Como montar a política de estoque ideial para seu negócio

Passo A Passo Para Criar Uma Política De Estoque

Imagem de Sanon Matias

Estar em todos os setores da sua empresa ao mesmo tempo é impossível. Sendo assim, é fundamental que cada setor saiba se comportar diante das diversas situações na rotina corporativa. É aí que entra a política de estoque.

Essa documentação estabelece a base de todos os processos de armazenagem e ajuda na resolução de boa parte dos problemas quando alinhada a uma equipe comprometida.

Se você ainda não tem uma política de estoque bem definida e documentada, é hora de mudar essa realidade para todas as áreas do negócio funcionarem em harmonia. Então, confira todas as orientações a seguir para criá-la!

Precisa de ajuda para coletar informações e montar sua política de estoque? Conte com o ERP WebMais! Agende uma demonstração gratuita e veja como o sistema simplifica sua gestão.

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É Uma Política De Estoque?

A política de estoque é um conjunto de normas e práticas determinadas por uma empresa para controlar seu estoque com a quantidade certa de produtos. Além disso, também busca atender à demanda do mercado.

Ou seja, há definições sobre o momento certo para fazer novos pedidos, a frequência de reabastecimento e como lidar com produtos obsoletos ou excessivos.

Qual É O Objetivo Da Política De Estoque?

O objetivo de uma política de estoque é combinar a manutenção da competitividade da empresa com a satisfação dos clientes.

Ambos são atingidos quando a disponibilidade de produtos é garantida e as entregas são feitas sem atrasos devido à falta de estoque. Além de minimizar os custos com perdas e maximizar a eficiência operacional sem desperdícios ou excessos na armazenagem.

Ou seja, uma indústria de alimentos perecíveis precisa de uma política de estoque para diminuir as perdas devido à expiração do prazo de validade e as suas consequências.

Qual A Importância Da Política De Estoque?

Uma política de estoque eficiente não afeta somente a parte interna de uma empresa. É possível oferecer uma boa experiência aos clientes ao atender às necessidades com rapidez e sem falta.

Além disso, sabemos que um consumidor satisfeito permanece com o negócio por muito tempo e ainda o indica para outras pessoas. De certa forma, aumenta as suas vendas e receitas.

No entanto, não podemos negar que essa estratégia também ajuda muito na redução de custos associados à manutenção do estoque. Os principais são armazenagem, manuseio, seguro e perdas por obsolescência ou danos.

Além disso, ajuda a planejar e tomar decisões de forma mais eficaz. Isso, é claro, sempre com base em dados precisos sobre o estoque, a demanda do mercado e outros fatores relevantes.

Quais Os Aspectos Presentes Em Uma Política De Estoque?

Os elementos presentes em uma política de estoque envolvem:

  • Estabelecer os níveis mínimos e máximos de estoque para cada produto da empresa. Eles podem ser baseados na demanda do mercado, nas condições de fornecimento e em outros fatores relevantes;
  • Monitorar a quantidade de produtos estocados e identificar quando os níveis estão abaixo ou acima dos limites definidos, com a ajuda de um sistema de controle de estoque;
  • A previsão da demanda futura para cada produto com base em dados históricos, tendências do mercado, sazonalidade, entre outros;
  • O planejamento dos pedidos de reabastecimento programados com antecedência ou feitos sob demanda;
  • O gerenciamento de produtos que se tornam obsoletos por meio de liquidações;
  • O monitoramento de indicadores de desempenho, como o nível de serviço ao cliente, o tempo de ciclo de estoque e o custo de estoque, etc.

Quais Fatores Que Interferem Na Política De Estoque?

Existem vários fatores determinantes para formular a política de estoques. A seguir, conheceremos cada um deles.

Curva Abc

A análise da curva ABC ajuda a identificar quais itens de estoque são mais importantes e precisam de um nível mais alto. A política de estoque pode ser adaptada para atender a essas necessidades, garantindo que estejam sempre disponíveis.

(Ilusração)

A Curva ABC afeta seu estoque e outros setores da empresa

("CURVA ABC" e um gestor em cima, apontando para varias caixinhas que representam o estoque)

Estoque De Segurança De Matéria-Prima

Esse fator garante que a produção não seja interrompida devido à falta de matéria-prima. A política de estoque deve considerar a disponibilidade e definir um nível de estoque mínimo para garantir a continuidade do processo produtivo.

Estoque De Segurança De Produto Acabado

É necessário atender à demanda dos clientes e evitar atrasos na entrega. Para isso, o documento deve considerar o tempo de produção e entrega. Além disso, deve trazer as variações sazonais na demanda, para ter um nível adequado de produto acabado disponível.

Estoque De Segurança E Fornecedor

O estoque de segurança e o fornecedor estão interligados, pois um fornecedor confiável pode reduzir a necessidade de um estoque de proteção maior.

As diretrizes devem avaliar a confiabilidade do fornecedor e considerar a possibilidade de atrasos na entrega. Então, é preciso definir um nível adequado de estoque para minimizar os impactos negativos na operação da empresa.

Como Montar A Política De Estoque?

Para montar uma política de estoque eficiente, é necessário seguir algumas etapas importantes e simples que estão ao alcance de todos. Confira o passo a passo a seguir.

Monte Uma Curva Abc

A Curva ABC é uma ferramenta de gestão de estoque que classifica os itens em três categorias (A, B e C) com base em sua importância.

Analise os itens de estoque com base no volume e no valor das vendas e classifique-os em ordem de importância. Isso priorizará o estoque e concentrará esforços nos itens mais relevantes em termos financeiros.

Identifique Tendências

Analise os dados históricos de vendas e demanda para identificar padrões e tendências sazonais. Essa avaliação ajuda a prever a demanda futura e ajustar o estoque de acordo com as informações encontradas.

Mapeie Os Fornecedores

Identifique os fornecedores mais confiáveis e avalie a qualidade de seus produtos e serviços, as condições de entrega e preços. Sabendo disso, é possível alinhar os fornecedores com a política de estoque da empresa.

Defina Os Estoques Mínimo E Máximo

Defina os níveis de estoque mínimo e máximo para cada item de estoque, considerando a demanda prevista e o tempo de espera do fornecedor, além da Curva ABC. Assim, não haverá faltas ou excessos de armazenamento.

Calcule O Estoque De Segurança

O estoque de segurança é uma quantidade adicional de estoque mantido para evitar a falta de um item em caso de imprevistos. Calcule o estoque de segurança com base no tempo de entrega do fornecedor e na variabilidade da demanda.

Indique A Função De Cada Colaborador

É importante definir as funções e responsabilidades de cada colaborador envolvido na gestão de estoque, incluindo compras, recebimento, armazenamento e expedição.

Documente A Política De Estoque

Documente em uma planilha ou no seu software de gestão integrada todas as etapas da política de estoque. Dessa forma, você consegue embasar as decisões e facilita a comunicação entre todos, assim como evitar erros.

Treine A Equipe

De nada adianta ter boas práticas definidas se os colaboradores não as entenderem e não aplicarem no dia a dia. Então, treine a equipe para assegurar que todos estejam preparados para lidar com as situações descritas.

Atualize Constantemente

A política de estoque deve ser revisada regularmente para ser alinhada com as necessidades da empresa e as mudanças no mercado. Atualize-a sempre que necessário para ter eficácia na gestão de estoque.

Tecnologia que simplifica o controle de estoque de indústrias e distribuidoras
EXPERIMENTE O ERP WEBMAIS

Conclusão

É preciso ver a política de estoque como um investimento estratégico para o crescimento empresarial. Isso porque, quando bem definida, oferece o pleno funcionamento do negócio.

Felizmente, você aprendeu o passo a passo para montar o seu documento e aproveitar os seus benefícios. Agora, é só colocar em prática!

Nessa hora, que tal contar com o ERP da WebMais? Ele vai implementar e gerenciar a política de estoque por dar uma visão completa e em tempo real dos dados operacionais.

Dessa forma, equilibrará a disponibilidade de produtos e o mantimento dos níveis de estoque adequado. Agende uma demonstração gratuita do sistema e veja como ele atua para facilitar seu trabalho.

Deixe um comentário