5 dicas para um planejamento comercial eficaz

equipe realizando um planejamento comercial eficaz para a sua empresa

Você que acompanha o nosso blog, já deve ter percebido que o tema vendas está sempre presente por aqui, já que esta é uma das principais atividades de todas as empresas. Afinal, para que os negócios prosperem e cresçam, é preciso vender, não é mesmo?

O motivo da sua importância é simples: No fim do dia, todos os esforços para garantir o lucro da empresa se resumem a vender, então ter um planejamento comercial eficaz é fundamental.

Para que a sua empresa continue a vender cada vez mais, é primordial que você faça um planejamento comercial. Mas por onde começar? Continue lendo nosso artigo e descubra como fazer seu plano e algumas dicas essenciais para que ele gere bons resultados!

O que é um planejamento comercial

Lançar um produto e ficar na torcida para que ele seja um sucesso de vendas normalmente não funciona, certo? São tantas ofertas no mercado que o seu produto pode acabar passando despercebido pelo seu público-alvo.

Com base nisso surge o planejamento comercial, que tem por objetivo otimizar os resultados de vendas das empresas. Assim, o planejamento de cada empresa será diferente, já que ele leva em consideração as particularidades de cada setor, produto e público.

Resumidamente, o planejamento comercial é uma ferramenta de organização e otimização, baseada em um estudo detalhado do que deve ser realizado por uma empresa, para assim atingir seus objetivos de vendas.

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Importância do planejamento comercial

A maioria das pessoas acabam confundindo o planejamento comercial com o planejamento estratégico da empresa, o que pode acabar por desmerecer o planejamento comercial.

A real importância deste planejamento é um correto direcionamento do seu time de vendas. Por meio  deste planejamento você conseguirá medir seus resultados de acordo com as metas estabelecidas.

Afinal, é no planejamento comercial que irão constar informações fundamentais, como desenvolvimento, novas oportunidades para o gerenciamento do negócio e criação das ações. Além disso, pode ser muito importante para atrair novos investidores e parceiros.

5 dicas para ter um planejamento comercial eficaz

Agora que você já entendeu o que é um planejamento comercial e qual a sua importância para as empresas, trouxemos 5 dicas matadoras para que você desenvolva seu planejamento da melhor forma. Vamos lá?

Conheça seu negócio

Antes de tudo, você precisa conhecer a fundo o negócio, o mercado de atuação e o público alvo da sua empresa, afinal, todas as informações que você puder levantar serão muito importantes para desenvolver e aplicar seu planejamento. A sugestão aqui é que você utilize a matriz SWOT para organizar todas as informações. 

A matriz SWOT é uma ferramenta muito utilizada no planejamento estratégico de diversos negócios, onde são listadas as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Com isso, você terá uma visão clara e sistêmica da sua empresa, conseguindo identificar e analisar de forma fácil quais ponto focar e criar objetivos a serem atingidos.

Defina seus objetivos

Depois de realizar o diagnóstico da situação da sua empresa com a matriz SWOT, é chagada a hora de definir os objetivos que você quer alcançar com o planejamento, levando em consideração todas as informações levantadas. 

Nossa dica aqui é a seguinte: estabeleça objetivos alcançáveis, ou seja, não adianta ter um objetivo de aumentar seu faturamento em 200% em uma semana. Seus objetivos precisam ter constância, caso contrário sua equipe poderá ficar sob pressão e acabar frustrada.

Defina estratégias

Neste momento, você vai detalhar como pretende atingir os objetivos que foram propostos na etapa anterior. Existem ferramentas bastante simples que podem te ajudar nesta tarefa, como o 5W2H.

Esta ferramenta é muito utilizada para registrar de maneira organizada e planejada como serão efetuadas as ações, assim como por quem, quando, onde, porquê, como e quanto irá custar para a empresa. ele pode ser feito em uma planilha, bem simples de ser atualizada.

Defina indicadores

Você só vai saber se o seu planejamento está dando os resultados esperados se contar com ferramentas que ajudarão a analisar se o que foi planejado está sendo executado e quais resultados estão sendo obtidos com cada uma das ações.

Com isso, você saberá se as estratégias estão dando resultado e, caso contrário, você tem tempo hábil para realizar mudanças e alcançar os objetivos do seu planejamento.

Distribua as tarefas

Planejar é fundamental, mas colocar a mão na massa também faz parte do sucesso. Para executar o planejamento com sucesso, é preciso escolher os profissionais que estarão envolvidos. Direcione as tarefas a serem realizadas de acordo com as habilidade de cada colaborador.

Caso algo não esteja correndo como o esperado, faça substituições ou troca de atividade. O importante aqui é que todas as tarefas corram bem e dentro do esperado.

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Erros mais comuns no planejamento comercial

Saber os erros mais cometidos é tão importante para que o seu planejamento comercial seja eficaz como saber as melhores dicas e por onde começar, certo?

Pensando nisso, separamos os 3 maiores erros cometidos no planejamento comercial.

Desvalorizar a atual situação do seu negócio

Um dos maiores erros dos negócios e montar todo um planejamento comercial sem buscar entender a real situação da empresa e do mercado em que ela está inserida.

Sem que se tenha tido um entendimento correto de todo o entorno da empresa é muito difícil acertar no planejamento e dificilmente ele trará resultados positivos.

Não engajar seus colaboradores

O maior ativo das empresas são as pessoas, e por isso elas precisam estar sempre engajadas em seus papéis. Uma forma de cativar seus colaboradores é envolvendo-os no planejamento. Sempre que possível, deixe claro o papel de cada um para que os objetivos sejam alcançados, assim todos se esforçaram para que tudo dê certo!

Não acompanhar os indicadores

Independente do tamanho, acompanhar os indicadores é fundamental para saber se o planejamento está no caminho certo. Para isso é importante contar com um sistema de gestão que possa fornecer relatórios completos para um acompanhamento seguro e eficaz dos objetivos propostos no planejamento.

Pensando nisso, a WebMais Sistemas conta com um ERP completo, com vários relatórios para você acompanhar de perto às metas do seu time de vendas! Peça já uma demonstração!

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Sanon Matias

Fundador da WebMais Sistemas, Sanon Matias Fortunato possui mais de 25 anos de experiência em diversas vertentes das tecnologias e gestão empresarial, com ênfase em Indústria e Distribuição.

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