Organizar o seu depósito é muito importante para garantir controle sobre os produtos. Em tempos de alta procura por eles, esse cuidado deve ser maior, pois evita a perda de fechamento de negócios. Uma forma de fazer isso é com a gestão do estoque sazonal.
Como o nome indica, é uma prática para entender as necessidades do mercado e dos clientes ao longo do ano. A ideia é garantir que ela seja atendida com êxito no momento certo.
Para administrá-la com sucesso, peça uma demonstração gratuita do ERP da WebMais e conte com a ferramenta adequada para ter acesso a dados confiáveis e rápidos.
Além disso, continue a leitura para entender um pouco mais sobre esse conceito, qual a sua real importância e como aplicar no dia a dia. Tudo isso é a chave para ter uma empresa saudável e próspera.
Vamos lá!
O estoque sazonal é a armazenagem de produtos para atender à demanda conforme a sazonalidade. Geralmente, a busca por determinados itens aumenta em um período do ano devido a diversos motivos, como o clima, feriados ou eventos específicos.
Carnaval, Dia dos Pais, Dia das Mães, Natal, Réveillon, Festa Junina, entrada das estações, entre outras ocasiões são ótimos exemplos. Sendo assim, devem estar no foco de todo gestor para aumentar suas margens de lucro.
Na prática, uma indústria de chocolates pode produzir mais na Páscoa. Então, para oferecer mais, é necessário ter um inventário suficiente com matérias-primas durante essa época, e é aí que entra o estoque sazonal.
O estoque sazonal é importante para não ficar sem estoque ou com excesso de itens. Além disso, de forma direta, faz bem para a rentabilidade do negócio.
Mas os seus benefícios não param por aí. Também impede a perda de vendas em tempos de pico por garantir o que os clientes buscam no momento certo. Assim, você não os perde para a concorrência.
Vale lembrar que gerenciar esse modelo de estocagem ajuda a planejar as compras, o que controla os custos. Afinal, pedidos de emergência podem ser mais caros do que a antecipação deles.
Por fim, ao prever com precisão a alta demanda, é viável maximizar os lucros e minimizar as perdas. Isso porque é vantajoso para pequenas empresas que têm menos recursos para lidar com flutuações.
Fazer o estoque sazonal corretamente envolve algumas etapas importantes para as empresas estarem preparadas para atender à demanda sazonal.
Defina as melhores estratégias para enfrentar o desafio do aumento de vendas. Isso inclui a programação de produção, transporte, armazenamento e distribuição de estoque. Um planejamento logístico bem-sucedido diminui os custos e eleva a eficiência.
Para gerenciar o depósito com sucesso, faça uma previsão exata da demanda. Dessa forma, veja a análise de dados históricos de vendas, tendências do mercado, comportamento do consumidor e outros fatores relevantes. Atualize-as regularmente à medida que novas informações se tornam disponíveis.
Manter um registro preciso do estoque é fundamental para gerenciar o estoque sazonal corretamente. Isso porque a atualização frequente da sua lista de itens permite ter uma visão precisa do que está disponível e do que precisa comprar.
Os indicadores de desempenho medem a eficácia do seu gerenciamento. Assim, defina metas para o seu nível de armazenagem, o tempo de reposição, o custo e outros fatores relevantes. A ideia é saber se tudo está sendo cumprido e, caso não, corrigir o processo.
A entrega no tempo certo e sem problemas só acontece se tiver uma logística interna eficiente.
Então, implemente sistemas de gestão de armazém, defina rotas de entrega com antecedência e ofereça treinamento adequado da equipe para as operações funcionarem.
Para aplicar a gestão de estoque sazonal de maneira eficiente, é preciso seguir algumas dicas valiosas que fazem toda a diferença. A seguir, você confere quais são elas.
Comece com a consideração do histórico de vendas de períodos anteriores. Assim, você prevê a demanda para a temporada atual e determina a quantidade de estoque que deve ser comprada e mantida.
É importante analisar as tendências de vendas, as flutuações de preços e as variações de estoque para determinar os padrões de procura.
Observar o mercado ajuda a buscar por tendências e mudanças que afetem a demanda pelo produto ou serviço sazonal. Sendo assim, as empresas devem monitorar as atividades da concorrência e considerar as condições econômicas.
Por exemplo, o ideal é considerar até certas oscilações decorrentes da alta taxa de juros, preço do combustível e preço do dólar. Todas elas impactam direta ou indiretamente nas compras antecipadas com custos menores para vender em épocas já detectadas com alto giro.
A garantia da quantidade de estoque necessária para atender o pico de vendas faz parte das negociações com fornecedores e fabricantes. Dessa forma, precisam ser ágeis e eficientes.
Para conquistar isso, invista na criação de relacionamentos sólidos com fornecedores confiáveis. Assim, a negociação de prazos de entrega flexíveis será algo natural e mais fácil.
O número exato que precisa ser adquirido envolve o uso de dados concretos. Então, considere históricos de vendas, as previsões de demanda, os custos de armazenamento e os de produção.
Para ter acesso a informações assim, use um sistema de gestão. Ele deve permitir o controle de estoque em tempo real, o monitoramento da demanda, a gestão de fornecedores e a otimização da logística de transporte e armazenamento.
A gestão do estoque sazonal é uma parte importante da empresa. Se for bem-sucedida, aplicando as dicas dadas até aqui, ajuda a aproveitar as oportunidades de vendas.
Portanto, invista tempo e recursos em um bom gerenciamento para picos de demanda em seu armazém para desenvolver o negócio ao longo do tempo.
Nesse processo, solicite uma demonstração gratuita do ERP da WebMais. Isso porque, com ele, você tem acesso fácil, rápido e sem erros a diversas funcionalidades.
Elas incluem previsão de demanda, controle do setor, otimização da logística, compras e negociações com fornecedores e análise de dados confiáveis!
Descubra como aplicar novas estratégias de gestão na sua empresa!