Você sabe o que é estoque em poder de terceiros

Entenda O Que É Estoque Em Poder De Terceiros

Imagem de Sanon Matias

Sua empresa precisa armazenar seus produtos em locais externos, como armazéns terceirizados ou depósitos compartilhados? Então, você precisa entender melhor sobre como gerir o estoque em poder de terceiros.

É muito comum essa situação, mas o controle precisa ser mais rígido do que em armazenamento próprio. Afinal, também é necessário saber de longe as entradas e saídas dos produtos, o prazo de validade e a qualidade dos itens armazenados.

O ERP da WebMais pode ajudar nessa tarefa de forma automatizada e em tempo real. Agende a sua demonstração gratuita agora mesmo para facilitar a sua gestão!

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre do que se trata o estoque em poder de terceiros, preparamos este artigo com todas as informações necessárias. Então, continue a leitura.

BANNER TOPO BLOG Estoque, compras e muito mais

O Que É Estoque Em Poder De Terceiros?

O estoque em poder de terceiros é quando uma empresa armazena seus produtos em um local que não pertence a ela. Ou seja, os itens estão fisicamente localizados em um depósito ou armazém pertencente a outra empresa ou pessoa.

Essa situação é comum quando é preciso armazenar seus produtos fora do local de operação ou quando precisa de espaço adicional para armazenamento.

Além disso, o estoque em poder de terceiros pode incluir tanto matérias-primas quanto produtos prontos para venda.

Quais São Os Quatro Tipos De Estoque?

Dentre os tipos de estoque em poder de terceiros, podemos citar quatro e as suas características:

  1. Matérias-primas: contém as matérias-primas e componentes necessários para a produção de um produto final;
  2. Produtos em processo: são as mercadorias em processo de produção e ainda não estão prontos para venda;
  3. De produtos acabados: estão os itens acabados e prontos para venda. Portanto, são mantidos em quantidades suficientes para atender à demanda;
  4. Estoque de segurança: é um estoque adicional para lidar com variações inesperadas na demanda, atrasos na entrega de fornecedores ou outras situações imprevistas. Elas afetam o fornecimento de produtos aos clientes.

Como Funciona Estoque Em Poder De Terceiros?

Na operação do estoque em poder de terceiros, a empresa proprietária do estoque continua sendo responsável pela gestão e pelo controle. E isso mesmo localizado fora de suas instalações.

Ambos os negócios envolvidos devem manter um contrato. Dessa forma, tudo funciona corretamente. Nele, há condições para a guarda dos produtos, os procedimentos de controle de estoque e a forma de pagamento pelo serviço prestado.

Quais Os Benefícios De Ter Estoque Em Poder De Terceiros?

Podemos observar diversos benefícios para as organizações optantes pelo estoque em poder de terceiros. Confira os principais!

Menores Custos Operacionais

Altos custos associados à construção, manutenção e gestão de seu próprio armazém podem ser evitados. Além disso, os custos fixos de operação, como aluguel e energia, são divididos entre todos os usuários do depósito. Isso torna o serviço mais acessível.

Estoque Mais Dinâmico

A empresa contratada tem conhecimento especializado em relação à gestão de estoques, além de ter acesso a tecnologias e sistemas de gerenciamento de última geração. Isso permite mais eficiência e dinamismo na gestão do estoque.

Alcance De Um Mercado Mais Amplo

A terceirização possibilita expandir sua atuação para regiões em que não possui estrutura própria de armazenagem e distribuição. Desse modo, amplia o alcance do negócio e a conquista de novos clientes.

Acesso A Novos Produtos

Tenha acesso a um portfólio mais amplo de produtos por meio dessa estratégia. Isso diversifica a oferta de produtos e aumenta as opções disponíveis aos consumidores.

Redução De Riscos

Reduza seus riscos ao utilizar um armazém de terceiros com uma infraestrutura adequada para ter segurança dos produtos armazenados. Assim, pode se beneficiar de um sistema de segurança eficiente e de procedimentos bem estabelecidos para controle de qualidade.

Melhoria Da Eficiência Logística

Concentre-se em suas atividades principais enquanto a empresa terceirizada se encarrega da gestão do estoque. Por consequência, resulta em um aumento da eficiência logística e uma redução do tempo de resposta a pedidos dos clientes.

Benefícios do estoque em poder de terceiros

Aumento Da Competitividade

Ao reduzir seus custos operacionais e aumentar sua eficiência logística, torna-se mais competitivo no mercado. Ainda, a capacidade de atender rapidamente às demandas do mercado permite obter vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

De Quem É A Responsabilidade Do Controle De Estoque?

Mesmo com os produtos armazenados em um depósito terceirizado, a responsabilidade pelo seu controle ainda é da empresa proprietária dos produtos.

Isto é, a empresa é responsável por gerenciar e manter registros precisos, garantir a qualidade e a segurança das mercadorias, além de realizar a reposição quando necessária.

Por outro lado, quem administra o depósito terceirizado também possui responsabilidades definidas no contrato firmado entre as partes envolvidas. Nele, pode incluir tarefas como:

  • Recebimento e armazenamento adequado dos produtos;
  • Manutenção das condições ideais de temperatura e umidade;
  • Controle de validade e qualidade dos itens;
  • Acompanhamento das entradas e saídas.

Como Controlar O Produto Em Poder De Terceiros?

Para controlar o estoque em poder de terceiros, é necessário colocar em prática alguns passos indispensáveis para ocorrer tudo bem durante a parceria.

Na saída

É necessário gerar automaticamente um armazém com a identificação do cliente quando um faturamento é realizado sem atualizar o financeiro e estoque.

É importante que a natureza da entrada seja Estoque ou a vinculada no parâmetro Natureza padrão do Estoque. Depois disso, é preciso fazer uma requisição do armazém da nota e uma devolução no armazém do cliente.

No retorno

Quando uma entrada é realizada sem atualizar o estoque e sem gerar lucro financeiro, a aba de armazém/lote de retorno do terceiro é habilitada.

Novamente, a natureza da entrada deve ser Estoque ou a vinculada no parâmetro Natureza padrão do Estoque. Nesse caso, será feita uma requisição do armazém do terceiro e uma devolução no armazém indicado na tela de entrada.

Quais Cuidados Tomar Com O Estoque Em Poder De Terceiros?

No momento que optar pelo estoque em poder de terceiros, nunca se esqueça de seguir as seguintes dicas:

  • Estabeleça um contrato claro e detalhado com a empresa responsável, definindo as responsabilidades de cada parte, prazos, condições para entrega, armazenamento e devolução dos produtos;
  • Identifique os produtos a serem armazenados na empresa terceirizada.Para tanto, use códigos, etiquetas ou números únicos. Assim você facilita a gestão de cada um;
  • Registre as informações de cada item, como a data de entrada, o lote, o fornecedor, a quantidade e o valor;
  • Utilize um sistema de gerenciamento de estoque para monitorar e atualizar as entradas e saídas de produtos, o nível de estoque atual e a previsão de demanda;
  • Realize inspeções regulares. Dessa forma, você garante que os produtos estejam em bom estado e são armazenados de forma adequada;
  • Mantenha uma boa comunicação com a empresa terceirizada, para ambas as partes se manterem informadas sobre o estoque e quaisquer mudanças na demanda;
  • Acompanhe os custos associados ao estoque em poder de terceiros, como o de armazenamento, de transporte e de manuseio.
BANNER Gestão completa de estoque de terceiros com o ERP WebMais

Conclusão

A gestão eficiente do estoque em poder de terceiros evita perdas financeiras e outros malefícios. Por isso, um sistema robusto de controle ajuda a aproveitar somente as vantagens, independentemente de onde os produtos estão armazenados.

O ERP da WebMais é a solução ideal para isso, pois permite monitorar o seu estoque próprio e de terceiros em tempo real e com agilidade. Agende a sua demonstração gratuita para comprovar a sua eficiência!

Deixe um comentário