O controle financeiro é uma das mais importantes atividades exercidas pelo gestor, especialmente em momentos de instabilidade econômica. É preciso planejar onde serão aplicados os recursos financeiros que a empresa conquista e tentar reduzir custos, além de controlar de perto as entradas e saídas de dinheiro, já que essas práticas garantem que a empresa se mantenha saudável financeiramente.
Existem diversas ferramentas que otimizam e garantem a consistência do processo de gestão, que ajudam os administradores a entenderem o cenário financeiro do negócio e assim planejar seus próximos passos. Uma dessas ferramentas é o fluxo de caixa, e hoje queremos falar por aqui como esse controle é importante para manter sua empresa saudável, principalmente em tempos de crise.
Segundo o SEBRAE o fluxo de caixa é “um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. É de fácil elaboração para as empresas que possuem os controles financeiros bem organizados, ele é utilizado para controle e, principalmente, como instrumento na tomada de decisão.”
A partir desta definição, entendemos que o fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão, onde permite ao gestor conferir as entradas e saídas atuais e futuras da empresa. Apresentando dessa forma o cenário financeiro do negócio e participando do processo de tomada de decisão.
Com a realização do fluxo de caixa e apuração dos saldos futuros, o controle financeiro pode acontecer de forma mais simplificada e realista! Dessa forma o gestor tem consciência de quanto poderá ou não gastar, baseado nas receitas futuras apontadas nesse tipo de relatório.
O fluxo de caixa é uma ferramenta importante não só para o controle e gestão financeira, mas também para a tomada de decisões!
Ele funciona como um mapa do cenário financeiro da empresa. As informações contidas neste documento guiam o gestor através da relação de despesas fixas e variáveis, pois apresenta a previsão de entradas referente a faturamentos e receitas da empresa.
Com este mapa em mãos, a administração do negócio pode então prever o saldo final do exercício. Essa informação pode servir de guia para diversas decisões e planejamentos da empresa.
O saldo será negativo? O que poderemos fazer para contornar essa situação? Reduzir custos e despesas? Elaborar estratégias de vendas para aumentar o faturamento?
Mas e se o saldo aparecer positivo? Poderemos investir na estrutura da empresa? Ampliar orçamentos de marketing e vendas? Ou vamos manter o saldo como capital de giro?
Percebeu como existem muitas possibilidades de ações e decisões que podem ser tomadas a partir da estruturação do fluxo de caixa? Por isso esta ferramenta é tão importante para a gestão financeira e planejamento estratégico da empresa!
Para reforçar ainda mais a importância desta ferramenta, listamos mais alguns motivos para que você se preocupe em manter seu fluxo de caixa sempre atualizado, são elas:
Como já falamos, o fluxo de caixa é o seu aliado para tomar diversas decisões, seja para realizar um investimento ou na retenção de despesas. Ele pode funcionar como um relatório gerencial e com isso, você pode criar um controle de contas e deixar previamente definido o que poderá ser retirado sem que prejudique a sua operação, como festas e confraternizações.
Dar férias coletivas para seus colaboradores também gera um impacto positivo em seu fluxo de caixa, afinal, você terá uma economia com refeições e transporte e o trabalhador ainda tem o seu descanso sem ser prejudicado.
Você ainda pode conversar com seus fornecedores para ganhar um pouco mais de prazo. Se de um lado não é possível apertar suas contas a receber, você pode ter uma maior chance de negociar prazos com seus fornecedores. Se o problema for dívida com bancos, procure estender o prazo ou aumentar o número de parcelas. Quando as atividades voltarem ao normal, você poderá, depois de uma análise do fluxo, proceder com amortizações de empréstimos mais generosas.
Lembre-se: É importante manter seu CNPJ livre de restrições de créditos e de impostos atrasados. Isto é ainda mais importante para empresas que precisam constantemente de certidões para participação em concorrências.
A criação do fluxo de caixa depende do empenho e dedicação dos gestores. Mesmo que ele seja feito de forma automatizada, a partir de um Software ERP como o que a WebMais oferece, sempre será preciso alimentar o sistema com informações reais e atualizadas.
E, principalmente, é preciso comprometimento e atenção caso você decida criar e manter seu fluxo de caixa de forma manual. Comprometimento para atualizar o documento diariamente, com a compensação de recebimentos e pagamentos. E atenção no sentido de lançar de forma correta todos os dados, garantindo assim que a ferramenta apresente a realidade financeira da empresa.
Separamos alguns dados e tarefas importantes para você levar em conta antes de realizar seu fluxo de caixa, garantindo assim uma maior eficiência.
A base do fluxo de caixa está no controle das entradas e saídas financeiras da empresa. Dessa forma é preciso levantar quais são as receitas e despesas do período atual e também as futuras!
Após levantá-las, é hora de dividir as receitas e despesas em grupos, subgrupos ou até mesmo em Centros de Custo, pois, além de organizar o relatório, o gestor vai conseguir saber onde está concentrado o volume maior de entradas e saídas do caixa.
O fluxo de caixa é um documento que precisa ser atualizado constantemente, levando em consideração cada compra e venda realizada, pois dependendo do sistema utilizado, esta atualização poderá acontecer automaticamente.
No entanto, evite ser muito otimista quanto às previsões de receitas e despesas. Tenha em mente que alguns clientes podem não realizar o pagamento da data, ou mesmo ficar inadimplentes, já que estamos vivendo um período de crise.
Analise e acompanhe o seu fluxo de caixa, agindo de forma proativa, pois caso algum imprevisto aconteça pode acabar refletindo na gestão financeira da empresa. Agora que você já conhece a importância do fluxo de caixa para gerir seus recursos durante a crise, conheça também outras soluções de controle financeiro que o ERP WebMais oferece para sua empresa!
Um dos maiores desafios para as empresas, principalmente em momentos de crise, é manter as contas em dia. Para isso, é fundamental que o seu fluxo de caixa esteja sempre atualizado, com um controle preciso de todas as entradas e saídas.
O surgimento de novas tecnologias e com uma acessibilidade cada vez maior, a grande maioria dos negócios, de pequeno a grande porte, vem se beneficiando e acabam investindo em controles automatizados para ajudarem na gestão.
Pensando nisso, a WebMais desenvolveu um sistema ERP, com um módulo específico para o controle do fluxo de caixa do seu negócio, permitindo um acompanhamento de todos os recebíveis e compromissos por meio de relatórios e gráficos, agilizando a gestão e tornando suas decisões mais assertivas.