saiba como aplicar o ppcp na sua empresa

Saiba O Que É PPCP, Benefícios E Como Colocar Em Prática

O PPCP é uma metodologia utilizada por empresas para organizar processos e, assim, entregar produtos e serviços de maior qualidade. Com isso, a gestão consegue definir e atingir objetivos relacionados à quantidade de produção, prazo de entrega e processos.

Dessa forma, é possível produzir de forma mais eficiente, entregando resultados melhores e diminuindo os custos de produção.

Neste artigo, você vai conhecer melhor o PPCP, a sua importância para o setor industrial e os seus pilares. Aqui também vamos trazer algumas dicas de como você pode implementar essas técnicas na sua empresa para alcançar melhores resultados.

Uma delas é utilizar o ERP WebMais. A ferramenta conta com módulos especiais que vão otimizar e agilizar sua produção de forma eficiente. Quer saber como? Agende uma demonstração gratuita e saiba mais. 

Agora, vamos para a leitura. Acompanhe!

aplique a metodologia ppcp na sua empresa

O Que É PPCP?

PPCP significa Planejamento, Programação e Controle de Produção, e é um conjunto de ferramentas utilizadas por empresas para planejar e controlar a utilização de recursos.

Além disso, o PPCP também ajuda a lidar com imprevistos e avaliar o nível de qualidade dos processos produtivos adotados.

Ou seja, o PPCP é um sistema responsável pelo gerenciamento de recursos da organização de forma eficiente, proporcionando maior controle sobre os processos.

Como Surgiu O PPCP?

Apesar de ser muito utilizado hoje em dia, o PPCP não é uma técnica nova. Os seus primeiros registros datam de 1785, na primeira Revolução Industrial, com o surgimento do tear. 

Foi nesse período que as pessoas começaram a fazer o mínimo de planejamento para a execução de suas atividades de trabalho.

Mas foi em 1924, quando Henry Ford desenvolveu a linha de montagem em massa, que surgiu a necessidade de colocar ainda mais ordem na produção. A ideia era usar a separação de etapas e definição de funções específicas para cada pessoa.

Em 1948, com o movimento toyotista, o PPCP passou por alguns aperfeiçoamentos e começou a se parecer mais com o modelo atual. 

E, na década de 1970, com a inserção de computadores nos ambientes produtivos, as ferramentas do PPCP se tornaram mais acessíveis.

Qual A Importância Da Demanda No PPCP?

Para que o PPCP funcione, é fundamental que a gestão entenda a demanda da empresa. Afinal, para cada tipo e tamanho de demanda, há diferentes ações a serem colocadas em prática. 

O planejamento da demanda fixa é mais fácil, pois há mais previsibilidade sobre a quantidade de produção e, por isso, ela pode até ser calculada. Normalmente, empresas como montadoras e do setor de autopeças têm esse tipo de demanda.

A importância da demanda no PPCP  1 - O gestor precisa entender a demanda (gestor com documentos na mão e uma produção atrás) 2 - Planejamento da demanda fixa (Um mapinha mostrando o planejamento) 3 - Aplicação do PPCP de forma correta e eficiente (joinha e checklist em uma prancheta com itens)

Já as demandas independentes, que são aquelas que não são tão previsíveis, são mais difíceis de planejar.

É o que acontece, principalmente, com empresas que atuam no B2C, com produtos de consumo. Nesse caso, é necessário aplicar modelos de previsão de demanda e investir ainda mais na gestão de estoque.

O ERP WebMais possui um módulo completo de controle de estoque. Com ele, você sabe o que entra e o que sai do armazém, e pode tomar decisões mais estratégicas e eficientes. Experimente agora

Quais As Vantagens Do PPCP?

Aplicar as ferramentas do PPCP ajuda a planejar todo o processo produtivo da empresa e isso traz muitas vantagens para a operação. Conheça as principais:

  • controle sobre a produção: a estruturação da execução de tarefas facilita o seu acompanhamento, diminuindo as chances de a organização não conseguir atender às demandas;
  • redução de custos: o maior controle ajuda a diminuir imprevistos e erros que poderiam gerar prejuízos financeiros;
  • integração entre setores: o PPCP faz com que colaboradores de diferentes áreas entendam o que se passa na organização como um todo. Isso facilita a comunicação e evita falhas.

Quais São Os Pilares Do PPCP?

Como já falamos aqui, PPCP significa Planejamento, Programação e Controle de Produção. Cada letra da sigla representa um dos pilares da metodologia e, a seguir, você vai entender a importância deles.

Planejamento

O planejamento no PPCP é a criação de um plano estratégico de longo prazo, indicando ações que trarão melhorias para a empresa. 

Essas ações podem estar relacionadas à produção e também a outras áreas, como a imagem da organização e à sua carteira de produtos.

Mas, para um planejamento acertado, é importante conhecer bem a demanda da empresa e definir políticas de priorização. 

Programação

A programação funciona como um planejamento, porém voltada para o curto prazo. Isso porque está mais voltada para a execução do que para a estratégica. Ou seja, este pilar diz respeito à implementação das definições feitas no planejamento.

Controle 

No PPCP, o pilar do controle tem a função de lidar com os possíveis desvios que aconteçam no caminho. Isso redefine planos ou faz as intervenções necessárias para que a produção volte a acontecer como esperado.

Fazem parte deste pilar todas as ações que a empresa precisa colocar em prática para garantir que tudo aconteça conforme o planejado. Alguns exemplos de ações de controle são o monitoramento das atividades e a aplicação de planos de contingência.

Conheça os pilares do PPCP Planejamento Programação Controle Produção

Produção

Já o pilar da produção se refere a tudo o que será produzido para atender as demandas da empresa. Aqui, o gestor deve trabalhar voltado para a geração de valor e gestão da qualidade, além da redução de custos dos processos produtivos.

Quais São As Etapas Do PPCP?

Agora que você já conhece os pilares do PPCP, chegou a hora de conhecer as principais etapas para a sua implementação.

Previsão De Demanda

Nós já falamos aqui sobre a importância da previsão de demanda para o PPCP. Sem ela, a empresa não tem como prever a quantidade e os prazos de produção. Por isso, essa previsão deve ser o primeiro passo na implementação da metodologia.

Planejamento E Capacidade Produção

Depois, é preciso conhecer também a capacidade produtiva da empresa, para entender se ela consegue assumir o compromisso de atender a determinada demanda.

Programação Mestra Da Produção (PMP)

A programação mestra é um documento que lista tudo o que será produzido no curto prazo, assim como a quantidade de cada item e os seus prazos.

Planejamento Agregado Da Produção (PAP)

Neste documento são registradas as etapas do processo produtivo, determinado tanto a quantidade e o prazo para cada item fabricado como os valores necessários para o investimento.

Aqui nesta etapa também devem ser desenvolvidas estratégias para reduzir os custos de produção.

Programação Detalhada Da Produção (PDP)

A PDP é a programação de todos os processos produtivos, definindo como o chão de fábrica vai operar. Algumas atividades a serem desenvolvidas aqui são a definição da sequência de produção, emissão de ordens de serviço e liberação de recursos.

Controle Da Produção

Nesta última etapa são feitas análises de eficiência dos processos executados. O gestor deve fazer uma comparação entre a produção e o planejamento, além de registrar os eventos que prejudicaram o atingimento da meta.

ordem de produção mais eficiente com o erp webmais

O Que É Preciso Para Criar Um PPCP?

Para um bom PPCP, você precisa ter em mãos informações sobre a demanda do mercado  sobre os recursos necessários para atendê-la. Além disso, também é preciso conhecer a capacidade produtiva da organização. 

Para complementar, você também deve ter informações precisas sobre o tipo de operação e conhecer dados sobre a relação entre volume e demanda.

É importante que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade e no momento adequados, assim como no nível de qualidade esperado.

Como Adotar O PPCP Na Sua Empresa?

Seguindo as etapas do PPCP, você consegue implementar na empresa essa metodologia que só traz benefícios. A partir disso, todas as áreas do negócio poderão se organizar melhor e se planejar para cumprir as suas metas e objetivos.

Quais São Os Demais Conceitos Básicos Do PPCP

O PPCP pode ser aplicado junto com outros conceitos e metodologias. Conheça alguns:

  • Teoria das Filas: propõe modelos matemáticos para solucionar problemas de espera em operações, além de estimar probabilidades de tempo médio de permanência no sistema;
  • Kanban: método desenvolvido para o acompanhamento do fluxo de produção;
  • Just In Time: modelo de organização de produção que tem o objetivo de eliminar estoque e agilizar a operação.
AGILIZE SUAS OPERAÇÕES AGORA MESMO  CLIQUE E CONHEÇA O ERP WEBMAIS

Conclusão

Aplicar o PPCP na empresa é uma forma de facilitar o atingimento de metas e objetivos, além de tornar a produção mais organizada. Isso traz benefícios como a agilidade e a redução de custos.

É importante deixar claro, no entanto, que essas ferramentas funcionam como um suporte para que o gestor tome decisões mais inteligentes. 

Para esse processo de tomada de decisão, também é importante fazer análise completa de dados sobre o negócio. Então, para isso, nada melhor do que contar com um sistema ERP completo para armazenar e organizar esse tipo de informação!

Agende uma demonstração gratuita e personalizada do ERP WebMais. Assim você pode conhecer a ferramenta e entender como ela vai otimizar todos os seus processos, controle de dados e gestão como um todo.

Imagem de Sanon Matias
Sanon Matias

Fundador da WebMais Sistemas, Sanon Matias Fortunato possui mais de 25 anos de experiência em diversas vertentes das tecnologias e gestão empresarial, com ênfase em Indústria e Distribuição.

Deixe um comentário