Não só no mundo dos negócios, mas em qualquer projeto ou objetivo, contar com um bom planejamento é fundamental para garantir a execução de tarefas ou ideias. Podemos enxergá-lo como um mapa que guiará toda a trajetória da ideia inicial até o resultado final.
Na esfera corporativa não é diferente, é preciso determinar e organizar passos práticos para que os objetivos sejam atingidos e cumpridos no prazo devido. Por isso, é tão importante garantir que todos na sua empresa saibam o que é e como garantir um planejamento comercial que seja realmente eficiente.
Como você tem guiado sua trajetória comercial? Continue a leitura deste artigo e não perca mais a oportunidade organizar e definir passos práticos para o sucesso do seu negócio
O planejamento comercial é uma estratégia para estabelecer objetivos, métodos e a estruturação necessária para o sucesso. Ou seja, se trata de uma estratégia que define e determina etapas para que os objetivos do negócio sejam alcançados.
A execução de um planejamento comercial, exige a realização de estudos prévios sobre tudo o que precisa ser feito para, então, estabelecer planos de ação para colocá-lo em prática.
Quando bem executado, esse planejamento garante o conhecimento da verdadeira situação da empresa, do mercado e até da concorrência. Dessa forma, Contribui para que os gestores e demais profissionais possam traçar as melhores estratégias para cada tipo de negócio.
Por isso, imagine o seu planejamento como um guia e responda, você iria para uma viagem importante e decisiva sem nenhuma instrução sobre o trajeto? Com este exemplo fica claro como o planejamento comercial é fundamental para o bom desempenho de uma equipe de vendas.
Se você ainda não está convencido de que precisa de um planejamento comercial para organizar o seu negócio, vamos entender mais sobre o assunto.
Além de traçar as estratégias, o planejamento também estabelece a conduta que deve ser adotada pelos profissionais na hora de colocar projetos e objetivos em prática. Com ele é possível saber o quê, quando e como algo deve ser realizado.
Ou seja, essa organização permite que os profissionais saibam como sua performance será mediada e o que se espera deles. Sem um planejamento prévio, além das informações ficarem desencontradas, as equipes ficam muito menos alinhadas, fazendo com que seus esforços não tragam o retorno esperado.
Para montar o seu planejamento comercial é importante atentar-se aos princípios básicos necessários para criar o seu, você sabe quais são eles?
O primeiro passo é a definição de objetivos, sem ele simplesmente não é possível planejar nada. Por isso, garanta que os propósitos estejam definidos e claro para todos. Feito isso, precisamos estabelecer as metas e os incentivos que ajudarão a guiar os profissionais durante essa jornada.
Dependendo do modelo de negócio que você atua, seja ele B2C ou B2B, costuma ser necessário estruturar equipes e setores. Por isso, as contratações precisam ser analisadas de acordo com as necessidades e possibilidades de cada empresa.
Afinal, contratar profissionais nem sempre é uma tarefa tão simples. No caso das vendas complexas, é preciso encontrar o perfil ideal dos vendedores B2B para garantir o bom resultado na operação.
Sabendo de tudo isso, é possível definir todos os recursos necessários para a execução do seu planejamento. Como os sistemas de vendas que poderão ser utilizados para a otimizar a rotina dos gestores e vendedores.
Com o planejamento comercial definido, não esqueça de apresentá-lo muito bem aos envolvidos, pouco adiantaria investir tempo e recursos em uma estratégia que a sua equipe não conhece, não é?
Além de apresentar o planejamento, é responsabilidade do gestor entender se todos estão preparados para executar suas tarefas, quando isso não acontece, é preciso garantir treinamentos e capacitações.
Com tudo o que vimos até aqui, podemos perceber a importância e a necessidade de preparar um planejamento comercial adequado ao seu modelo de negócio.
Para te ajudar a não cometer erros e prejudicar os seus resultados, listamos 4 pontos de atenção na hora de garantir o seu:
Boas intenções não garantem resultados, seja realista e faça o melhor de acordo com a realidade da sua empresa. Naturalmente todos irão lidar com cobranças. Afinal, é preciso bater as metas estabelecidas. Porém, certifique-se de não demandar algo impossível de ser executado, isso pode custar a qualidade do serviço oferecido.
Aposte em softwares que organizam a rotina comercial e unificam as informações e comunicações.
Algo que certamente atrapalha um planejamento comercial é o fato de não delegar as responsabilidades e atividades. Cada colaborador precisa arcar com seus compromissos e corrigir os seus erros para se desenvolver e contribuir com a empresa.
Não analisar dados e resultados também é um grande erro que algumas empresas cometem ao realizar um planejamento comercial. Por isso, sempre verifique quais metas a sua empresa alcançou para que você possa investir ainda mais nelas. Além disso, é muito importante que você realize essa análise em vários momentos, pois assim será possível realizar alterações ao longo do percurso.
Para saber mais sobre técnicas de como estruturar um bom planejamento comercial e quais soluções podem te auxiliar nesse importante processo, continue de olho nos conteúdos da Webmais Sistemas e confira também o blog da Ploomes, a maior empresa de CRM da América Latina.
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