boleto não registrado: o que é e para que serve

O Que É Boleto Não Registrado E Para Que Serve

Imagem de Sanon Matias

O boleto não registrado é aquele que não tem registro no sistema da instituição financeira que o emitiu. Hoje em dia, esse título de cobrança não é mais utilizado, mas ainda gera algumas dúvidas.

Por isso, preparamos este artigo para esclarecê-las! Aqui você vai entender o que é o boleto não registrado, por que ele deixou de existir e quais são as vantagens de fazer os seus pagamentos e cobranças com boletos registrados no sistema bancário.

Vamos lá?

O Que É Boleto Não Registrado?

O boleto não registrado é um título de cobrança que não passa por nenhum sistema antes de ser pago. Quando isso acontece, a instituição bancária só toma conhecimento da sua emissão após a efetivação do pagamento.

Como os bancos não registravam esses boletos em seus sistemas, ele funcionava com tarifas reduzidas, o que era bastante vantajoso para empreendedores individuais e pequenas empresas, que pagavam cerca de R$ 3 para emitir um boleto não registrado

Entretanto, o fato do boleto não ser registrado também trazia problemas, pois impossibilitava fazer protestos quando o valor não era pago.

Por Que O Boleto Sem Registro Não Existe Mais?

por que o boleto não registrado deixou de existir em 2018

Em 2018, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) descontinuou o boleto não registrado

A decisão foi tomada em 2015 e os clientes que operavam com boletos não registrados tiveram esse período para se adaptar às mudanças e adotar outras formas de cobrança.

O principal motivo para a extinção do boleto não registrado foi a segurança, já que ele facilitava golpes e fraudes, que eram vistos com cada vez mais frequência naquela época. 

Além disso, também era a intenção da Febraban padronizar e centralizar a base de títulos nacionais.

Qual A Diferenças Entre Boleto Registrado E Boleto Não Registrado?

O boleto registrado e não registrado são muito semelhantes, porém há pequenas diferenças entre ambos. Uma delas, como você já sabe, é a existência do seu registro na instituição bancária emissora.

Além disso, as tarifas para emissão eram bem diferentes. Os boletos não registrados tinham tarifas reduzidas e, por isso, empresas que emitem grandes volumes de boletos mensalmente tiveram problemas quando viram os gastos com emissão aumentar significativamente a partir de 2018.

Foi a partir dessa questão que os bancos digitais e fintechs começaram a desenvolver outras soluções de cobrança para empresas.

Quais As Vantagens Do Boleto Registrado?

Apesar do valor mais baixo, o boleto não registrado não é mais vantajoso do que o título registrado. Afinal, este último traz muito mais segurança para o emissor, além de outras vantagens:

  • débito automático: com o boleto registrado, o cliente pode autorizar o débito automático em sua conta para o pagamento. Para o cliente, isso diminui os esquecimentos e a aplicação de multas e juros; para as empresas, diminui a inadimplência;
  • cobrança extrajudicial: em casos de inadimplência, o registro do boleto permite a emissão de duplicata e protesto da dívida;
  • segurança e credibilidade: isso tudo, além de trazer muito mais segurança para a empresa, passa mais credibilidade para o cliente.

Como Emitir Um Boleto Registrado?

Para emitir um boleto registrado de cobrança, é preciso fazer isso por meio de uma instituição financeira ou sistema de pagamento. Em ambos os casos, o boleto é registrado junto a um banco, o que traz mais segurança para a transação.

Se você pretende emitir o boleto por um banco, deve ter conta na instituição. Já os sistemas de pagamento nem sempre têm essa exigência.

Normalmente, é preciso informar esses dados para fazer a emissão do boleto:

  • CPF ou CNPJ do pagador;
  • CPF ou CNPJ do emitente;
  • Endereço completo do pagador;
  • Endereço completo do emitente.

Quais São As Alternativas De Pagamento Mais Usadas Além Do Boleto?

quais as alternativas de pagamento além do boleto registrado?

Ainda que o boleto seja uma forma de cobrança e pagamento muito utilizada, hoje em dia existem outras alternativas que podem ser mais rápidas e práticas.

Pix

O PIX é uma tecnologia de pagamento que foi lançada pelo Banco Central em 2020 e permite a transferência eletrônica de valores em tempo real, independentemente de as duas contas envolvidas na transação fazerem parte do mesmo banco.

Além da velocidade, outra vantagem do PIX é o baixo custo, já que ele é gratuito na maioria dos casos.

Teds, Docs E Tefs

As transferências bancárias também são uma alternativa ao uso dos boletos, mas passaram a ser menos utilizadas desde o surgimento do PIX. 

Isso porque, os bancos costumam cobrar taxas para transferências entre instituições diferentes e nem sempre o recebimento do valor acontece em tempo real. 

Cartão De Crédito E Débito

Os cartões de débito e crédito são uma forma prática e segura de pagamento. Nos últimos anos, o acesso a esse meio de pagamento vem sendo facilitado para empresários, lojistas e consumidores, mas ainda é preciso lidar com algumas taxas.

Bancos Digitais

Para quem ainda gostaria de fazer cobranças com boletos, os bancos digitais são uma ótima alternativa, pois, em muitos casos, oferecem tarifas mais flexíveis ou até mesmo a isenção delas para a emissão desse tipo de título.

Conclusão

Como você viu, o boleto não registrado já não é uma opção de cobrança para as empresas no Brasil, mas existem outras alternativas mais rápidas e seguras, e que, além disso, passam mais credibilidade para o seu cliente.
Independentemente do meio de cobrança escolhido, é importante que você faça um rígido controle sobre as entradas e saídas de recursos do caixa da empresa, para evitar inadimplência, multas e juros.

Deixe um comentário