Saiba mais sobre planilha de fluxo de caixa e otimize seu controle financeiro

Aprenda A Fazer Uma Planilha Fluxo De Caixa Diário E Mensal

Imagem de Sanon Matias

A planilha de fluxo de caixa é uma ferramenta importante para o controle das movimentações financeiras da empresa. Além disso, também é um excelente primeiro passo para quem quer dar o primeiro passo em direção à organização das contas do negócio.

Esse documento permite separar entradas e saídas e começar a ter uma visão geral sobre a saúde financeira da organização. Além disso, esse controle ajuda a evitar fraudes e multas por atrasos de pagamentos.

Neste conteúdo, você vai saber mais sobre esse tipo de controle. Depois, vai conferir as nossas dicas para migrar de uma planilha simples para um sistema de gestão completo, que vai tornar o seu trabalho ainda mais produtivo!

Se quiser pular direto para a ação, agende uma demonstração gratuita do ERP WebMais. Assim, você entende como o sistema facilita o seu controle de fluxo de caixa, além da gestão completa da sua indústria ou distribuidora.

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É Uma Planilha De Fluxo De Caixa?

A planilha de fluxo de caixa é um documento, normalmente feito no programa Excel. Ela funciona como um registro de todas as entradas e saídas de dinheiro do caixa de uma empresa.

Essa ferramenta ajuda o gestor a ter um controle mais rigoroso sobre as contas da empresa. Isso vale tanto para as movimentações diárias como na criação de projeções para os meses seguintes.

Quais Os Tipos De Controle De Fluxo De Caixa?

Existem diversos tipos de controle, e todos eles podem ser feitos com a ajuda de uma planilha de fluxo de caixa. São eles:

  • Operacional: controla as entradas e saídas referentes à operação do negócio;
  • Direto: considera receitas e despesas em valores brutos;
  • Indireto: se baseia na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE);
  • Projetado: ajuda a estimar a condição financeira da empresa;
  • Livre: indica o saldo da empresa após o pagamento de todas as suas obrigações;
  • Descontado: estima a situação financeira da empresa considerando alguns riscos e descontos;
  • Para investimentos: analisa se os investimentos realizados no negócio estão dando o retorno esperado.

Se quiser saber mais sobre o Fluxo de Caixa, saiba que separamos um material gratuito e exclusivo para você! Cadastre-se abaixo e acesse o material.

tudo o que você precisa saber sobre o fluxo de caixa perfeito baixe agora o ebook grátis

Qual A Importância De Fazer Uma Planilha De Fechamento?

A planilha de fluxo de caixa vai ajudar a empresa a ter uma gestão financeira mais madura. Assim, o gestor consegue ter uma noção exata do que está acontecendo com as suas contas.

É possível fazer esse acompanhamento de diversas formas, sendo a diária e a mensal as mais utilizadas.

Diária

A planilha de fluxo de caixa permite que você faça o acompanhamento diário das movimentações financeiras da empresa. Isso é importante especialmente para empresas que lidam com grande volume de transações todos os dias, como é o caso do varejo.

Assim, o gestor consegue conferir se todo o dinheiro que foi registrado na planilha de fluxo de caixa realmente está no caixa e vice-versa.

Mensal

Já a planilha mensal é importante para que o gestor tenha uma visão geral sobre a saúde financeira do negócio. O documento ajuda a entender se os resultados do período foram positivos ou negativos, além de facilitar o planejamento estratégico para os próximos meses.

Quais As Vantagens De Utilizar Uma Planilha No Processo De Organização?

A utilização desse tipo de controle vai ajudar a empresa a ter uma gestão mais madura, como já falamos aqui. 

E quem tem negócio sabe como isso é importante para a sua manutenção. Afinal, a empresa que não vai bem financeiramente dificilmente conseguirá manter as suas atividades por muito tempo.

Veja, a seguir, quais são as principais vantagens de usar uma planilha de fluxo de caixa!

Benefícios da planilha de Fluxo de Caixa  (Pode ser uma balança, de um lado "Planilha de Fluxo de Caixa" e do outro os tópicos:)  - Controle financeiro mais efetivo - Custos otimizados - Preparação para datas sazonais

Controle Financeiro Mais Efetivo

Organizar as entradas e saídas em uma planilha de fluxo de caixa é uma tarefa completa. Mas, se bem feita, permite um controle mais rigoroso sobre tudo o que entra e sai das contas da empresa. 

Isso, além de evitar erros e fraudes, ajuda o gestor a conhecer melhor o comportamento financeiro do negócio, o que é essencial para tomadas de decisão mais inteligentes.

Custos Otimizados

A análise da planilha também permite que o gestor tenha maior conhecimento sobre os verdadeiros custos do negócio e, a partir daí, consiga fazer cortes necessários. 

No longo prazo, isso pode significar uma grande redução de custos – e os valores economizados podem ser investidos em outras áreas.

Preparação Para Datas Sazonais

Com um fluxo de caixa projetado, é possível organizar as finanças das empresas para épocas de menos vendas. Desse modo, o negócio não terá a sua sobrevivência ameaçada.

Da mesma forma, a planilha também ajuda no planejamento de datas de grande movimentação, como é o caso da Black Friday para o varejo, por exemplo.

Quais As Principais Funcionalidades Da Planilha De Fluxo De Caixa?

Uma planilha de fluxo de caixa pode ter funcionalidades variadas, escolhidas de acordo com as necessidades de cada negócio. Mas, de modo geral, essas são as funcionalidades mais comuns:

  • Cadastro diário de lançamentos (entradas e saídas);
  • Visão diária, mensal, semestral e anual;
  • Cadastro de categorias de entradas e saídas, para que o gestor consiga visualizar quais são as maiores fontes de receita e as maiores despesas da empresa.

Como Usar A Planilha De Fluxo De Caixa?

A planilha de fluxo de caixa deve ser criada em um programa próprio para isso, como o Excel, que já citamos aqui.

O ideal é ter várias abas – uma para os lançamentos diários, outra para as visões de cada período e outra para o cadastro de categorias.

Para criar a aba de lançamentos diários, a nossa dica é que você separe os meses em colunas e a cada dia ocupe uma linha.

Como Migrar Da Planilha De Fluxo De Caixa Para Um Sistema De Gestão?

Apesar de vantajosa, a planilha de fluxo de caixa não é a melhor maneira de fazer esse controle. 

Isso porque essa é uma ferramenta simples, mas que exige muito cuidado ao ser preenchida para evitar erros. Além disso, por mais que aceite algumas fórmulas, não consegue fazer automações e nem integrar as suas informações com as de outros setores.

Por isso, a forma mais indicada para o controle financeiro da empresa é o software ERP, que permite a gestão de ponta a ponta. 

Com esse tipo de sistema, as informações de todos os setores são integradas. Assim, além dos dados sobre finanças, o gestor também consegue obter informações sobre comercial, compras, estoque, gestão de pessoas, contabilidade, etc.

Deixe a planilha de lado, escolha a melhor tecnologia para seu Fluxo de Caixa
EXPERIMENTE O ERP WEBMAIS

Conclusão

Se você já usa uma planilha de fluxo de caixa, esse é o primeiro passo para migrar para um sistema mais robusto e seguro. A ideia é que essa tecnologia torne o seu trabalho mais produtivo. 

O ERP Webmais é indicado para indústrias e distribuidoras e traz todas as funcionalidades que esses tipos de empresa precisam para uma gestão eficiente e inteligente.

Além de armazenar e organizar informações, ele oferece relatórios completos para uma tomada de decisão mais acertada, sempre orientada por dados. Agende uma demonstração gratuita agora mesmo.

Deixe um comentário