Dentre as situações ruins que podem acontecer em um negócio, a ruptura de estoque é uma das piores. Ela abala o financeiro e ainda decepciona os clientes, afastando-os.
Por isso, todas as empresas que trabalham com venda de mercadorias, seja no ponto físico ou online, precisam entender o que é esse conceito. Também é preciso entender quais são as suas causas e como evitar.
Então, separamos todas essas informações para você não ter mais esse problema no seu estabelecimento. E se você quer contar com ajuda tecnológica nesse momento, conheça o ERP da WebMais. Isso porque, com ele, é possível ter mais facilidade na hora de gerenciar o seu estoque.
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A ruptura de estoque é uma situação em que uma empresa fica sem um determinado produto em seu estoque. Então, isso impede a venda para os consumidores.
Um exemplo simples e cotidiano é quando vamos ao supermercado e há falta de leite ou ovos, por exemplo. Esse tipo de situação pode acontecer por diversos motivos, além disso, ocorre em qualquer tipo de negócio.
Existem diversos tipos de ruptura de estoque. Ao longo dos anos, qualquer estabelecimento pode enfrentá-los, mas entender as suas diferenças ajuda a saber como agir em cada caso.
Por exemplo, um hortifrúti pode ter falta de itens devido às questões climáticas ou sazonalidade. Já uma indústria têxtil pode sofrer ruptura por conta de atrasos de um fornecedor.
Sendo assim, separamos os principais tipos de cenários possíveis para você entender melhor.
Esse tipo diz respeito quando os produtos em exposição nas prateleiras se esgotam, mas a empresa possui estoque para repor, contudo, ainda não fez isso. É um dos piores casos, por configurar-se como uma venda perdida, que pode levar o cliente até o concorrente.
Ocorre quando o negócio exibe o produto e há outros estocados, mas o consumidor não consegue encontrá-lo por falta de uma boa organização do ponto de venda. O posicionamento estratégico e facilitado é sempre a melhor solução.
Está relacionado a busca por uma mercadoria que está à venda, mas ainda não foi cadastrada e não tem preço.
O vendedor pode verificar o sistema de gestão e não encontrar nenhuma opção disponível, por isso a importância de sempre registrar as entradas em tempo real.
É um dos tipos mais clássicos, pois envolve o esgotamento de um produto específico, como a cor, versão, formato, tamanho, entre outras características. Para evitá-lo, o ideal é realizar uma gestão eficiente do estoque e monitorar constantemente a demanda dos clientes.
Para saber como evitar ruptura de estoque, é importante entender as suas causas. Sendo assim, o gestor deve conhecê-las para saber identificar e impedir que aconteçam com frequência. A seguir, você confere quais são elas!
Quando a empresa não faz uma previsão adequada de demanda, corre o risco de ficar sem produtos em estoque para atender aos pedidos dos clientes.
Além disso, o problema é agravado se não tiver um sistema de gestão de estoque eficiente, o que dificulta o monitoramento e a identificação de produtos que estão próximos de acabar.
Se os produtos não estiverem organizados adequadamente nas prateleiras, os clientes podem ter dificuldade em encontrá-los. Dessa forma, isso causa a impressão de que estão em falta.
Mas esse problema pode ser evitado com um bom trabalho de visual merchandising, que consiste em organizar os produtos de forma atraente e de fácil acesso para os consumidores.
Uma má gestão de compras gera dificuldades em manter o estoque abastecido com os produtos certos e na quantidade adequada. Então, isso ocorre quando não há um bom relacionamento com os fornecedores, não é feita uma boa negociação de preços, etc.
Imagine que uma empresa não consegue entregar os pedidos no prazo acordado por falta de itens em estoque.
Assim, esses erros que afetam a produção e a distribuição causam problemas com a ausência de matéria-prima ou produtos para cumprir com suas obrigações.
Os furtos significam perdas financeiras e podem levar à ruptura comercial. Essa situação pode acontecer tanto no armazém como nas prateleiras expostas aos clientes. De qualquer forma, um sistema de segurança dificulta a ação dos ladrões, por isso adote-o.
Se os produtos não forem entregues conforme o prometido, a empresa pode ficar sem estoque para atender aos pedidos dos clientes.
Esse problema pode ocorrer quando os centros de distribuição não têm uma logística eficiente ou quando há problemas de trânsito ou de greves que afetam o transporte.
Até aqui você entendeu que há consequências da ruptura de estoque e ela afeta a sua operação e reputação no mercado. Assim, abaixo, separamos as principais delas.
Ao procurar por um produto e não o encontrar, a tendência é buscar em outra loja ou simplesmente desistir da compra. Mas, de qualquer forma, significa perda de vendas e, consequentemente, faturamento.
Quando não encontramos o produto desejado, ficamos insatisfeitos e temos uma percepção negativa da empresa. Isso pode levar ao compartilhamento da insatisfação nas redes sociais ou em sites de avaliação, afetando a imagem da marca.
A ruptura de estoque pode gerar prejuízos financeiros, especialmente se o negócio não conseguir repor o estoque rapidamente. Afinal, ocasiona a perda de vendas, redução de margens de lucro e até mesmo o descarte de produtos vencidos ou obsoletos.
A operação da empresa também é afetada, especialmente se ela depende de um fluxo contínuo de produtos para produção ou para atender aos clientes. Se a reposição não for rápida, pode haver interrupção na produção ou até mesmo o fechamento temporário.
Se os seus concorrentes estiverem melhor preparados para atender à demanda dos clientes, a organização perde competitividade. Essa situação acarreta desgaste no mercado e reduz a participação no segmento de atuação.
Como a empresa precisa lidar com produtos faltantes e excesso em outras categorias, afeta a eficiência do processo de gestão de estoque. Além disso, também aumenta os custos de armazenagem e prejudica a previsibilidade da demanda.
Com tanta influência negativa nos processos, todo empreendedor quer saber como evitar ruptura de estoque. Mas, para tanto, é importante seguir algumas estratégias que ajudam a garantir a disponibilidade dos produtos, como:
A ruptura de estoque causa diversos problemas para um negócio, o que mostra a necessidade de adotar estratégias para evitá-la.
Com essas medidas, é possível garantir a disponibilidade dos produtos, melhorar a experiência do cliente e aumentar a rentabilidade do negócio.
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