Toda empresa que deseja se desenvolver e entregar resultados cada vez melhores precisa estar em constante melhoria. O CCQ é uma metodologia com esse objetivo.
Neste artigo, você vai entender como esses grupos funcionam, quais são as vantagens de criá-los na sua empresa e conferir um passo a passo para a implementação.
Para complementar, você pode agendar uma demonstração do ERP para indústrias da WebMais, e ver o CCQ funcionando, na prática!
Boa leitura!
CCQ, ou Círculo de Controle de Qualidade, é uma metodologia que tem o objetivo de identificar pontos de melhorias dentro de uma organização.
Essas melhorias podem ser as mais diversas — redução de custos, aumento da produtividade, diminuição de perdas, resolução de problemas pontuais e até a melhoria do ambiente organizacional como um todo.
A metodologia envolve um conjunto de atividades realizadas por um grupo de colaboradores da empresa, geralmente voluntários.
Essas pessoas se reúnem em uma determinada frequência para conversar sobre as melhorias a serem implementadas e suas possíveis soluções.
Nessas reuniões podem ser discutidos temas como motivação do time, identificação de riscos, desenvolvimento de liderança, comunicação, treinamentos, etc.
Os CCQs não são novidade no mundo corporativo — eles existem desde a década de 1950, quando foram criados por W. Edwards Deming. Mas quem popularizou a metodologia foi a Toyota, que se interessou pela ideia e começou a usá-la dentro da organização.
A partir daí, várias outras empresas adotaram o Circuito de Controle. Em 1978, havia mais de um milhão de CCQ operando, com 10 milhões de trabalhadores envolvidos. E isso tudo somente no Japão!
No Brasil, o Círculo de Controle de Qualidade começou a ser usado em 1971, por empresas como Johnson & Johnson, Volkswagen e Embraer. Na década de 1980, o conceito se tornou ainda mais popular e, em 1990, ele se consolidou na rotina de empresas nacionais.
Como você já sabe, o objetivo do CCQ é identificar pontos de melhoria e encontrar soluções. Para isso, os grupos seguem alguns propósitos fundamentais:
Implantar o Círculo de Controle de Qualidade na sua empresa pode trazer uma série de benefícios — afinal, toda melhoria é feita com o objetivo de fazer a empresa produzir mais e melhor, com o menor custo possível.
Os funcionários da empresa são as melhores pessoas para identificar problemas na gestão de produção, pois são eles que estão no chão de fábrica, vivenciando o dia a dia da produção.
Portanto, é natural que, quando eles se juntem, seja mais fácil identificar problemas e entender quais precisam ser solucionados primeiro.
As pessoas que lidam com os problemas são as mais indicadas para resolvê-las. Como o CCQ é composto por pessoas das mais variadas áreas da empresa, é possível encontrar soluções para diversos tipos de problemas.
Além disso, pessoas que trabalham na solução do problema têm menos resistência às mudanças que, muitas vezes, precisam ser implementadas como solução.
As discussões são excelentes oportunidades para que pessoas com atribuições parecidas na rotina de trabalho discutam suas práticas e entendam quais são as mais efetivas.
Fazer um brainstorming de ideias é o primeiro passo para encontrar as melhores soluções.
E, como o Círculo de Controle é composto por pessoas diferentes, não é nenhuma surpresa que nesses encontros surjam muitas possibilidades, aumentando o leque de possíveis soluções.
Quem vive o problema todos os dias consegue solucioná-lo de forma muito mais prática. Se uma pessoa de outra área recebesse essa incumbência, provavelmente gastaria mais tempo analisando a situação e pensando em possíveis soluções.
Por isso, o CCQ é uma ótima forma de encontrar soluções simples e práticas.
O Círculo de Controle é uma metodologia muito importante para a produtividade da empresa, seus bons resultados financeiros e também para o bem-estar dos funcionários. Isso acontece porque ele soluciona os seguintes problemas:
Agora que você já sabe o que é CCQ e quais são os seus benefícios para a organização, vamos falar sobre a sua implementação.
O primeiro passo é conscientizar o time sobre a importância da formação do grupo — isso pode ser feito por meio de palestras, debates e workshops sobre o tema.
Depois, é hora de formar os grupos e eleger líderes para cada um deles e, então, definir datas para os encontros.
Também é indicado definir previamente quais temas cada grupo irá trabalhar. Isso vai depender da quantidade de grupos formados e do volume de problemas já identificados para serem resolvidos.
Por fim, cada grupo deve desenvolver um cronograma de atividades e fazer o máximo para cumpri-lo!
Os grupos de Círculo de Controle de Qualidade podem usar quaisquer ferramentas que julguem úteis, desde um simples caderno até softwares elaborados, como um ERP industrial.
Essas são as ferramentas mais comuns:
Por fim, não podemos deixar de falar sobre a importância de medir o desempenho dos grupos de CCQ e analisar os resultados que estão entregando. Assim como os processos da empresa, os grupos devem passar por constantes melhorias.
Caso se tornem improdutivos, é necessário encontrar soluções, que podem envolver o convite a especialistas, adição de novos membros e treinamentos.
Descubra como aplicar novas estratégias de gestão na sua empresa!