo, muitas vezes localizados no meio ou no final do funil de vendas, dependendo da estrutura de vendas da empresa.
Podemos considerar oportunidades de vendas quando há interesse demonstrado, qualificação, proximidade da decisão e potencial de conversão.
Em momentos de baixa nas vendas, a diferença entre uma empresa que continua estabilizada e uma que passa por dificuldades pode estar na habilidade de gerenciar o financeiro e manter o caixa saudável.
A prática de controlar operações, estoque e as finanças da empresa é decisiva para manter o fluxo de caixa estável, evitando, assim, o endividamento e suas prováveis consequências.
Sabemos que situações adversas no ambiente corporativo podem acabar impactando negativamente seu caixa. Porém, as consequências dessas situações podem ser minimizadas quando a empresa mantém uma gestão financeira consciente e bem planejada.
Sabemos que conseguir minimizar a quantidade de mercadorias em estoque não é fácil, mas manter um controle de estoque eficiente e com informações confiáveis é parte fundamental de uma boa gestão.
Muitas empresas, mesmo utilizando boas políticas de controle e administração do estoque, acabam vivendo a realidade das peças “encalhadas” em estoque e isso pode comprometer diretamente o fluxo de caixa.
Se você está nessa situação, continue lendo esse post! Já que ele foi feito para te ajudar a reverter este cenário, utilizando o seu estoque atual para gerar novas oportunidades de venda!
Depois de analisar a fundo seu estoque e seu fluxo de caixa, vamos às dicas para gerar novas oportunidades de vendas para a sua empresa.
Antes mesmo de criar promoções e estratégias de venda para o seu estoque, você precisa dedicar um tempo para analisar as peças que ficaram paradas. Essa análise pode refletir em ideias muito positivas sobre o mercado e o comportamento do seu consumidor.
Você pode verificar se há algum padrão nas peças e tentar entender o motivo de tal rejeição, que podem variar desde a falta de alinhamento com a marca, preço não condizente ou percepção negativa do consumidor.
Depois dessa avaliação minuciosa, reúna sua equipe estratégica e trabalhe para entender o que houve de errado e como os problemas podem ser corrigidos.
É importante que o gestor conheça o preço mínimo de venda das mercadorias e que estabeleça uma política de vendas que seja sustentável para a empresa. Para realizar promoções e liquidações, é fundamental ter conhecimento do conceito, já que a venda precisa cobrir os custos de produção, pelo menos.
Antes de criar campanhas promocionais, você deve ficar atento a esses detalhes para evitar que suas vendas se transformem em mais prejuízo.
A integração entre as equipes de marketing e vendas, pode acabar criando um planejamento diferenciado para o giro do estoque. Após coletar os insights na análise das mercadorias e descobrir o melhor preço de venda, é a hora de usar esses recursos para criar novas oportunidades de venda.
Para isso, você pode utilizar as mídias digitais para promover ações, para divulgar as ofertas e vender ainda para a sua carteira de clientes.
Sua empresa pode estar acumulando no estoque muitas oportunidades de vendas e é esse o momento certo de planejá-las. Com criatividade e inovação, com certeza você poderá utilizar desses recursos para girar o estoque e manter a sua saúde financeira.
Para priorizar as oportunidades de vendas no funil, você precisa dar prioridade para aqueles:
A combinação desses critérios pode ajudar a equipe de vendas a priorizar as oportunidades de forma eficaz, concentrando-se naquelas que têm maior probabilidade de conversão e retorno financeiro.
Priorizar oportunidades de vendas no funil permite eficiência de recursos, pois a equipe usa tempo, esforço e dinheiro estrategicamente, concentrando-se em leads com maior probabilidade de se tornarem clientes.
Ou seja, os vendedores não precisam perseguir leads que não estão prontos para comprar, permitindo que se concentrem em negociações mais produtivas.
Dessa forma, aumenta a taxa de conversão, pois os esforços são direcionados para leads mais qualificados, que estão mais próximos de tomar uma decisão de compra. Por consequência, maximiza os ganhos.
Não podemos esquecer que ao identificar oportunidades menos promissoras, você evita investir tempo e recursos em negociações que provavelmente não se concretizarão, minimizando perdas.
Outro ponto positivo é que focar nas oportunidades de vendas certas permite oferecer um atendimento mais personalizado e relevante, aumentando as chances de sucesso nas negociações e a satisfação do comprador, uma vez que está atendendo às suas expectativas.
Organizar o funil de vendas é fundamental para otimizar o processo de vendas e identificar oportunidades de negócios de forma mais eficiente.
O funil de vendas é uma representação visual das etapas pelas quais um cliente em potencial passa, desde o primeiro contato com a empresa até a efetivação da compra.
A organização desse funil permite que você compreenda melhor a jornada do cliente, identifique gargalos no processo de vendas e aumente a conversão de leads em compradores.
Por isso, ensinaremos como organizá-lo em sua empresa, para você obter resultados em oportunidades de vendas.
Um CRM é uma ferramenta para organizar e acompanhar as interações com os clientes em todas as etapas do funil. Ele ajuda a armazenar informações sobre leads, histórico de interações, preferências e oportunidades de vendas.
Por exemplo, em uma média indústria de manufatura, um CRM pode ser usado para rastrear as consultas de clientes, suas datas de entrega preferenciais e histórico de compras.
Conhecer a jornada do cliente significa entender as etapas ele percorre antes de tomar uma decisão de compra. Desse modo, direciona suas ações de marketing e vendas conforme as necessidades e expectativas.
Por exemplo, em uma pequena empresa de consultoria, entender a jornada do cliente pode envolver a identificação das etapas, desde a pesquisa inicial online até a assinatura de um contrato de serviço.
Com base na compreensão da jornada do cliente, modele seu processo de vendas para alinhar-se com as necessidades do cliente em cada etapa.
Por exemplo, em uma distribuidora de produtos eletrônicos, ajustar o processo de vendas para incluir demonstrações técnicas quando os clientes estiverem na fase de consideração pode ser benéfico.
O treinamento adequado dos vendedores é essencial para eles compreenderem o funil de vendas, as etapas da jornada do cliente e como abordá-los em cada fase.
Essa ação pode ser especialmente importante em um cenário de média indústria de alimentos, onde os vendedores precisam se adaptar às necessidades variadas dos clientes.
Defina claramente o perfil de cliente ideal para o seu negócio. Isso ajuda a concentrar seus esforços nas oportunidades com maior probabilidade de conversão.
Em uma pequena agência de marketing digital, o ICP (Perfil de Cliente Ideal) pode ser um negócio local com um orçamento de marketing específico e necessidades de branding.
Assim como é importante identificar seu ICP, também é fundamental definir quem não é um cliente ideal para evitar desperdício de recursos.
Em uma média indústria de produtos químicos, por exemplo, pode ser prejudicial tentar vender produtos altamente especializados para clientes que não têm demanda ou capacidade de uso.
Utilize os dados e relatórios gerados pelo seu CRM para identificar tendências, métricas de conversão e áreas que precisam de melhoria.
Na prática, imagine uma distribuidora de eletrônicos. Ela pode fazer a análise de dados e revelar quais produtos têm maior demanda em determinadas épocas do ano, permitindo ajustar o estoque e as estratégias de vendas.
Como você pôde ver, as oportunidades de vendas são momentos-chave em que clientes em potencial demonstram interesse e disposição para adquirir produtos ou serviços.
Gerenciá-las com eficiência é essencial para maximizar o sucesso nas vendas e a receita da empresa. Identificar, qualificar e acompanhar essas oportunidades de vendas é uma estratégia vital para impulsionar o crescimento dos negócios.
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