o que é um erp web?

O Que É ERP Web, Para Que Serve E Principais Vantagens

Imagem de Sanon Matias

Você sabe o que é um ERP Web? É um sistema de gestão que funciona com base em Cloud Computing, ou seja, na computação em nuvem

Esse modelo é cada vez mais popular entre as empresas por trazer inúmeras vantagens, como maior segurança e menos custos.

Neste artigo, você vai entender melhor como funciona o ERP Web, qual a sua diferença para os outros sistemas e benefícios que oferece. No final, também vai conferir as nossas dicas para escolher o melhor sistema ERP para o seu negócio.

Prefere pular direto para a ação? Agende uma demonstração gratuita e personalizada do ERP WebMais e saiba como a ferramenta vai otimizar seus resultados. 

Agora, vamos seguir com a leitura!

gestão mais eficiente com nosso erp na nuvem

O Que É Software ERP Web?

O ERP Web é um sistema de gestão de empresas baseado em Cloud Computing. 

Isso quer dizer que ele funciona com base na computação em nuvem. Assim, o ERP dispensa a instalação em uma máquina e a construção de uma infraestrutura completa de banco de dados.

Todos os recursos de um ERP Web são acessados via internet, por meio de um aplicativo ou até mesmo pelo próprio navegador. 

Assim, quem fica responsável pelo funcionamento do ERP é o provedor — ele fornece manutenções, atualizações e, em alguns casos, backups automáticos.

Para Que Serve Software ERP Web?

O ERP Web tem as mesmas funções de um ERP qualquer – facilitar a gestão empresarial por meio do armazenamento e organização de informações sobre o negócio. 

As funcionalidades específicas dependem de cada sistema. Mas é comum que a maioria dos sistemas tenha módulos voltados para gestão de finanças, vendas, compras, contabilidade, estoque e pessoas.

De modo geral, podemos dizer que um ERP serve para:

  • Simplificar processos operacionais;
  • automatizar atividades de rotina;
  • facilitar a gestão do estoque;
  • organizar informações sobre fornecedores e clientes;
  • ajudar no controle financeiro;
  • trazer mais segurança para as informações;
  • permitir uma gestão integrada.
conheça o erp mais completo

Como Funciona ERP Web?

A principal característica do ERP Web é que ele usa a computação em nuvem para armazenar dados. Assim, sempre que um usuário quiser acessar o sistema, basta abrir o navegador ou aplicativo e fazer login na página do sistema para operar o software.

Isso permite que as informações sejam registradas, atualizadas e visualizadas a qualquer hora, em qualquer lugar. É que o acesso ao sistema não depende da instalação de programas em máquinas.

E essa é a principal diferença entre o ERP Web e o ERP On-Premise, que é o sistema ERP instalado em uma máquina. Sendo assim, para acessá-lo, é preciso utilizar uma máquina que tenha o software instalado.

Além disso, quem fica responsável pela manutenção do ERP On-Premise é a empresa. Ela deve providenciar toda a estrutura física de equipamentos e servidores, além de cuidar da manutenção, atualização e backups.

Quais As Vantagens De Um ERP Web?

Como falamos no começo deste artigo, o ERP Web vem ganhando espaço no mercado. Hoje em dia, já é considerado a opção preferida dos empresários, pois traz uma série de benefícios. Conheça os principais!

Mobilidade

A possibilidade de acesso ao sistema de qualquer dispositivo com internet permite a mobilidade da operação e traz mais flexibilidade para o trabalho. 

Hoje em dia, a possibilidade de acessar informações valiosas a qualquer hora e em qualquer lugar é essencial para os negócios. Isso é ainda mais evidente após as mudanças trazidas pela pandemia.

Além disso, essa característica permite que gestores possam tomar decisões embasadas em dados mesmo em situações fora do comum. Isso inclui quando não estão nas instalações da empresa, especialmente em casos de imprevistos.

Segurança

A empresa que adota um ERP Web não precisa investir na segurança de dados. Isso porque, como falamos, a segurança das informações é responsabilidade do provedor contratado.

Dessa forma, além de ter profissionais especializados cuidando da segurança dos dados, você também evita perda de informações importantes decorrentes de quebra ou falhas em equipamentos.

Outro ponto que reforça a segurança da informação na utilização do ERP Web é que muitos provedores oferecem a possibilidade do backup automático. 

Fácil De Mexer

Cada vez mais, os fabricantes de ERP Web vêm investindo na experiência do usuário. E o resultado são sistemas mais intuitivos, simples e fáceis de operar – tudo isso sem abrir mão da capacidade do sistema de realizar operações complexas.

vantagens do erp web

Investimento Menor

Adotar um software ERP Web é muito menos dispendioso do que investir em um software On-Premise. 

Afinal, ele não exige a compra de equipamentos, como servidores, e nem a contratação de mão de obra especializada em manutenção e segurança da informação. Como já falamos aqui, tudo isso fica sob responsabilidade do servidor.

Além do mais, o custo da licença para usar o sistema também é menor no caso do software ERP. Normalmente, eles funcionam num sistema de assinaturas, em que a empresa paga mensalmente um valor cobrado por quem fornece o software.

Isso é muito mais barato do que licenças de softwares On-Premise, que costumam ser vitalícias.

Escalabilidade

Outra vantagem do ERP Web é que ele tem total capacidade de acompanhar o crescimento da sua empresa. 

Você paga somente pelo volume de processamento e armazenamento que precisa a cada momento do negócio. Assim, caso a demanda aumente ou diminua, você pode mudar a contratação para cortes maiores ou menores.

Como Escolher O Melhor ERP Web?

Depois de decidir pela adoção de um ERP Web para a sua empresa, ainda é preciso analisar as opções disponíveis no mercado. Então, será necessário adotar aquela que melhor se encaixa nas necessidades do seu negócio.

Essas são algumas dicas para você fazer a melhor escolha:

  • Prefira softwares voltados para o seu setor de atuação, pois eles podem trazer funcionalidades e campos específicos, que facilitam ainda mais o trabalho;
  • pesquise sobre a empresa desenvolvedora do sistema;
  • priorize ERPs com uma boa equipe de suporte e que usem servidores confiáveis;
  • verifique a complexidade da implementação;
  • conheça bem as necessidades da sua empresa;
  • analise seu orçamento;
  • garanta que os sistema seja personalizável;
  • saiba quantos usuários são permitidos;
  • certifique-se de que o sistema é seguro.
erp em nuvem completo e seguro

Conclusão

O ERP Web funciona com base na computação em nuvem, e, por isso, é mais seguro, flexível, prático e econômico. O ERP Webmais é um exemplo de ERP Web e sua ação é voltada para indústrias e distribuidoras.

O sistema é completo, customizável e traz relatórios precisos que podem ser acessados a qualquer hora, para uma tomada de decisão orientada por dados. 

Entre em contato e entenda como a ferramenta vai facilitar a sua gestão e otimizar seus resultados. Experimente agora.

Deixe um comentário