Você sabe o que é lead time e qual a importância dele na sua produção e logística?
Atualmente, a análise de indicadores é uma das práticas mais importantes na gestão de empresas. Por isso, o lead time é uma das métricas que devem ser analisadas para a tomada de decisão no negócio.
É esse indicador que permite entender quais são os pontos fortes e fracos do negócio e traçar planos de melhorias.
Neste artigo, você vai conhecer melhor o lead time. Ele é o parâmetro que mede o tempo que uma empresa precisa para produzir e entregar um pedido ao seu cliente.
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Agora, vamos voltar para o artigo. Boa leitura!
Lead time é o tempo usado para rodar todo o ciclo de produção – desde o pedido de um cliente até a entrega do produto.
Isso envolve uma série de processos, como a transformação da matéria-prima em produto, compras, logística de produção, administração da empresa, etc.
É importante ressaltar, no entanto, que o lead time do cliente e da empresa podem ser diferentes.
Na visão do cliente, o lead time é o tempo desde o momento da compra até o recebimento da encomenda. Mas, para a empresa, ele é mais detalhado, pois envolve todas as etapas do processo produtivo e de logística – e quanto cada um deles demora.
Na prática, a empresa deve considerar essas duas perspectivas ao analisar o lead time. Mas é claro, tendo em mente que nem sempre a satisfação do cliente indica um lead time otimizado.
Reduzir o lead time da empresa é essencial para alcançar bons resultados. Mas, sem um bom planejamento dos processos produtivos, você não vai conseguir reduzir seus custos,que é a principal vantagem do lead time otimizado.
Mas nem sempre é fácil aplicar os conceitos e metodologias que reduzem essa métrica. Por isso, vamos falar sobre esses tópicos mais adiante, ainda neste texto.
Mas, antes disso, você precisa conhecer as outras vantagens que o lead time bem gerenciado proporciona.
Além da redução de custos, a sua empresa sai na frente com uma gestão mais eficaz e cálculos mais precisos. Como gestor, será preciso entender exatamente como seu processo produtivo funciona.
Esse ponto de vista completo – que vai até a entrega ao consumidor final, é essencial para definição de estratégias mais efetivas e eliminação dos erros produtivos.
Essa melhoria nos processos traz duas coisas para o seu negócio: destaque competitivo no mercado e maior sucesso com os clientes.
Por isso, ficar de olho no lead time da sua empresa é essencial para alcançar o sucesso.
Que o lead time é importante você já sabe, não é? Mas, para aprofundar ainda mais o assunto, é preciso responder uma dúvida muito comum: quais são os tipos de lead time?
Cada uma das etapas produtivas pode influenciar no tempo total de espera pelo produto finalizado. Sendo assim, é importante conhecer essas etapas e saber que cada tipo de lead time engloba partes diferentes de toda a manufatura. Vamos conhecer os tipos:
O primeiro dos tipos de lead time envolve a solicitação do material aos fornecedores e a entrega à empresa.
Então, essa fase é de extrema importância para o seu processo produtivo. Isso porque, ele depende da disponibilidade dos materiais para poder ser iniciado. Se o ciclo de compras atrasar, o prazo de entrega ao consumidor final será afetado.
Sendo assim, é preciso utilizar estratégias que ajudem a reduzir o tempo de espera necessário para a entrega das matérias-primas. A primeira delas é trabalhar com o estoque mínimo.
Dessa forma, você tem a garantia de que não vai depender apenas da entrega dos fornecedores. Isso é ainda mais importante para os produtos que são mais difíceis – ou demorados, de serem obtidos.
Também é importante que os seus fornecedores sejam de confiança. Se possível, escolha os que estejam fisicamente mais próximos da sua empresa. Isso porque, em caso de emergência, essa proximidade vai facilitar seu gerenciamento de crises.
A segunda etapa do lead time tem relação com o tempo de produção. Sendo assim, o prazo completo de produção, do início até o produto finalizado, é o indicador mais importante dessa fase.
Todo o seu processo produtivo precisa estar sintonizado para reduzir o tempo total de produção. Essa é a única forma de evitar que atrasos e outros erros ocorram com frequência. A metodologia Just In Time pode ajudar.
Se a sua produção costuma enfrentar esses problemas, talvez seja interessante que você considere uma estratégia de pronta-entrega. Assim, com base na sua média de vendas, é possível manter um estoque com produtos prontos e contornar atrasos mais graves.
Uma alternativa é manter alguns produtos semi prontos, preparados para a próxima etapa da produção. Essa estratégia oferece mais agilidade, mas, se feita de forma incorreta, pode aumentar os custos de armazenagem.
A produção é a etapa do lead time onde a tecnologia mais pode auxiliar a sua gestão. Por isso, um bom ERP industrial é essencial para garantir o controle de todos esses processos, integrando os setores de forma otimizada.
O ERP WebMais conta com diversas ferramentas que fortalecem o seu controle em todas as etapas do lead time. Faça já um teste gratuito de tecnologia que vai transformar a sua capacidade produtiva.
A entrega é o último dos tipos de lead time, mas nem por isso é menos importante. Isso porque ele engloba a finalização do produto até a entrega ao consumidor final.
Então, é essencial que você conte com uma logística organizada. Garantir a entrega rápida e de qualidade ajuda a conquistar a satisfação dos seus clientes.
Portanto, ofereça um serviço que preze pela integridade do produto, preços em conta e rapidez no envio. Essas são ótimas formas de otimizar a experiência de compra e fortalecer a confiança na sua marca.
Para medir o lead time, o gestor de uma empresa precisa mapear todos os seus processos, depois analisá-los. Ou seja, ainda antes de ser calculado, ele já está trazendo vantagens para o negócio, pois essa análise de etapas ajuda a identificar erros e pontos de melhoria.
Depois de calculado, o lead time é um grande aliado do planejamento e da gestão da cadeia de suprimentos.
O conhecimento sobre ele ajuda a estruturar a compra de materiais, determinar a hora certa para novas aquisições e fornecer prazos de entrega mais exatos para o cliente. Isso pode contribuir para que ele tenha uma experiência de compra positiva.
Vamos conhecer algumas das vantagens de medir o lead time de produção:
Ao trabalhar com o lead time, você consegue otimizar e padronizar processos. Dessa forma, a sua empresa terá resultados mais positivos e menos erros.
Tudo isso fortalece a sua produção, reduzindo o tempo necessário para que o consumidor final esteja com o produto em mãos. Quanto mais otimizado e padronizado for o seu processo, maior será o seu sucesso com os clientes.
Se você quiser aumentar as vendas e conseguir resultados mais expressivos, os seus produtos precisam ter qualidade. Para isso, a qualidade da produção também deve estar em alta.
Por isso, o mapeamento de processos é essencial para o cálculo do lead time. Ele é a oportunidade perfeita para aplicar melhorias e melhorar cada vez mais a sua produção.
Sem vendas, a sua empresa não tem lucro. Pelo contrário: os gastos com a produção e o estoque parado vão causar prejuízo.
Por isso, é importante que o seu lead time esteja em dia para ajudar a reduzir esses prejuízos. É que, com processos mais enxutos, produtos de qualidade e entrega agilizada, você ganha vantagem competitiva.
Claro, o preço também é um fator importante para garantir uma compra, mas é a velocidade na entrega que vai realmente fisgar o seu cliente. Entrega ágil é sinônimo de aumento nas vendas. Isso, por sua vez, reduz eventuais prejuízos financeiros.
É natural que, para aumentar seu negócio, a produtividade também deve crescer. Mas, ainda que essa tarefa pareça difícil, existem formas de completá-la com eficácia.
Depois de mapear os processos produtivos e otimizar a sua logística, é natural que todo o trabalho se torne mais eficiente. Por isso, aumentar a sua produtividade é essencial para reduzir o lead time.
Todos esses processos de mapeamento, gestão e otimização do lead time se resumem à experiência do cliente. A satisfação após a compra deve ser o principal objetivo das melhorias do seu processo produtivo.
Um produto de qualidade, com preço competitivo e enviado com segurança e rapidez até o consumidor final vai garantir a satisfação dos seus clientes.
Lembre-se de que o processo de compra está cada vez mais minucioso. Por isso, hoje em dia é comum que ocorram pesquisas de produtos similares, marcas concorrentes, preços e prazos de entrega.
Ignorar a crescente competitividade que a tecnologia trouxe para a maioria dos mercados é o mesmo que garantir o fracasso das suas vendas.
Na era da internet, tudo precisa ser quase que instantâneo, e isso inclui a sua entrega. Esse é um dos fatores que mais impactam na decisão de compra dos consumidores. Então, a entrega é onde você pode encontrar espaço para se destacar.
Segundo o Reclame Aqui, 64% dos consumidores já desistiram de uma compra por causa do valor do frete. Além disso, quase 19% fizeram o mesmo por conta do prazo de entrega.
Agora que você já sabe o que é lead time e conhece a sua importância para o negócio, é hora de aprender a calculá-lo. Confira o passo a passo!
Como falamos, o mapeamento de processos é o primeiro passo para o cálculo de lead time. Isso porque, para conhecer o tempo total de produção, é preciso medir individualmente o tempo de cada etapa.
Esse passo também vai ajudar você a entender quais processos são mais rápidos ou mais lentos no seu fluxo! Depois, também é importante listar todos os insumos utilizados para a produção.
Então, faça uma lista com tudo o que foi pedido pela empresa para a operação, considerando matéria-prima, insumos operacionais, consertos, manutenções e instalações necessárias para a finalização do produto.
Agora é hora de entender quanto tempo cada um desses itens pedidos pela empresa leva para chegar – e não se esqueça de considerar possíveis imprevistos.
Se os seus fornecedores só funcionam em dias úteis, considere isso na hora de fazer as contas, para não encontrar um resultado que não corresponda com a realidade!
Os itens com maior prazo de entrega devem ser destacados na sua lista. Se você tiver um inventário para o início da produção, defina o lead time de um dia para que a fabricação dos itens comece.
Para entender qual o tempo necessário, você precisa considerar diversos fatores. Alguns incluem tempo médio de produção, pausas, feriados e finais de semana e até o estado das máquinas. Afinal, se elas precisarem parar para manutenção, o tempo de produção vai aumentar.
Além do tempo necessário para que o produto fique pronto, não deixe de considerar o tempo da entrega.
Em outras palavras, a quantidade de dias ou horas que o produto leva da sua empresa até o cliente. Some o tempo de coleta com o tempo de viagem para chegar ao resultado.
Para calcular lead time sob encomenda, é preciso seguir alguns passos simples, mas muito importantes. Primeiro, comece listando tudo o que a sua produção precisa para funcionar, da matéria-prima até a mão de obra. Com os dados em mãos, siga os passos:
De olho nos prazos de produção: cada item listado possui um tempo de produção.Descubra quais são esses prazos e liste-os:
Esse passo a passo vai facilitar o seu entendimento sobre o lead time de uma empresa que atua com encomenda de produtos. Domine-o e otimize seus resultados.
Empresas que atuam com estoque também precisam calcular o lead time. Mas, nesse caso, é preciso seguir ações um pouco diferentes:
Some, também, o tempo de transporte dessa empresa até a entrega do produto ao consumidor final.
Para ficar mais fácil entender como calcular o lead time, imagine que uma empresa de cosméticos recebeu um pedido de um lote de loções hidratantes em uma segunda-feira.
O gestor prontamente começou a calcular a quantidade de matéria-prima necessária para produzir os hidratantes, buscando conciliar seus prazos com os dos fornecedores.
Depois, ele coloca em destaque o item com o maior prazo de entrega de todos. Então, nesse exemplo, vamos considerar que esse prazo é de 7 dias.
E como ele precisa ter todos os itens em mãos para começar a produzir, considera que o tempo para o início da produção é de 7 dias. Além disso, ele deve adicionar mais duas horas para o recebimento dos insumos, conferência e inventário.
Para fazer todos os produtos pedidos, a fábrica precisa de mais 3 dias. Depois, o produto passa mais 2 dias a caminho do cliente.
Portanto, para calcular o lead time desse pedido, é preciso somar:
Ou seja, o lead time do pedido de hidratantes é de 16 dias e 2 horas.
Um lead time otimizado é essencial para melhorar os resultados de vendas da sua empresa. Mas quais são os pontos que podem influenciar negativamente esse indicador?
Vamos conhecê-los abaixo!
Como você sabe, o lead time começa a contar já na aquisição de materiais para a sua produção. Por isso, encontrar fornecedores de qualidade e que entreguem as matérias-primas em tempo hábil é muito importante.
Bons parceiros de negócios facilitam a sua gestão em momentos de crise, como uma série de atrasos, por exemplo. Também é interessante manter uma base diversificada de fornecedores, diminuindo os riscos da sua produção.
É que fornecedores de baixa qualidade podem afetar muito o seu lead time. Isso porque, problemas na distribuição ou falta de conhecimento do mercado podem gerar bastante sufoco para o seu processo produtivo.
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Em algum momento do seu processo produtivo, você vai se deparar com um gargalo. Ele nada mais é do que o equipamento, máquina, equipe de trabalho ou setor mais sobrecarregado de toda a empresa.
Por conta dessa sobrecarga, o gargalo acaba realizando suas tarefas de forma mais lenta do que o comum. Por isso, toda a produção fica dependente do ritmo no qual o gargalo produtivo consegue atuar.
Isso afeta diretamente o seu lead time, sendo preciso lidar com os gargalos o quanto antes. Então, trabalhe para reduzir o número de empecilhos – ou até eliminá-los completamente. A sua produção agradece.
Quantas vezes você perdeu a paciência por ter algum processo ou atividade parados por conta de burocracia exagerada? Com certeza, muitas!
É inegável que a burocracia em excesso pode ser uma grande vilã do seu lead time. Então, é preciso ficar de olho nos seus processos para reduzir a papelada ao máximo.
Se você perder muito tempo com isso, sua produção vai atrasar e você vai começar a prejudicar seus resultados. Portanto, tente reduzir os processos burocráticos.
Uma boa dica é utilizar um sistema de controle, como o ERP WebMais. A nossa ferramenta foi construída pensando em simplificar processos e reduzir a burocracia.
De forma online, cada um dos módulos do ERP WebMais permite integrar diversas áreas da sua empresa, como compras, produção e estoque. Clique aqui e experimente agora.
Controlar a data de cada pedido feito é uma tarefa muito importante para a gestão. Sendo assim, se feita de forma incorreta, pode afetar o seu lead time de forma negativa.
Então, é essencial ficar de olho nas datas de fechamento de cada pedido para que você possa calcular o lead time de forma efetiva. Algumas variáveis precisam ser consideradas nesse acompanhamento:
É claro, existem diversos outros fatores. Por isso, será preciso adaptar o acompanhamento para a realidade do seu negócio. Mas ainda é importante que essa análise seja realizada com frequência se você quiser entender plenamente o seu lead time.
Melhorar o lead time não significa apenas garantir eficiência produtiva. Também é necessário manter em dia as ferramentas necessárias para manutenção da sua produção.
Se uma máquina quebrar, por exemplo, como você vai manter a sua produção rodando? É preciso facilitar o acesso às ferramentas, contar com os profissionais necessários para a manutenção de emergência e, também, realizar manutenção preventiva.
Existe uma ótima forma de fazer o gerenciamento do lead time. Isso é feito com o auxílio de uma ferramenta tecnológica que permite acompanhar, medir e melhor o tempo de duração de cada processo.
Em outras palavras, um sistema ERP que ofereça essa funcionalidade, como é o caso do WebMais.
O sistema conta com módulos que facilitam tanto o mapeamento dos processos como a definição de padrões a serem seguidos por cada time.
Além disso, o sistema também permite o acompanhamento de perto de cada métrica e oferece relatórios completos sobre as mais diversas áreas da empresa. Eles servem como base para análises detalhadas e tomadas de decisão.
Se você acredita que não é preciso ficar de olho no lead time, é hora de repensar. Isso porque ele é um dos indicadores mais importantes para o seu negócio. Mas qual será a melhor forma de acompanhar o lead time da sua empresa?
Esse acompanhamento é necessário para que você possa entender se as suas estratégias produtivas funcionam, e o que deve ser feito para otimizá-las.
É que, para gerar o lead time, será preciso acompanhar e avaliar o desempenho de cada etapa da sua cadeia produtiva.
Então, é preciso encontrar uma forma efetiva de ficar de olho nesse indicador tão crucial para o sucesso do seu negócio. E claro, essa avaliação deve ser feita comparando o tempo esperado e o tempo real que cada etapa necessita.
Essa é a chave para acompanhar e entender o seu lead time: avalie a diferença entre o prazo ideal de produção e o prazo que realmente ocorre. Ao entender essa lacuna, você saberá em qual etapa será preciso aplicar estratégias de otimização.
Agora você já sabe o que é o lead time e conhece a sua importância para a performance da empresa. Então, que tal conferir as nossas dicas de como otimizar esse indicador?
Um bom lead time está relacionado ao planejamento da execução de cada etapa. Quando a gestão cria fluxos que seguem uma lógica produtiva, os processos acontecem de forma mais ágil e o time não perde tempo entre uma etapa e outra ou com refações.
Além do desenvolvimento de fluxos, também é muito importante padronizar a operação, implantando processos já testados e aprovados.
Dessa forma, a equipe não perde tempo tentando entender como cada etapa funciona ou fazendo testes cujos resultados podem dar errado.
Um bom relacionamento com fornecedores é essencial para que a sua indústria tenha sempre disponíveis todos os insumos que precisa para a produção.
Além disso, esse bom relacionamento pode ajudar em casos de emergência. Isso porque é comum precisar do fornecedor para uma entrega mais rápida ou em volumes muito maiores ou muito menores que o padrão.
E essa dica pode se estender para outras áreas. O bom relacionamento com clientes e prestadores de serviço também pode ser muito benéfico para o negócio!
Alguns fatores podem comprometer o fluxo da operação, como paradas emergenciais para manutenção, por exemplo. É por isso que é tão importante fazer o mapeamento de processos!
Nesse momento, você vai conseguir identificar esses possíveis fatores e traçar planos para evitar que aconteçam ou para lidar com eles de forma mais ágil. Assim, é possível diminuir os impactos negativos que podem causar no seu lead time.
O apoio tecnológico permite que a gestão do lead time, de outros indicadores e do negócio em geral seja feita com muito mais eficiência.
Contar com um software que armazena e organiza informações sobre a empresa, por exemplo, permite uma tomada de decisões com base em dados.
Além disso, aumenta a integração entre os times e automatiza processos mais simples, ajudando na economia de tempo e trazendo mais produtividade.
O lead time é uma medida de tempo que ajuda o gestor de uma empresa a conhecer melhor os seus processos. Também ajuda a otimizá-los e fornecer prazos com mais segurança para os seus clientes. Assim, a experiência do cliente é melhorada.
Quanto menor o lead time, maiores as chances de bons resultados. Mas, para que isso aconteça, é fundamental aplicar sempre melhorias nos gargalos identificados. Também é preciso manter um bom relacionamento com os fornecedores e contar com o apoio da tecnologia.
Saiba que ela pode ser uma grande aliada tanto na análise de processos como no planejamento de ações estratégicas!
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