gráfico de gantt: saiba o que é e como funciona

O Que É Gráfico De Gantt, Como Funciona E Dicas Para Montar

Imagem de Sanon Matias

O Gráfico de Gantt é uma ferramenta visual de gerenciamento de projetos, que ilustra um plano e auxilia as equipes na obtenção de maior controle sobre as suas etapas.

Esse tipo de gráfico, também chamado de Diagrama de Gantt, é útil em quase todos os setores da economia, e muito utilizado nas mais diversas áreas da indústria.

Neste conteúdo, você vai entender como o Gráfico de Gantt funciona e como ele pode ajudar o seu time a ser mais produtivo, além de entender quais são as suas implicações na prática e os seus pontos fortes e fracos. Acompanhe!

O Que É Gráfico De Gantt?

O Gráfico de Gantt é um gráfico de barras que ilustra o cronograma de um projeto. Ele pode ser usado para planejar projetos de diferentes tamanhos e com diferentes etapas. 

O seu principal objetivo é mostrar quando cada etapa deve começar e terminar, além de indicar a ordem em que devem ser cumpridas.

Para Que Serve O Gráfico De Gantt?

Analisando um Gráfico de Gantt, é possível saber:

  • a data de início e de término de um projeto;
  • as tarefas que devem ser realizadas;
  • a duração de cada uma delas;
  • quem está trabalhando em cada tarefa;
  • quando cada tarefa começa e termina;
  • como as tarefas se agrupam, se sobrepõem e se vinculam umas às outras.

Qual A Origem Do Gráfico De Gantt?

O Gráfico de Gantt é usado desde o início do século XIX. No entanto, naquela época, o diagrama ainda não tinha o nome pelo qual é conhecido atualmente – se chamava Harmonogram.

Foi no século XX que o americano Henry Gantt se inspirou no modelo para criar o gráfico como conhecemos hoje. Na época, a sua intenção era evitar atrasos na produção das fábricas, auxiliando os supervisores industriais.

Hoje, além das indústrias, o Gráfico de Gantt também é utilizado na gestão de projetos de outros tipos de empresa, como as de tecnologia, comunicação e escritórios em geral. 

Quais As Vantagens Do Gráfico De Gantt?

vantagens e desvantagens do gráfico de gantt

O Gráfico de Gantt tem uma grande vantagem que é a facilitação da criação de planos complexos, principalmente aqueles que envolvem várias equipes e diferentes prazos. 

Veja, a seguir, outros benefícios que o diagrama pode trazer para quem o utiliza:

  • Oferece uma visão geral sobre o projeto: o gráfico funciona como um roteiro do projeto, listando todas as suas etapas, duração e datas previstas para começar e terminar. 

Por ter um formato bastante visual, é possível ter um panorama sobre tudo isso muito rapidamente;

  • Mostra a relação entre as tarefas: ao estipular datas e dependências, é possível entender como cada parte do trabalho afeta as demais, o que ajuda a identificar e resolver conflitos antes mesmo do início da execução das tarefas;
  • Ajuda a distribuir as responsabilidades: por ser muito visual, é possível utilizar o Gráfico de Gantt para distribuir as tarefas entre os membros, usando, por exemplo, diferentes cores para cada pessoa;
  • Facilita o monitoramento do andamento do projeto: o gráfico facilita o acompanhamento dos gestores e permite que toda a equipe visualize e ordene suas tarefas diárias com base nas informações apresentadas pelo diagrama.

Quais São As Desvantagens Do Gráfico De Gantt?

Por outro lado, o Gráfico de Gantt traz consigo alguns desafios que fazem com que essa nem sempre seja a ferramenta ideal para o seu projeto, por isso, antes de adotá-la, é preciso conhecer também as suas desvantagens:

  • Configuração demorada: criar um Gráfico de Gantt nem sempre é uma tarefa simples, ainda mais quando o projeto envolve muitas etapas;
  • Dificuldade de acrescentar detalhes: depois de pronto, não é tão simples acrescentar novos detalhes ou apresentar possíveis mudanças nos planos.

Como Fazer Um Gráfico De Gantt

Depois de analisar as vantagens e desvantagens do Gráfico de Gantt, se você decidir que essa é a melhor ferramenta para acompanhar o seu projeto, é hora de colocar a mão na massa e começar a criar o seu diagrama.

Veja, no passo a passo, como fazer isso:

  1. Liste as atividades: uma dica é quebrar atividades grandes em diversas atividades pequenas, para facilitar o acompanhamento de cada uma;
  1. Identifique as relações entre elas, indicando quais precisam que outras sejam concluídas para que sejam iniciadas;
  1. Determine o prazo e os responsáveis;
  1. Defina o formato do seu gráfico: ele pode ser feito manualmente, com post-its, ou digitalmente, com planilhas. Também existe a possibilidade de usar um sistema ERP!

Excel

Se você não quer criar o seu Gráfico de Gantt manualmente, uma das opções é usar o Excel ou outro programa gerador de planilhas para isso. Você pode criar fórmulas e gráficos dinâmicos para mostrar o tempo de cada tarefa e a porcentagem de execução.

ERP

Com um ERP completo, você consegue criar o Gráfico de Gantt automaticamente. Para isso, basta listar as tarefas, colocar datas de início e término e cadastrar outras informações importantes, como a pessoa responsável e relação entre tarefas.

Com isso, o sistema desenha o diagrama e o entrega pronto para você. 

Como Usar Um Gráfico De Gantt?

O Gráfico de Gantt pode ser usado de diferentes formas. 

Na gestão de projetos, ele serve para indicar quais atividades devem ser executadas e a relação de precedência entre elas. Assim, todos conseguem visualizar as suas responsabilidades e prazos.

Já na linha produtiva, o diagrama é adotado para analisar gargalos, identificar máquinas com ociosidade e até para auxiliar no processo de compra de insumos.

Quais São As Partes De Um Diagrama De Gantt?

A estrutura do Diagrama de Gantt é simples, tendo apenas três partes:

  • O eixo vertical, que indica as atividades ou tarefas a serem realizadas;
  • O eixo horizontal, que indica o tempo;
  • As barras de atividades, que marcam o período em que cada uma delas deve ser desenvolvida.

Exemplos De Diagrama De Gráfico De Gantt

Quer ver como o Gráfico de Gantt funciona na prática? Separamos a seguir alguns exemplos de aplicações!

Gantt chart

Conclusão

O Gráfico de Gantt é uma ferramenta simples, mas muito útil, e que pode trazer diversas vantagens para quem a utiliza. 

Para proporcionar uma gestão ainda mais eficiente, é importante combinar o diagrama com outras ferramentas, como um sistema ERP, por exemplo — onde todas as informações sobre a empresa são registradas, organizadas e transformadas em relatórios com dados importantes para o planejamento dos próximos projetos!

Deixe um comentário