Como escolher o melhor ERP financeiro para seu negócio?

Entenda O Que É Erp Financeiro, Como Funciona E Benefícios

Imagem de Sanon Matias

A empresa que conta com um ERP financeiro consegue ter as suas contas mais organizadas, o que é fundamental para o sucesso do negócio. 

Esse tipo de sistema permite o armazenamento e organização de todos os dados referentes às finanças. Isso ajuda a gestão a tomar decisões de forma mais ágil e inteligente.

Neste artigo, você vai conhecer melhor o ERP financeiro. Aqui vamos mostrar como esse tipo de software funciona, quais são as suas vantagens e como ele é utilizado no dia a dia pelas empresas.

Além do texto, também oferecemos uma demonstração gratuita do ERP WebMais. Agende agora e entenda como o sistema – especialista em indústrias e distribuidora – vai otimizar a gestão completa do seu negócio.

Agora, vamos para o artigo. Acompanhe!

O Que É Erp Financeiro?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos empresariais, na tradução. 

Ele é um sistema que auxilia na gestão de empresas de todos os tipos, integrando dados sobre todas as áreas e os organizando. Dessa forma, todos os colaboradores têm acesso às informações que precisam para a realização de suas atividades.

O ERP financeiro é, portanto, o sistema que facilita a gestão das finanças de uma empresa, registrando todos os dados sobre movimentações financeiras.

Para Que Serve Erp Financeiro?

De forma geral, o ERP financeiro serve para auxiliar a gestão do dinheiro de empresas. Para isso, ele oferece uma série de possibilidades, como a automação de atividades de rotina, entrega de relatórios, armazenamento de documentos, entre outras coisas. 

Mais adiante, ainda aqui neste artigo, vamos falar com mais detalhes sobre cada uma dessas funcionalidades!

Então, o ERP financeiro serve para registrar todas as movimentações financeiras, integrar dados de diferentes setores (como compras e vendas, por exemplo), criar relatórios, etc. 

Isso permite que a empresa tenha uma visão realista sobre a sua saúde financeira. Além disso, é possível tomar decisões com base em dados, de forma mais acertada e inteligente.

Quais São as Vantagens do ERP Financeiro?

Adotar um ERP financeiro traz uma série de vantagens para a empresa. Conheça as principais:

  • Tomada de decisão com base em dados;
  • Maior controle sobre as operações;
  • Diminuição de erros;
  • Menos fraudes;
  • Mais produtividade;
  • Aprimoramento da comunicação entre setores;
  • Redução de custos;
  • Identificação rápida de falhas e de pontos fortes e fracos.

Como Funciona Um Erp Financeiro?

O ERP financeiro é uma solução modular, ou seja, ele é agregado a outros módulos que compõem o seu ERP. Assim você consegue gerenciar diversas áreas da empresa em um só sistema, o que torna o trabalho muito ágil e seguro.

Esse tipo de solução pode funcionar de três formas: 

  • On premise;
  • Nuvem pública;
  • De forma híbrida.

On Premise

O ERP financeiro on premise é aquele que é instalado nas máquinas da empresa e só funciona nos computadores que passaram por esse processo. 

Quando isso acontece, todos os dados ficam armazenados no servidor da própria empresa. Nesse caso, a manutenção é responsabilidade da empresa de tecnologia.

Nuvem Pública Ou Privada

Já os ERPs que utilizam a nuvem não precisam ser instalados nas máquinas. O acesso ao sistema é feito via internet e, por isso, ele pode ser acessado de qualquer lugar, com qualquer computador.

Nesse caso, a manutenção e a segurança ficam por conta da empresa que oferece o serviço.

Híbridos

E os ERPs híbridos, como o nome indica, misturam as duas possibilidades. Algumas informações ficam armazenadas na nuvem e outras, no servidor da empresa.

Quais São As Funcionalidades De Um Erp Financeiro?

Como falamos, para facilitar a gestão das contas da empresa, o ERP financeiro conta com diversas funcionalidades – cada uma voltada para uma operação diferente. A seguir, você vai conhecer as principais!

O que faz um ERP financeiro?
- Centraliza seus dados
- Organiza seu fluxo de caixa
- Controla entradas e saídas
- Emite relatórios
- Permite cadastrar clientes e fornecedores

Dados Centralizados

Um ERP financeiro reúne em um só lugar todos os dados gerados pela empresa. Isso facilita o controle sobre as entradas e saídas das contas e evita fraudes, além de diminuir as chances de erros.

É também por causa dessa funcionalidade que você consegue acessar relatórios sobre as finanças do negócio e, com base neles, tomar decisões de forma mais inteligente.

Fluxo De Caixa Mais Organizado

Controlar o fluxo de caixa é muito importante e, com o ERP financeiro, essa tarefa se torna muito mais prática.

Isso porque, além de registrar todas as movimentações, o sistema realiza algumas tarefas de forma automática, entregando resultados centralizados em um único sistema.

Controle De Entradas E Saídas

O ERP financeiro também facilita a gestão de contas a pagar e a receber. Isso evita atrasos, pagamento de multas e até a interrupção de alguns serviços por falta de pagamento. Além disso, também evita indisposições com fornecedores.

Emissão De Relatórios

A emissão de relatórios é uma das funcionalidades mais interessantes para a gestão financeira, pois oferece um resumo sobre a saúde financeira do negócio. Ao mesmo tempo, permite uma análise mais detalhada sobre cada área – tudo depende do tipo de relatório que você solicitar.

Cadastro De Clientes E Fornecedores

Este recurso é muito útil para o controle da inadimplência, pois permite acompanhar quais clientes estão devendo e, assim, tomar as devidas providências. 

Além disso, o cadastro de clientes e fornecedores permite que a empresa aprimore o seu processo de pagamento e conheça melhor os seus parceiros!

O melhor ERP para o financeiro de indústrias e distribuidoras
EXPERIMENTE AGORA

Conclusão

Contar com um ERP financeiro torna a gestão das contas da empresa mais ágil, organizada e rigorosa. Além disso, dá ao gestor uma visão realista sobre a real situação financeira da empresa.

Isso é importante não só para a manutenção do negócio, mas para o seu crescimento e captação de novos investimentos.

Na hora de escolher o melhor ERP para a sua empresa, não deixe de verificar o módulo financeiro. O ideal é conferir se as suas funcionalidades estão de acordo com as necessidades do negócio!

Com o módulo financeiro do ERP WebMais, você organiza toda a sua gestão financeira em um só local. Além disso, o sistema também integra dados e permite o controle completo da empresa. Agende uma demonstração gratuita.

Deixe um comentário