Você sabe como calcular lucro? Fazer essa conta é muito importante para entender a situação financeira da empresa, precificar corretamente e tomar as melhores decisões para o futuro da empresa.
Entretanto, algumas pessoas ainda têm dificuldade para calcular a margem de lucro de um produto ou serviço e saber se os preços praticados são realmente vantajosos para o negócio.
Para ajudar você a entender como calcular o lucro da sua empresa, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o tema!
A margem de lucro de um produto é a representação do que a empresa lucra com a sua venda. Por isso, conhecer esse indicador é fundamental para uma precificação correta e, claro, para aprender como calcular o lucro real de um negócio.
O lucro é o ganho que a empresa tem a partir de uma transação comercial ou econômica. Ele é o retorno positivo da diferença entre as receitas com a venda e os custos totais para a sua produção.
Já o prejuízo é o contrário — o retorno negativo, que acontece quando os custos de produção são maiores do que a receita obtida com a venda.
Saber como calcular o lucro é essencial para manter equilibradas as finanças da empresa. Afinal, quando ele não existe, a empresa está operando no prejuízo ou no zero a zero – e esse não é o objetivo de nenhum empresário!
O lucro deve ser o foco do empreendedor. Se concentrar apenas no faturamento, ou seja, nos números obtidos com as vendas, é um grande erro. Afinal, a depender dos custos da empresa, toda a receita das vendas pode ser direcionada para a cobertura desses gastos.
Na prática, faturar muito não é o mesmo que lucrar muito!
Existem três tipos de margem de lucro: a Margem de Lucro Bruto, a Margem de Lucro Operacional e a Margem de Lucro Líquido.
A margem de lucro bruto é o percentual de retorno sobre um investimento. Esse indicador é importante para mensurar a rentabilidade de um negócio e o impacto dos custos no resultado financeiro da empresa.
Indica o impacto das despesas operacionais na lucratividade final do negócio. Saber como calcular lucro operacional é importante para entender os resultados operacionais da empresa, especialmente quando é necessário demonstrar esses resultados para gestores e investidores.
É importante lembrar que as despesas operacionais são aquelas que não estão diretamente ligadas à produção.
Já a margem de lucro líquida representa quanto a empresa lucra para cada real de receita obtida pela venda de um produto ou serviço. Para esse cálculo, são considerados todos os tipos de despesas – de produção, operação e venda.
Se você quer aprender como calcular o lucro bruto, é preciso aplicar a seguinte fórmula:
Lucro Bruto = Receita Total – Custos Variáveis
Já para calcular o lucro líquido, que é o resultado contábil final da empresa, a fórmula a ser aplicada é a seguinte:
Lucro Líquido = Receita Total – Custo Total
Já para calcular a margem de lucro bruta, você vai precisar ter feito o cálculo do lucro bruto, seguindo a fórmula que mostramos acima. Com esse valor em mãos, você vai aplicá-lo a essa outra fórmula:
Margem de Lucro Bruta = Lucro Bruto / Receitas Totais
A margem de lucro líquida, por sua vez, considera todos os custos da empresa, o que inclui impostos, tributos, encargos, aluguel, contas de consumo, despesas administrativas, etc.
Na prática, ela pode ser considerada como o lucro bruto menos a tributação e as despesas fixas e variáveis.
Para calcular a margem de lucro líquida, use a seguinte fórmula:
Margem de Lucro Líquida – Lucro Líquido (após impostos) / Receita Total x 100
A porcentagem de lucro ideal para cada empresa varia de acordo com uma série de fatores, inclusive o ramo de atuação. Por isso, é importante saber como calcular lucro da forma correta.
Para empresas de serviço, o ideal é lucrar a partir de 20%. Já para as indústrias, que trabalham com variáveis mais específicas, 8% já pode ser considerado uma boa margem.
Portanto, o que é considerado uma boa margem de lucro em um caso, pode ser considerado ruim em outro.
A margem de lucro também pode variar de acordo com as particularidades de cada empresa. Em alguns casos, os empresários resolvem diminuir a margem para tornar a empresa mais competitiva e, assim, ganhar mais pelo volume de vendas.
Ou seja, não existe uma margem de lucro ideal para as empresas, mas sim a ideal para cada empresa em determinado momento.
A margem de lucro permitida por lei depende da área de atuação da empresa. Para a área comercial, é permitida uma margem que varia de 15% a 20%. Já na indústria, é de 8% a 12%. No setor de serviços, a margem permitida é de 20% a 30%.
O passo mais importante para aumentar o lucro de uma empresa é a redução dos custos. Assim, o montante que sobra depois de abatidos das receitas todos os custos é maior.
Para reduzir os custos da empresa, diversas ações podem ser colocadas em práticas, como o corte de alguns gastos desnecessários, a pesquisa de preços no momento da compra e a negociação com fornecedores.
Mas também é possível aumentar o lucro aumentando as receitas. Para isso, você deve ter boas estratégias de marketing, oferecer produtos e atendimento de qualidade e fazer uma boa gestão de talentos.
Por fim, é importante deixar claro que a precificação correta é essencial para que uma empresa tenha lucro!
A lucratividade é um indicador de desempenho que aponta o ganho da empresa em relação às vendas que foram feitas em um determinado período. Enquanto o lucro é expresso de forma nominal, a lucratividade é um percentual.
Para calculá-la, você deve aplicar a fórmula:
Lucratividade = Lucro líquido / Receita Total x 100
A rentabilidade também é um percentual, mas ela relaciona o lucro ao valor investido diretamente na empresa.
Para calcular a rentabilidade, use essa fórmula:
Rentabilidade = Lucro Líquido / Investimento no Negócio x 100
Saber como calcular o lucro da empresa é importante para todo empreendedor. Como você viu, esse cálculo ajuda a entender os resultados do negócio e a saber se os caminhos escolhidos estão sendo positivos.
Para uma gestão financeira ainda mais eficiente, além de saber como calcular esses indicadores, é importante contar com o auxílio de um sistema ERP, que permite a organização de todos os dados sobre a empresa e entrega relatórios completos em poucos minutos.
Dessa forma, além de evitar erros nos seus processos internos, você pode ter muito mais controle sobre as finanças e tomar decisões orientadas por dados sempre atualizados.
Descubra como aplicar novas estratégias de gestão na sua empresa!