Empresarios pesquisando sobre sistema em nuvem

Por que um sistema em nuvem é mais seguro?

Os sistemas em nuvem, ou cloud computing, apesar de estarem no mercado a algum tempo ainda sofrem alguma hostilidade por conta da sua segurança. Mas será que esta preocupação é real? Utilizar um sistema em nuvem é realmente mais seguro?

Apesar da maioria das pessoas preferirem armazenar seus arquivos localmente (computadores, HDs e servidores locais), o arquivamento na nuvem acaba se tornando mais seguro e ágil. Com ele você fica livre de problemas como sequestro de dados e perdas. Assim você tem benefícios como a facilidade de acesso, dependendo apenas de um dispositivo conectado a internet.

Neste artigo vamos abordar os benefícios que os sistemas em nuvem trazem para o nosso dia a dia e o porque são a melhor opção para a nossa empresa!

Afinal, o que é um sistema em nuvem?

É provável que você já tenha utilizado ou ouvido falar no iCloud ou Google Drive, certo? Estes são sistemas em nuvem, ou seja, disponibilizados na internet e não requerem uma instalação em seu celular ou computador para utilizar.

Esse tipo de tecnologia oferece a possibilidade de você e seus colaboradores acessarem arquivos e realizarem diferentes tarefas pela internet. Ou seja, você não precisa instalar aplicativos no seu computador para executar ou verificar itens, pois todos os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede, que pode ser acessada de qualquer lugar ou computador. E o melhor de tudo, a qualquer momento. Basta ter uma conexão de internet. 

Por que utilizar um sistema em nuvem?

A partir de agora, listamos alguns principais fatores que fazem os sistemas em nuvem serem mais seguros e porque deveriam ser a sua primeira opção!

Redução de custos

Em tempos que a economia não anda aquecida, conseguir reduzir custos é fundamental para todas as empresas, conseguindo assim se manter competitivas no mercado.

Neste cenário, os sistemas em nuvem são uma saída, principalmente para negócios que precisam otimizar suas rotinas.

Ao apostar em sistema em nuvem, você elimina os custos com infraestrutura, como manutenção de servidores e até mesmo profissionais de TI.

Com isso, você não precisa manter toda uma infraestrutura de TI internamente, com softwares e hardwares de alto custo, contrata-se um fornecedor que dispõe de tudo isso para oferecer à empresa contratante a um custo fixo e reduzido.

Disponibilidade

As ferramentas que utilizam a tecnologia de nuvem possuem outro benefício para você, a disponibilidade. Elas utilizam técnicas que garantem o acesso a dados sempre que for necessário, bastando apenas uma conexão com a web de qualidade.

Esta característica é fundamental para empresas que necessitam de acesso a dados fora do local de trabalho. Este desenvolvimento permitiu a visualização de documentos online em tempo integral, por meio de smartphones, tablets e notebooks, tornando serviços e processos de tomada de decisão mais eficazes e precisos. 

Dentro do benefício de disponibilidade, é importante citar a robustez dos serviços que garantem que os sistemas funcionem na nuvem. Bons prestadores desse serviço utilizam infraestruturas rígidas e eficientes para manter o acesso integral aos dados e informações hospedados nos data centers.

Por esse motivo, falhas de hardware, conexão, ou mesmo de segurança, são eventos raros. Isso quer dizer que trabalhar com um sistema em nuvem é muito mais seguro, já que o risco de indisponibilidade é diminuído com a utilização de redundância, protocolos de segurança e pessoal especializado. Tudo para manter a estabilidade e disponibilidade do serviço. 

Mobilidade

Nos últimos anos estamos vivenciando um verdadeiro boom das conexões mobile. Elas deixam as rotinas de trabalho mais flexíveis e aumentam a capacidade de atuação de diversos negócios.

Desta forma, o gestor tem acesso a todas as informações sobre a gestão da sua empresa, independente do local que esteja, podendo editar e visualizar documentos e relatórios importantes.

Gestão de TI simplificada

A gestão, instalação e atualização de sistemas corporativos demandam um certo tempo e tendem a ter um custo elevado. Os gestores de TI acabam tendo que lidar com o treinamento e suporte aos usuários, aumentando os prazos para que um novo sistema fique totalmente funcional.

Utilizando um sistema web, você consegue eliminar grande parte deste problema. A atualização de um sistema pode ser distribuída com maior agilidade, uma vez que os sistemas não são executados localmente.

Da mesma forma, os usuários se habituam com o novo software de forma mais fácil, já que os treinamentos podem ser realizados remotamente e permanecem gravados, para que sejam resgatados sempre que preciso.

Flexibilidade

Os serviços web são capazes de possui uma grande flexibilidade. Podem ser realizadas soluções personalizadas para cada necessidade, além da possibilidade de integração com ferramentas de terceiros.

A solução cloud ainda garante ao gestor um controle maior sobre o número de usuários, bem como de acessos, ou seja, colaborador do setor de produção não tem acesso ao módulo financeiro.

Segurança

Você lembra como as empresas mantinham a segurança de dados antigamente? Como era feito o armazenamento e os backups? Disquete, CD, HD externo e até mesmo pen drive, não é mesmo? Mas esse tempo já passou. E agora a tecnologia está aí ao nosso favor com a computação em nuvem.

Um dos grandes motivos de dúvida quando se fala em computação em nuvem é sobre a segurança de informações confidenciais da empresa. Afinal, de certa maneira, você pode pensar que ele está fora do seu domínio. Mas diferente do que você pode pensar, a segurança de dados é maior quando você usa um software em nuvem. A alta tecnologia é parceira nesse momento.  Os provedores dessa gestão seguem padrões internacionais de segurança, como ISO, SSL, criptografia avançada, entre tantas outras. Ou seja, defesa garantida.

Produtividade

Os sistemas online possuem uma grande capacidade de centralizar as informações do negócio, bem como permitir o acesso remoto ao mesmo.

Como dito, a possibilidade de que funcionários de uma mesma empresa acessem o sistema de localidades distintas, compartilhando e modificando documentos em tempo real, é de grande valia para o quesito produtividade.

A partir disso, por exemplo, documentos podem ser acessados e modificados por diferentes usuários, em qualquer parte, permitindo que todos tenham controle e visibilidade, em tempo real, do andamento de um projeto ou tarefa.

Backup

Outro item muito importante para a segurança de dados que a computação em nuvem traz é o backup. Que neste caso, é rápido e simples. Enquanto sistemas tradicionais demoram horas para que esse trabalho seja finalizado. E isso ainda pode envolver mais de uma pessoa. No universo online a vida é diferente e facilitada. Cópias de segurança são feitas quase em tempo real e sem ajuda humana. O que também evita falhas. Afinal, não se corre o risco de esquecer a realização da tarefa. Ou seja, de forma automática através do software, seus dados estarão em segurança na nuvem.

Ah, mas e se acontecer algum problema no servidor online?

Não se preocupe, cópias criptografadas das informações podem ser recuperadas automaticamente. E o melhor, sem a necessidade de recorrer a servidores não conectados ou discos físicos.

Vale lembrar que além da segurança, seus custos também vão reduzir com a gestão em nuvem. Confira mais sobre esse ponto importante aqui!

Concluindo

A WebMais Sistemas foi uma das pioneiras em utilizar a tecnologia cloud em sistemas ERP, onde nossos servidores estão sob domínio da Amazon Web Services, a mais segura rede de cloud computing do mundo.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que sim! O universo online não se cansa de nos trazer vantagens cada vez melhores e mais eficazes para as empresas. Facilitando assim o acesso às informações e também a gestão do negócio.  E, é claro, nós devemos aproveitar.

face-com-especialista

Deixe um comentário

14 − 14 =