Você que acompanha o nosso blog, já deve ter percebido que o tema vendas está sempre presente por aqui, já que esta é uma das principais atividades de todas as empresas. Afinal, para que os negócios prosperem e cresçam, é preciso vender, não é mesmo?
O motivo da sua importância é simples: No fim do dia, todos os esforços para garantir o lucro da empresa se resumem a vender, então ter um planejamento comercial eficaz é fundamental.
Para que a sua empresa continue a vender cada vez mais, é primordial que você faça um planejamento comercial. Mas por onde começar? Continue lendo nosso artigo e descubra como fazer seu plano e algumas dicas essenciais para que ele gere bons resultados!
Lançar um produto e ficar na torcida para que ele seja um sucesso de vendas normalmente não funciona, certo? São tantas ofertas no mercado que o seu produto pode acabar passando despercebido pelo seu público-alvo.
Com base nisso surge o planejamento comercial, que tem por objetivo otimizar os resultados de vendas das empresas. Assim, o planejamento de cada empresa será diferente, já que ele leva em consideração as particularidades de cada setor, produto e público.
Resumidamente, o planejamento comercial é uma ferramenta de organização e otimização, baseada em um estudo detalhado do que deve ser realizado por uma empresa, para assim atingir seus objetivos de vendas.
A maioria das pessoas acabam confundindo o planejamento comercial com o planejamento estratégico da empresa, o que pode acabar por desmerecer o planejamento comercial.
A real importância deste planejamento é um correto direcionamento do seu time de vendas. Por meio deste planejamento você conseguirá medir seus resultados de acordo com as metas estabelecidas.
Afinal, é no planejamento comercial que irão constar informações fundamentais, como desenvolvimento, novas oportunidades para o gerenciamento do negócio e criação das ações. Além disso, pode ser muito importante para atrair novos investidores e parceiros.
Agora que você já entendeu o que é um planejamento comercial e qual a sua importância para as empresas, trouxemos 5 dicas matadoras para que você desenvolva seu planejamento da melhor forma. Vamos lá?
Antes de tudo, você precisa conhecer a fundo o negócio, o mercado de atuação e o público alvo da sua empresa, afinal, todas as informações que você puder levantar serão muito importantes para desenvolver e aplicar seu planejamento. A sugestão aqui é que você utilize a matriz SWOT para organizar todas as informações.
A matriz SWOT é uma ferramenta muito utilizada no planejamento estratégico de diversos negócios, onde são listadas as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Com isso, você terá uma visão clara e sistêmica da sua empresa, conseguindo identificar e analisar de forma fácil quais ponto focar e criar objetivos a serem atingidos.
Depois de realizar o diagnóstico da situação da sua empresa com a matriz SWOT, é chagada a hora de definir os objetivos que você quer alcançar com o planejamento, levando em consideração todas as informações levantadas.
Nossa dica aqui é a seguinte: estabeleça objetivos alcançáveis, ou seja, não adianta ter um objetivo de aumentar seu faturamento em 200% em uma semana. Seus objetivos precisam ter constância, caso contrário sua equipe poderá ficar sob pressão e acabar frustrada.
Neste momento, você vai detalhar como pretende atingir os objetivos que foram propostos na etapa anterior. Existem ferramentas bastante simples que podem te ajudar nesta tarefa, como o 5W2H.
Esta ferramenta é muito utilizada para registrar de maneira organizada e planejada como serão efetuadas as ações, assim como por quem, quando, onde, porquê, como e quanto irá custar para a empresa. ele pode ser feito em uma planilha, bem simples de ser atualizada.
Você só vai saber se o seu planejamento está dando os resultados esperados se contar com ferramentas que ajudarão a analisar se o que foi planejado está sendo executado e quais resultados estão sendo obtidos com cada uma das ações.
Com isso, você saberá se as estratégias estão dando resultado e, caso contrário, você tem tempo hábil para realizar mudanças e alcançar os objetivos do seu planejamento.
Planejar é fundamental, mas colocar a mão na massa também faz parte do sucesso. Para executar o planejamento com sucesso, é preciso escolher os profissionais que estarão envolvidos. Direcione as tarefas a serem realizadas de acordo com as habilidade de cada colaborador.
Caso algo não esteja correndo como o esperado, faça substituições ou troca de atividade. O importante aqui é que todas as tarefas corram bem e dentro do esperado.
Saber os erros mais cometidos é tão importante para que o seu planejamento comercial seja eficaz como saber as melhores dicas e por onde começar, certo?
Pensando nisso, separamos os 3 maiores erros cometidos no planejamento comercial.
Um dos maiores erros dos negócios e montar todo um planejamento comercial sem buscar entender a real situação da empresa e do mercado em que ela está inserida.
Sem que se tenha tido um entendimento correto de todo o entorno da empresa é muito difícil acertar no planejamento e dificilmente ele trará resultados positivos.
O maior ativo das empresas são as pessoas, e por isso elas precisam estar sempre engajadas em seus papéis. Uma forma de cativar seus colaboradores é envolvendo-os no planejamento. Sempre que possível, deixe claro o papel de cada um para que os objetivos sejam alcançados, assim todos se esforçaram para que tudo dê certo!
Independente do tamanho, acompanhar os indicadores é fundamental para saber se o planejamento está no caminho certo. Para isso é importante contar com um sistema de gestão que possa fornecer relatórios completos para um acompanhamento seguro e eficaz dos objetivos propostos no planejamento.
Pensando nisso, a WebMais Sistemas conta com um ERP completo, com vários relatórios para você acompanhar de perto às metas do seu time de vendas! Peça já uma demonstração!