Veja sistemas de gestão de vendas e estoque

As Melhores Opções De Sistema De Gestão De Vendas E Estoque

Imagem de Sanon Matias

Sua empresa não sabe o que há no depósito e como as negociações acontecem? Então, é hora de ter um sistema de gestão de vendas e estoque para ter uma visualização completa dos seus processos.

Por meio de uma ferramenta eficiente, é possível unificar em um só lugar tudo o que entra e sai do seu armazém de forma automatizada. Assim, você não perde tempo para gerenciar, mas também não negligencia essa tarefa importante.

O ERP da WebMais, por exemplo, conta com os módulos de vendas e estoque para te ajudar no dia a dia. Agende uma demonstração gratuita.

Precisa escolher o melhor sistema de gestão de vendas e estoque? Sendo assim, listamos as principais opções e tudo o que precisa saber para sua decisão ser estratégica. Confira!

BANNER TOPO BLOG Estoque, compras e muito mais

O Que É Sistema De Gestão De Vendas E Estoque?

Um sistema de gestão de vendas e estoque é um software que permite a gestão eficiente do processo de venda e controle do armazém de uma empresa.

Em outras palavras, auxilia na elaboração de relatórios e análises, fornecendo insights precisos e confiáveis para tomada de decisões estratégicas e com menos erros.

Como Funciona Um Sistema De Gestão De Vendas E Estoque?

Um sistema de gestão de vendas e estoque funciona de forma integrada. Além disso, automatiza processos e proporciona maior controle e eficiência nas operações comerciais da empresa.

Para operar dessa forma, permite ao gestor cuidar dos seguintes pontos:

  • Cadastro de produtos: registra todos os produtos, incluindo informações como código, descrição, preço, foto e dados de fornecedores;
  • Controle de estoque: mantém um registro atualizado do estoque. Dessa forma, permite o acompanhamento das quantidades de cada produto, daqueles com baixo estoque e dos mais vendidos;
  • Gestão de compras: gerencia o processo de compras, desde a solicitação de cotação até a emissão do pedido;
  • Vendas: cataloga todas as vendas realizadas, incluindo informações como data, cliente, item vendido, quantidade e valor;
  • Faturamento: gera faturas e notas fiscais automaticamente, facilitando o controle e o gerenciamento das vendas;
  • Relatórios: oferece diversos relatórios gerenciais. Assim, permite aos gestores obter informações precisas e atualizadas sobre as operações comerciais, o desempenho das vendas e o controle de estoque;
  • Integração com outros sistemas: alguns sistemas de gestão de vendas e estoque oferecem integração com outros, como o sistema contábil, facilitando o processo de registro e contabilização.

Qual A Importância De Um Sistema De Gestão De Vendas E Estoque?

A importância de um sistema de gestão de vendas e estoque é nítida. Isso porque o controle e organização das informações relacionadas aos dois setores evita erros e retrabalhos.

Por ter dados tão precisos e atualizados, a ferramenta fornece a possibilidade de tomar decisões estratégicas totalmente embasadas, sem achismos.

Afinal, o objetivo é permitir um acompanhamento rápido e transparente de tudo o que está estocado, para saber exatamente o que vender aos clientes conforme a disponibilidade.

Nesse caso, também evita operar em escassez ou excesso. Em ambas as situações, pode gerar prejuízos financeiros ao negócio, pois uma significa a perda de vendas e o outra custos adicionais com armazenagem.

No fim, um sistema de gestão de vendas e estoque otimiza as tarefas e traz competitividade para enfrentar a concorrência com mais tranquilidade.

Quais As Vantagens De Um Sistema De Gestão De Vendas E Estoque?

Não há como citar apenas algumas vantagens de um sistema de gestão de vendas e estoque. Então, confira mais dos seus benefícios para qualquer empresa:

  • Facilita o fluxo de caixa por evitar o excesso e a falta de mercadorias;
  • Reduz o tempo e o esforço manual por automatizar os processos;
  • Aumenta a produtividade pelos colaboradores terem tarefas estratégicas;
  • Reduz custos operacionais, sem perda de produtos;
  • Melhora o atendimento ao cliente por oferecer aquilo que busca no mesmo instante;
  • Geração de relatórios completos;
  • Integração de processos para facilitar o fluxo de dados e atividades;
  • Segurança das informações, evitando perdas ou erros humanos.
Sistema de gestão de vendas e estoque traz benefícios para empresa

Quais Os Melhores Sistemas De Gestão De Vendas E Estoque

Os melhores sistemas de gestão de vendas e estoque podem variar de acordo com as necessidades específicas de cada empresa. Além disso, existem várias opções disponíveis no mercado.

Abaixo, você conhece as melhores delas para avaliar conforme os seus objetivos empresariais; veja!

WebMais

Tem um sistema de gestão completo, intuitivo e de fácil navegação. Além disso, oferece recursos de gestão de vendas, estoque, financeiro, produção e logística, tudo integrado em uma única plataforma.

Além disso, possui ferramentas de automação de processos, para reduzir o tempo gasto em atividades manuais, como a emissão de notas fiscais. Para aproveitar suas funcionalidades, há suporte técnico especializado para ajudar o usuário.

Conta Azul

O sistema de controle de estoque da Conta Azul é totalmente online e tem recursos para alimentar o depósito de forma automática. Isso porque permite, de forma intuitiva, a compra de itens, realização de inventário e cadastro de mercadorias.

Totvs

O ERP da Totvs é em nuvem e elimina problemas comuns com ferramentas antigas. Oferece uma ampla gama de ferramentas para gerenciar a logística, como a simplificação de manutenções, entregas, gestão fiscal e muito mais.

Linx

Há um software de gestão especializado para garantir integração total entre redes e centralizar as operações. O seu diferencial é a possibilidade de criar um sistema individual desenhado para atender o seu negócio conforme os seus desafios.

SAP

Há diversos sistemas para fazer a gestão de suprimentos, despesas, fornecedores, vendas, viagens e contratações. Sendo assim, é bom para transportadores por conta do seu suite completo de plataformas para o setor.

Lexos

Tem uma ferramenta amigável e intuitiva que reúne vendas, compras e outros módulos para gerenciar de forma confiável e prática. Embora não seja tão moderno e versátil, pode ser usado por empresas de qualquer tamanho.

Como Escolher O Melhor Sistema De Gestão De Vendas E Estoque?

Escolher o melhor sistema de gestão de vendas e estoque pode ser uma tarefa desafiadora se você não sabe o que considerar.

Por isso, a dica é seguir algumas diretrizes que ajudam a tomar a decisão certa, como:

  • Defina as necessidades da empresa ao entender quais são os processos precisam ser gerenciados pelo sistema, quais são as informações a serem rastreadas e quais as ferramentas são necessárias;
  • Verifique a integração com outras ferramentas, como plataformas de e-commerce, CRMs e softwares de marketing;
  • Avalie a usabilidade do sistema, observando se há interface amigável e se as funcionalidades estão bem organizadas e de fácil acesso;
  • Veja a escalabilidade do sistema, pois ele deve ser capaz de atender às necessidades da empresa à medida que ela cresce e expande seus negócios;
  • Entenda a segurança do sistema para armazenar os dados mais restritos em um ambiente com recursos avançados, como criptografia e backups regulares;
  • Saiba se o suporte técnico oferecido é confiável e rápido, seja por telefone, chat ou e-mail.
BANNER controle sobre suas vendas e estoque com o ERP WebMais

Conclusão

Agora você conhece as opções de sistema de gestão de vendas e estoque. Além disso, também sabe quais critérios considerar na hora de decidir pelo melhor para sua empresa.

Essa tecnologia ajudará muito a visualizar melhor seus setores. Ainda tem dúvidas sobre isso? Então, agende uma demonstração gratuita do ERP da WebMais e veja na prática todos os seus benefícios!

Deixe um comentário