Sua empresa precisa armazenar seus produtos em locais externos, como armazéns terceirizados ou depósitos compartilhados? Então, você precisa entender melhor sobre como gerir o estoque em poder de terceiros.
É muito comum essa situação, mas o controle precisa ser mais rígido do que em armazenamento próprio. Afinal, também é necessário saber de longe as entradas e saídas dos produtos, o prazo de validade e a qualidade dos itens armazenados.
O ERP da WebMais pode ajudar nessa tarefa de forma automatizada e em tempo real. Agende a sua demonstração gratuita agora mesmo para facilitar a sua gestão!
Para te ajudar a entender um pouco mais sobre do que se trata o estoque em poder de terceiros, preparamos este artigo com todas as informações necessárias. Então, continue a leitura.
O estoque em poder de terceiros é quando uma empresa armazena seus produtos em um local que não pertence a ela. Ou seja, os itens estão fisicamente localizados em um depósito ou armazém pertencente a outra empresa ou pessoa.
Essa situação é comum quando é preciso armazenar seus produtos fora do local de operação ou quando precisa de espaço adicional para armazenamento.
Além disso, o estoque em poder de terceiros pode incluir tanto matérias-primas quanto produtos prontos para venda.
Dentre os tipos de estoque em poder de terceiros, podemos citar quatro e as suas características:
Na operação do estoque em poder de terceiros, a empresa proprietária do estoque continua sendo responsável pela gestão e pelo controle. E isso mesmo localizado fora de suas instalações.
Ambos os negócios envolvidos devem manter um contrato. Dessa forma, tudo funciona corretamente. Nele, há condições para a guarda dos produtos, os procedimentos de controle de estoque e a forma de pagamento pelo serviço prestado.
Podemos observar diversos benefícios para as organizações optantes pelo estoque em poder de terceiros. Confira os principais!
Altos custos associados à construção, manutenção e gestão de seu próprio armazém podem ser evitados. Além disso, os custos fixos de operação, como aluguel e energia, são divididos entre todos os usuários do depósito. Isso torna o serviço mais acessível.
A empresa contratada tem conhecimento especializado em relação à gestão de estoques, além de ter acesso a tecnologias e sistemas de gerenciamento de última geração. Isso permite mais eficiência e dinamismo na gestão do estoque.
A terceirização possibilita expandir sua atuação para regiões em que não possui estrutura própria de armazenagem e distribuição. Desse modo, amplia o alcance do negócio e a conquista de novos clientes.
Tenha acesso a um portfólio mais amplo de produtos por meio dessa estratégia. Isso diversifica a oferta de produtos e aumenta as opções disponíveis aos consumidores.
Reduza seus riscos ao utilizar um armazém de terceiros com uma infraestrutura adequada para ter segurança dos produtos armazenados. Assim, pode se beneficiar de um sistema de segurança eficiente e de procedimentos bem estabelecidos para controle de qualidade.
Concentre-se em suas atividades principais enquanto a empresa terceirizada se encarrega da gestão do estoque. Por consequência, resulta em um aumento da eficiência logística e uma redução do tempo de resposta a pedidos dos clientes.
Ao reduzir seus custos operacionais e aumentar sua eficiência logística, torna-se mais competitivo no mercado. Ainda, a capacidade de atender rapidamente às demandas do mercado permite obter vantagem competitiva sobre seus concorrentes.
Mesmo com os produtos armazenados em um depósito terceirizado, a responsabilidade pelo seu controle ainda é da empresa proprietária dos produtos.
Isto é, a empresa é responsável por gerenciar e manter registros precisos, garantir a qualidade e a segurança das mercadorias, além de realizar a reposição quando necessária.
Por outro lado, quem administra o depósito terceirizado também possui responsabilidades definidas no contrato firmado entre as partes envolvidas. Nele, pode incluir tarefas como:
Para controlar o estoque em poder de terceiros, é necessário colocar em prática alguns passos indispensáveis para ocorrer tudo bem durante a parceria.
É necessário gerar automaticamente um armazém com a identificação do cliente quando um faturamento é realizado sem atualizar o financeiro e estoque.
É importante que a natureza da entrada seja Estoque ou a vinculada no parâmetro Natureza padrão do Estoque. Depois disso, é preciso fazer uma requisição do armazém da nota e uma devolução no armazém do cliente.
Quando uma entrada é realizada sem atualizar o estoque e sem gerar lucro financeiro, a aba de armazém/lote de retorno do terceiro é habilitada.
Novamente, a natureza da entrada deve ser Estoque ou a vinculada no parâmetro Natureza padrão do Estoque. Nesse caso, será feita uma requisição do armazém do terceiro e uma devolução no armazém indicado na tela de entrada.
No momento que optar pelo estoque em poder de terceiros, nunca se esqueça de seguir as seguintes dicas:
A gestão eficiente do estoque em poder de terceiros evita perdas financeiras e outros malefícios. Por isso, um sistema robusto de controle ajuda a aproveitar somente as vantagens, independentemente de onde os produtos estão armazenados.
O ERP da WebMais é a solução ideal para isso, pois permite monitorar o seu estoque próprio e de terceiros em tempo real e com agilidade. Agende a sua demonstração gratuita para comprovar a sua eficiência!
Descubra como aplicar novas estratégias de gestão na sua empresa!