Saiba como vender online: Guia completo para indústrias

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Independente da área que você atua, ter uma gestão de vendas é essencial para manter a saúde da sua empresa estável. Assim sendo, diversas estratégias de vendas foram criadas para ajudar você gestor, a realizar este processo de forma simples. 

Além disso, podemos destacar que com o avanço da tecnologia no mercado, os canais de venda e administração se tornaram cada vez mais variados. 

Assim, com as empresas partindo para o ambiente online, fazer negócios se tornou mais complexo, visto as diversas plataformas e canais disponíveis hoje em dia.

Pensando em ajudar você a manter uma gestão de vendas assertiva e completa, o blog da WebMais trouxe um post completo para mostrar como sua indústria pode começar a vender online de maneira prática. Siga com a gente!

Qual o primeiro passo para começar a vender online?

O primeiro passo para iniciar o planejamento para qualquer empreendimento, é criar um plano de vendas. Assim sendo, isso não é diferente para as indústrias que querem começar a vender pela internet. 

Para isso, é muito importante entender como um plano de vendas é formado, pois dessa forma, ao ter ele bem estruturado, você poderá ter sucesso em todo o seu processo.

Saiba o que é um plano de vendas

O plano de vendas é uma ferramenta utilizada pelos empreendedores para promover uma eficiência e precisão no planejamento de estratégias para a abertura de um negócio.

Utilizado como forma de orientação, ele é um documento essencial para a gestão de uma empresa que busca vender seus produtos de forma online. Com ele, sua equipe poderá tomar decisões mais assertivas e seguras, além de conseguir ordenar ideias, metas, ações e estratégias.

Dentro do plano de vendas, é necessário realizar o direcionamento de diversas áreas do seu negócio, a fim de criar um alinhamento correto e assertivo para iniciar suas vendas online. 

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Como estruturar um plano de vendas para vender online?

Estruturar questões importantes de forma eficiente, garantem o sucesso do seu negócio no processo de venda online. Assim sendo, é necessário discutir dentro da sua empresa, questões de diversas áreas como:

Definição do público alvo

Para poder saber como vender online, é necessário saber para quem você irá vender. Dessa forma, o primeiro passo de seu planejamento de vendas, é definir o seu público-alvo.

Deve-se pesquisar e buscar coletar o máximo de informações sobre o comportamento do seu consumidor. Assim, você poderá identificar mais facilmente quais estratégias serão úteis para atrair seu público.

Determinação de metas

Ao estipular metas de venda, você consegue analisar o desempenho da sua equipe e consequentemente medir o sucesso de seu planejamento. Dessa forma, deve definir objetivos claros para que sua equipe possa buscar resultados satisfatórios.

Junto disso, é importante determinar prazos dentro de cada etapa, para que sua equipe possa montar um cronograma de atividades assertivo e seguro.

Detalhamento de atividades

Para que seu time possa realizar as operações de maneira satisfatória, é necessário antes definir os responsáveis pelas atividades. Assim, ao definir os encarregados por cada processo, você evita confusões e retrabalhos sobre operações, economizando tempo e agilizando tarefas.

Escolha das melhores plataformas para a divulgação e venda

Se pretende vender seus produtos de forma virtual, é necessário decidir onde irá vendê-los. Dessa forma, dependendo da mercadoria ou serviço que está oferecendo, existem diversas plataformas disponíveis que pode utilizar para negócio.

Para descobrir qual seria a mais eficiente para utilizar como loja virtual, é necessário muita pesquisa e avaliação. 

Para que seus clientes possam saber que seu produto está disponível, é preciso também trabalhar com divulgação e para isso, é interessante que comece fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados apresentados.

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Como vender online?

Agora que você já sabe como efetuar um plano de vendas completo para o seu negócio, é importante iniciar a formalização da sua empresa. Assim sendo, é necessário agora alinhar as questões mais importantes para que as vendas online possam começar a ocorrer.

Dessa forma, veja um passo a passo detalhado de como iniciar a abertura de sua empresa online:

1 – Defina o foco do seu negócio: Antes de abrir seu negócio é preciso que determine o que exatamente vai vender. Ou seja, ao finalizar seu plano de negócio, deve ter definido claramente o nicho de mercado do qual se enquadra, o foco e conhecer muito bem seu cliente;

2 – Abra sua empresa: Para quem está começando, é recomendado se registrar como Microempreendedor Individual (MEI). O cadastro pode ser realizado diretamente pela internet na página do Portal do Empreendedor.

 Se registrando como MEI você poderá se enquadrar dentro do regime do Simples Nacional, fazendo assim com que possa ficar isento de diversos impostos federais.

3 – Crie um site: Com todos os seus dados devidamente registrados junto a receita, poderá finalmente criar um site para iniciar suas vendas. Dessa forma, será necessário contar com uma ferramenta específica para criação de seu próprio site, bem como, é importante também contar com um profissional especialista na área.

A plataforma correta pode depender muito da sua necessidade, por isso somente um profissional saberá realmente identificar o correto a se utilizar e quais serão os custos necessários.

Após a aquisição e criação da plataforma, poderá passar a inserir as informações de todos os seus produtos, bem como condições e dados importantes para destaque.

4 – Defina as formas de pagamentos: É importante deixar claro para seu cliente quais são as formas de pagamento oferecidas para a aquisição do produto ou serviço. Desta maneira, as mais comuns utilizadas hoje em dia são: Cartão de crédito, boleto bancário, cartão de débito, transferência (TEF) e PIX.

5 – Invista em marketing e divulgação: “Quem não é visto, não é lembrado”. Com este ditado podemos salientar que o investimento em divulgação é uma das principais práticas que garantem a vida da sua empresa. 

Assim sendo, o marketing digital se torna o principal canal para que possa conquistar os seus clientes. Estes que vivem em um ambiente totalmente online, devem ser identificados onde se encontram, para que o investimento em divulgação possa ter sucesso.

Ou seja, o investimento deve ser realizado diretamente na plataforma frequentada pelo público-alvo. Comumente o investimento ocorre por meio de links patrocinados no Google ou posts em rede social.

6 – Crie um sistema de entrega: Dentro do território brasileiro o serviço dos Correios é o mais utilizado para o processo de entrega ao cliente. Contudo, dependendo da maneira que deseja entregar seus produtos, é possível também contratar o serviço de uma empresa de logística.

7 – Ofereça canais de atendimento ao consumidor: Ao montar um e-commerce, é importante procurar manter uma boa comunicação com seu cliente. Ao ter meios de comunicação de fácil acesso, você passa uma melhor credibilidade de seu negócio para seus clientes. Por isso, saiba onde seu cliente está e veja como a solução garante o sucesso da sua empresa.

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Dicas para uma maior assertividade em suas vendas online

Como visto até aqui, se sua empresa já estiver bem estruturada de maneira online é possível botar seu propósito em prática. Por isso, separamos algumas dicas de como iniciar suas vendas de maneira online. 

Defina seu processo de venda online

Dentro deste planejamento, é necessário definir quais serão as etapas do seu processo de venda. Assim sendo, deve estabelecer como seu prospect deve se tornar lead, e como o mesmo irá se tornar cliente, deixando toda a operação mais transparente e simples para a sua equipe.

Dessa forma, é necessário sempre determinar como irá acontecer o atendimento ao cliente, as redes sociais que serão utilizadas e como a abordagem da sua equipe de venda deve ocorrer.

Deixe registrado como tudo deve acontecer, assim sua equipe poderá compreender de maneira mais simples como tudo deve ocorrer, além de permitir um fácil acesso às informações.

Passe segurança para seu cliente

Visto que durante o processo de venda online não ocorre contato físico, o seu cliente necessita de uma segurança muito maior sobre a sua aquisição. Assim sendo, é necessário definir uma logística rápida e efetiva, a fim de passar ao seu consumidor uma confiança melhor na operação.

Uma dica importante é utilizar multicanais para passar a sua mensagem para seus consumidores, como redes sociais, blogs, canal no youtube, envio de e-mails e outros. 

Criando uma melhor credibilidade de seu negócio com a facilitação do acesso do cliente à informação, a comunicação se torna muito mais clara e transparente.

Realize um acompanhamento completo 

Para que possa realizar o gerenciamento da sua equipe de maneira certa, é preciso acompanhar e registrar todos os processos diários que envolvem a venda online. 

É necessário neste caso, todos os dias identificar problemas que podem ser resolvidos e melhorias que podem ocorrer, a fim de evitar erros e perda de vendas.

Faça um pós-venda

Apenas vender não é o suficiente para manter a segurança de um negócio. Entender e solicitar a opinião de seus consumidores para com o seu produto ou serviço oferecido viabiliza sua empresa identificar oportunidades de crescer. 

Ou seja, ao compreender o que seus clientes pensam do que pode ser melhorado dentro da experiência dos mesmos, é possível garantir um maior tempo de vida de sua empresa, bem como mais vendas. 

Além disso, ao ter opiniões de clientes da carteira, você poderá melhorar as experiência dos mesmos, fazendo com que voltem a consumir seu produto ou serviço.

Outro ponto importante de destacar dentro da experiência do consumidor, são os canais de comunicação disponíveis para um contato. Ao aumentar e disponibilizar formas de contato, seu cliente terá uma maior segurança em expressar suas opiniões e necessidades.

Assim sendo, é considerável utilizar canais de contato como e-mail, telefone, directs de redes sociais, chats e outros possíveis de viabilizar um contato facilitado.

Agora que você entendeu um pouco melhor sobre como vender de forma online, pode querer entender um pouco melhor sobre o assunto. Conheça o nosso blog e leia outros posts sobre o assunto! Veja o post sobre Histórico de Vendas: Conheça a importância estratégica.

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Sanon Matias

Fundador da WebMais Sistemas, Sanon Matias Fortunato possui mais de 25 anos de experiência em diversas vertentes das tecnologias e gestão empresarial, com ênfase em Indústria e Distribuição.

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