É muito comum que a área comercial de um negócio seja observada por todos da empresa. Afinal, ter um bom produto ou serviço não é garantia de venda, principalmente em tempos de crise e, cabe a esta equipe efetivamente vender e fazer girar os recursos da empresa. Por isso, o uso de ferramentas e estratégias que auxiliem a aumentar as vendas é fundamental.
São as vendas regulares que mantêm um fluxo de caixa saudável! Portanto, gerar vendas na crise é um desafio ainda maior para nossas equipes comerciais, mas queremos compartilhar algumas dicas para tornar essa tarefa mais fácil.
Conforme os dias do mês passam, caso não ocorra o faturamento desejado, acontece uma grande tensão e pressão em nível hierárquico para o atingimento das metas.
Se identificou, não é?! Essa situação acontece ou já aconteceu com todo mundo que trabalha na área comercial. E este cenário é ainda mais comum e intenso quando vivenciamos tempos de crise ou incertezas econômicas.
Ter confiança, otimismo e planejamento são algumas das estratégias para se distanciar deste contexto. Essas práticas, aliadas ao uso de ferramentas específicas, podem ajudar a sua empresa a manter ou ampliar suas vendas em tempos difíceis.
Você também pode apostar em outras estratégias, como vamos falar a seguir.
Iniciaremos com o básico, o atendimento. Os clientes estão passando por algumas mudanças na maneira com que compram os produtos, isso é fato. Eles estão mais exigentes e conscientes dos seus direitos e acabam buscando empresas preparadas e que se preocupam com as suas necessidades.
Esta mudança de comportamento foi alvo de uma pesquisa da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, onde mais de 60% dos entrevistados utilizam a qualidade de atendimento como fator decisivo da compra, antes mesmo do preço.
Para isso é fundamental investir em treinamento e qualificação da sua equipe. Valores como empatia e cortesia nunca foram tão importantes.
Promoções sempre foram uma estratégia muito utilizada, principalmente no varejo. Em determinadas épocas do ano, como a Black Friday, as empresas aproveitam para impulsionar as suas vendas.
Além das datas comemorativas, você pode utilizar o bom e velho cartão fidelidade, descontos especiais para seus fãs nas redes sociais ou aniversariantes e ainda as promoções progressivas (quanto mais o cliente comprar, maior o desconto).
O importante aqui é conhecer seu público e sempre incentivá-los a comprar mais!
Pode parecer estranho falarmos em investimentos em um artigo sobre tempos difíceis. Porém, o uso de estratégias digitais de marketing podem alavancar suas vendas. Por meio do marketing digital, você consegue divulgar seus produtos e promoções a um custo bem menor, por meio de links patrocinados e redes sociais.
Este investimento é essencial para promover um crescimento do seu negócio, já que você poderá apresentar seus produtos aos seus clientes atuais e ainda impactar potenciais clientes. Mas antes de realizar qualquer investimento, você precisa planejar suas ações e monitorar constantemente seus resultados.
O Brasil vem passando por tempos difíceis na economia, isso é fato. Não precisamos de noticiários ou pesquisas para comprovar, basta examinar o dia a dia das nossas empresas ou de conhecidos para comprovar que a economia brasileira não está crescendo.
É lógico que esse cenário torna o processo de vendas muito mais difícil. Porém, a crise não elimina totalmente a necessidade das pessoas e empresas, ela exige adequações tanto para o comprador, quanto para o vendedor. Então para alavancar suas vendas na crise você precisa:
É possível realizar essas ações de maneira progressiva ou por uma força tarefa, mas é fundamental organizar e registrar todas as informações. Para isso, busque uma ferramenta adequada à estrutura de sua empresa.
Aqui, você pode utilizar a tecnologia como sua aliada. Você pode utilizar desde uma planilha de vendas até um software CRM, dependendo da sua demanda e do tamanho da sua empresa. Independente da ferramenta escolhida, é necessário mantê-la atualizada, pois é dela que serão extraídos os resultados de cada etapa para análise e decisões.
Investimento é a melhor expressão quando descrevemos a aquisição de uma ferramenta de vendas e relacionamento. Você está investindo para vender mais, ou, focando nas ações que trazem mais resultados?
Para isso, você pode ter o auxílio de ferramentas que podem ser bastante úteis na aproximação com o cliente até a fidelização. O CRM (Customer Relashionship Management) é um software que realiza a gestão de relacionamento com o cliente, dando diretrizes sobre como está sua relação com seus leads.
Ao procurar um CRM, analise seu processo de vendas, talvez sejam necessários ajustes, já que todas as fases precisam ser contempladas na ferramenta para um registro completo. Porém, mesmo com a necessidade de ajustes, o uso de um CRM traz muitos benefícios e otimizações, como:
Ainda tem dúvidas que um CRM pode manter ou impulsionar as vendas na crise?
Então confira nossas dicas para aumentar o número de oportunidades de negócio, usando um CRM como ferramenta:
A essência desta ferramenta é o relacionamento que resulta em vendas. Boas práticas podem impulsionar e promover estes ganhos:
Você pode começar a aplicar algumas das dicas ainda hoje. Compartilhe com a equipe a importância do uso de uma ferramenta CRM e discutam novas ideias para entender, adequar e apresentar seu produto ou serviço.
Determine metas e opte por uma ferramenta que venha contribuir para alcançá-las. Um bom CRM pode se tornar o melhor parceiro para impulsionar suas vendas, inclusive em tempos de crise!
Para que você possa vender o ano todo, mesmo durante períodos difíceis, você precisa ter além das ferramentas certas, um monitoramento constante dos resultados que você vem alcançando. Por meio desta mensuração, você saberá se está realmente atingindo suas metas e se as suas estratégias estão gerando retorno.
A WebMais desenvolveu alguns recursos para te ajudar nesta tarefa! Além do CRM, onde você pode registrar todo o processo de relacionamento e funil de vendas dos seus clientes, o ERP ainda conta com recursos como o app força de vendas, portal B2B e integração com ecommerce Tray.
Você ainda possui acesso a relatórios de evolução de faturamento, onde é possível visualizar o intervalo de dias entre as compras dos seus clientes e se o faturamento vem aumentando ou reduzindo. Descubra como o ERP WebMais pode te ajudar a vender mais e melhor!
Descubra como aplicar novas estratégias de gestão na sua empresa!