Os tipos de ERP e como escolher o melhor para o seu negócio

Confira Quais São Os Principais Tipos De Erp Do Mercado

Imagem de Sanon Matias

Na hora de escolher um sistema para a sua empresa, é normal se perguntar quais são os tipos de ERP disponíveis. 

Conhecê-los é o primeiro passo para fazer a melhor escolha. Isso porque eleger um tipo vai restringir as suas opções e fazer com que você comece a buscar softwares compatíveis com as suas preferências.

Neste artigo, você vai conhecer os tipos de ERP existentes no mercado e as principais características de um, além de suas vantagens e desvantagens.

Quando terminar de ler, você pode aproveitar a oportunidade e agendar uma demonstração gratuita do ERP WebMais. Dessa forma, você vê um ERP em ação, e ainda entende como ele otimiza a gestão de indústrias e distribuidoras.

Boa leitura!

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É Um Sistema Erp?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos da empresa, na tradução. 

Ele é um sistema que tem o objetivo de integrar os dados de todas as áreas da empresa, armazenando e organizando todas as informações registradas.

Assim, todos os colaboradores têm acesso a todos os dados que precisam para realizar o seu trabalho de forma mais produtiva, economizando tempo e automatizando algumas funções.

Quais São As Funções De Um Erp?

O ERP ajuda a tornar o trabalho da empresa mais ágil, organizado e produtivo. Para isso, ele pode oferecer diferentes funcionalidades, a depender do seu tipo e das necessidades da empresa.

Veja, a seguir, algumas funcionalidades que normalmente são encontradas nesse tipo de sistema:

Por Que Investir Em Um Erp?

Investir em um ERP permite que a sua empresa opere de modo mais eficiente. Afinal, todas as informações serão concentradas em um só lugar. Assim, fica mais fácil acessar dados, documentos e informações necessárias para a realização de diversas atividades da rotina de trabalho.

Será que devo investir em um ERP para minha empresa?

(Gestor em dúvida, pensando nas vantagens do ERP)

- Mais agilidade
- Menos erros
- Economia de tempo
- Redução de custos
- Processos padronizados

Uma das principais vantagens do ERP é que ele oferece ao gestor uma visão ampla sobre tudo o que se passa na empresa. Além disso, ao mesmo tempo, pode entregar informações mais detalhadas sobre áreas ou operações específicas.

Dessa forma, é possível fazer uma gestão de ponta a ponta e tomar decisões sempre orientadas por dados.

Essas são as vantagens que contar com um ERP traz para o seu negócio:

  • Mais agilidade nas operações;
  • Diminuição de erros;
  • Economia de tempo;
  • Redução de custos;
  • Organização operacional;
  • Padronização de processos.

Quais Os Tipos De Erp?

Agora, você já sabe como é importante contar com um sistema de gestão na sua empresa. Então, é hora de conhecer os principais tipos de ERP para escolher aquele que mais se adequa às suas necessidades!

Erp Legado

O ERP legado é construído com uma tecnologia mais antiga, que não passou por evoluções nos últimos anos. 

Por isso, nem sempre consegue acompanhar o crescimento das empresas, já que não é possível agregar novas funções para atender a novas demandas ou mudanças.

Além disso, esse tipo de ERP precisa de hardwares específicos para funcionar e o suporte costuma ser difícil, já que não há mais tantos profissionais atuando nessa atividade.

Ou seja, o ERP legado, apesar de ainda funcionar, deve se tornar obsoleto no futuro. Sendo assim, não é uma boa opção para quem ainda vai começar a usar esse tipo de sistema!

Erp Backoffice Para E-Commerce

Esse tipo de ERP nasceu para preencher uma lacuna deixada pelos ERPs legados, que não podem ser integrados com plataforma de e-commerce.

Há alguns anos, quando o comércio virtual começou a ganhar força, surgiu a necessidade dessa integração e, então, foram criados softwares específicos para isso.

Foi a partir daí que os ERPs começaram a oferecer funcionalidades como gestão de estoque, faturamento, gestão de logística, entre outras coisas.

Erp Engessado

O ERP engessado é aquele feito com foco em pequenos negócios, com  proposta de ter um custo mais baixo, porém oferecendo menos funcionalidades. É uma boa opção para quem ainda não pode investir em uma ferramenta robusta, mas as suas funções são limitadas.

Ou seja, pode ser uma boa solução temporária, mas, no longo prazo, será preciso criar formas de controle paralelas ou migrar para outro tipo de ERP.

Erp Projetado Para Omnicanal

O ERP projetado para omnicanal é o mais completo. Isso porque consegue contemplar todas as áreas do negócio, desde a gestão de processos produtivos até a entrega de mercadorias para os clientes.

Além disso, esse tipo de ERP pode ser facilmente integrado a outras ferramentas e permite acrescentar módulos extras caso surjam novas necessidades. Ele também pode ser acessado remotamente via internet e oferece a possibilidade de criação de módulos personalizados.

O Que Considerar Ao Escolher Um Erp?

O primeiro passo para fazer uma boa escolha é decidir qual tipo de ERP você vai adotar. Depois disso, deve fazer um levantamento das opções do mercado e analisar cada uma delas de acordo com os seguintes critérios:

  • Necessidades do negócio: é importante que o sistema ofereça as funcionalidades que você precisa;
  • Custo: é essencial que ele esteja dentro do seu orçamento;
  • Fornecedor: a empresa desenvolvedora deve ter credibilidade e oferecer um bom atendimento;
  • Suporte: precisa ser simples e estar sempre disponível.

Quais São Os Principais Erps Do Mercado?

Agora que você já conhece os tipos de ERP e sabe como analisar as suas opções, confira uma lista com os principais sistemas do mercado:

  • Webmais: é a melhor opção para indústrias e distribuidoras, permitindo uma gestão de ponta a ponta;
  • Nomus: voltado para a gestão de pequenas e médias indústrias;
  • Totvs: se destaca pelas funcionalidades de controle fiscal e aduaneiro.
O ERP WebMais é especialista na gestão de indústrias e distribuidoras EXPERIMENTE AGORA

Conclusão

Escolher um sistema para a empresa é um grande passo, pois tem impacto direto na gestão e na eficiência dos processos. 

É por isso que conhecer os tipos de ERP é tão importante. Dessa forma, você faz uma escolha mais consciente, se certificando de que o software escolhido vai realmente oferecer tudo o que o negócio precisa!

Conheça o ERP da WebMais e agende uma demonstração gratuita.

Deixe um comentário