otimize sua logística com paletização

O Que É Paletização, Tipos E Principais Vantagens

Imagem de Sanon Matias

A paletização é uma forma de organização que consiste na utilização de paletes para o armazenamento de produtos e peças por uma empresa. 

Ainda que nunca tenha ouvido o termo, você certamente sabe o que são paletes e como eles são usados em galpões e estoques.

Por facilitar o manuseio de cargas e tornar diferentes produtos em um único volume, a paletização é bastante utilizada em indústrias, distribuidoras e até em algumas empresas de varejo.

Neste artigo, você vai saber mais sobre a paletização. Vamos mostrar quais são os principais tipos, quais as vantagens de aderir ao método e trazer algumas dicas para que você possa implementá-lo no seu negócio. 

Temos uma dica que vai facilitar o seu controle da produção de paletes: o ERP WebMais. Agende uma demonstração gratuita e saiba como o sistema vai otimizar a sua gestão. 

Acompanhe o texto!

O Que É Paletização?

A paletização é um método logístico que consiste em agrupar mercadorias em cima de paletes. Assim, a carga fica unificada e mais fácil de ser manuseada, o que torna os processos logísticos mais organizados e ágeis.

Mas, para que os paletes sejam movimentados, a empresa precisa contar com equipamentos como empilhadeiras e transpaleteiras.

História Da Peletização

Os paletes foram criados na época da Segunda Guerra Mundial, quando os exércitos precisaram desenvolver um sistema de transporte para carregar grandes quantidades de armas. 

Desde então, eles se consolidaram como um equipamento logístico. Assim, foram adotados por empresas para o armazenamento e transporte de mercadorias.

Mas a paletização vem passando por transformações atualmente, especialmente com o crescimento dos e-commerces. As instalações das armazenagens estão cada vez mais complexas e, além dos paletes, também já são utilizados alguns tipos de caixa.

Hoje em dia, os paletes são mais utilizados em indústrias e empresas dos setores alimentício e automotivo. No varejo, onde os pedidos são menores e há maior variação de produtos, as caixas são mais utilizadas e os paletes estão se tornando obsoletos.

Quais Os Tipos De Paletização?

Existem diferentes formas de montar os paletes. Saiba mais sobre cada uma delas!

Manual

Na paletização manual, os funcionários da empresa organizam os produtos sobre os paletes e os protegem com algum material, que pode ser corda ou plástico. Assim, eles se mantêm seguros, já que isso evita quedas.

A principal vantagem desse método é a sua fácil implementação, além do custo mais acessível. Mas, por outro lado, é um processo mais demorado e  mais suscetível a erros e acidentes.

esses são os tipos de paletização

Convencional

Na paletização convencional são usadas máquinas e esteiras para levar os produtos até uma mesa, onde o padrão desejado é formado. Ou seja, os equipamentos é que organizam as mercadorias sobre os paletes.

A maior vantagem da paletização convencional é a agilidade e facilidade do trabalho, especialmente para empresas que trabalham com produtos muito grandes ou pesados. Entretanto, esse método requer maior investimento.

Robotizada

Mais tecnológica, a paletização robotizada acontece de maneira automática, controlada por um sistema que usa uma garra para manusear os produtos a serem paletizados.

As suas vantagens são a agilidade, a segurança e o menor investimento em manutenção. Por outro lado, o investimento nos equipamentos é alto e a implantação requer a atuação de pessoas especializadas.

Quais As Vantagens Da Paletização?

A paletização de mercadorias pode trazer diversas vantagens para a logística da empresa:

  • Agilidade na movimentação de mercadorias;
  • rapidez para o processo de carga e descarga;
  • segurança para os produtos armazenados;
  • organização;
  • controle sobre o inventário;
  • otimização do espaço;
  • redução de perdas e danos;
  • menos acidentes de trabalho;
  • facilidade para aplicar a rastreabilidade.
gestão de estoque ao seu alcance

Quais São Os Processos De Paletização Mais Comuns?

Para que o processo de paletização funcione de forma eficiente dentro da empresa, ele deve seguir algumas etapas:

  • layout do armazém: ele precisa ser funcional, agrupando máquinas que são usadas para a mesma função no mesmo local;
  • layout em células: permite a organização dos recursos em grupos, de acordo com o papel que cada um desempenha na cadeia;
  • layout de linha: a armazenagem segue um fluxo determinado de acordo com a ordem da produção;
  • layout pela utilização: aqui, os produtos vão sendo utilizados de acordo com a necessidade do processo produtivo. O material necessário é requisitado com antecedência para que estejam disponíveis no momento exato.

Quais Os Tipos De Paletes?

Os paletes podem ser fabricados com diferentes materiais. Cada um deles tem a sua indicação, suas vantagens e desvantagens. Confira:

  • madeira: o mais utilizado, tem valor acessível e montagem fácil;
  • plástico: é mais higiênico e fácil de limpar, além de ter durabilidade maior. É muito utilizado no armazenamento de bebidas e alimentos;
  • metal: mais resistente, é usado no transporte de materiais pesados;
  • papelão: mais leve, é utilizado principalmente no modal aéreo.

Como Realizar A Paletização De Forma Correta?

Para aplicar a paletização na sua empresa, é preciso seguir alguns passos. Vamos falar sobre eles nos tópicos a seguir.

Defina O Palete Adequado Ao Processo

A escolha do tipo de palete deve considerar todas as especificidades do seu processo logístico. Assim, fique de olho no tipo de produto a ser trabalhado, custo, manutenção e disponibilidade de equipamentos.

Realize O Empilhamento De Produtos

O segundo passo é o empilhamento dos produtos. Esse processo pode usar qualquer uma das técnicas sobre as quais já falamos aqui. O ideal é que seja formado um bloco uniforme, dando mais estabilidade para os produtos.

Reorganize A Carga

Depois, é preciso unitizar a carga, ou seja, usar acessórios de unitização para fazer a amarração dos produtos colocados sobre os paletes. Esses acessórios podem ser cordas, fitas, filmes, etc.

Quais São Os Cuidados Adequados Para A Paletização?

Apesar de ser um processo comum e bem difundido no mercado, a paletização requer alguns cuidados para que seja segura e eficiente.

cuidados necessários na paletização

O primeiro deles é a atenção às características dos paletes, que devem estar sempre de acordo com as necessidades dos produtos a serem armazenados. Alguns produtos exigem paletes de materiais específicos, e a escolha errada pode trazer prejuízos para a empresa.

Outro ponto importante é a escolha da empilhadeira. Ela deve ser compatível com o palete escolhido e ser operada por uma pessoa capacitada.

Por fim, não podemos deixar de falar sobre a higienização, especialmente se você trabalha com produtos perecíveis. Esse cuidado evita perdas e desgastes com os clientes.

Conclusão

A paletização é um método de organização que pode contribuir significativamente com os processos logísticos da empresa. Isso porque ela facilita o controle sobre os inventários e torna a operação mais ágil e acertada.

Para deixar o trabalho ainda mais eficiente, é recomendada a utilização de um software ERP com um módulo de gerenciamento de estoque, como o Webmais

Assim, além da organização do espaço físico, você também consegue armazenar e organizar os dados sobre o seu negócio. Para tanto, a ferramenta gera relatórios que consideram todo o histórico do negócio.
Agende uma demonstração personalizada e gratuita com nossos especialistas e saiba tudo sobre o ERP.

Deixe um comentário