O cadastro de produtos é uma das etapas essenciais de um gerenciamento de estoque e de vendas em qualquer empresa. Mas, é ainda mais importante para aquelas com grandes movimentações, como indústrias e distribuidoras.
Embora o processo pareça ser um grande desafio, pode ser simplificado com as tecnologias certas para fornecer informações detalhadas sem trabalhos repetitivos.
O ERP WebMais, por exemplo, é o aliado certo para garantir a eficácia na gestão por oferecer a possibilidade de registrar seus itens. Agende uma demonstração gratuita para comprovar a sua eficiência!
Agora, vamos mostrar para você como funciona para aproveitar as vantagens de automatizar os registros dos seus produtos. Confira!
O cadastro de produtos é o método de registro das informações sobre uma mercadoria em um banco de dados. Nesse caso, pode ser em uma planilha simples ou em um sistema avançado.
O objetivo é catalogar, classificar e organizar os produtos para ter controle de vendas e de estoque. Afinal, quando bem feito, permite rastrear itens armazenados, prazo de validade, margem de lucros, etc.
O processo de cadastro de produtos começa com a coleta de dados referentes ao produto. A relevância é a chave, incluindo a descrição detalhada, preço, imagens, códigos de barras, categorias, fornecedor, estoque, etc.
Geralmente, é possível obtê-los a partir do que diz o fabricante, das especificações técnicas ou de análises realizadas pelo próprio negócio.
Tudo o que for apurado deve ser inserido em um sistema de gestão de estoque ou ERP. A partir disso, pode associá-los a pedidos de compra, vendas, remessas e outras operações, para manter o registro completo das transações em todo o seu ciclo.
A facilidade na busca e compra é um dos principais motivos para fazer o cadastro de produtos. Afinal, é possível encontrar sem demora o que os clientes buscam por meio de características e categorias registradas.
Dessa forma, também é ótimo para controlar o estoque ao saber quantas unidades há armazenadas, ajudando na gestão e evitando a falta ou excesso de itens.
Nesse contexto, é uma forma de melhorar a comunicação com os fornecedores. A empresa pode compartilhar informações em tempo real, como números e especificações técnicas, para garantir o estoque mínimo sem a necessidade de entrar em contato manualmente.
Também há chance de precificar corretamente. Isso porque, com o cadastro de tudo, é possível definir preços de forma mais precisa, considerando os custos de produção, margem de lucro, impostos, entre outros fatores.
Agora você sabe que cadastrar produtos é indispensável para qualquer negócio, mas fazer isso de forma eficiente é outra história. Por isso, mostraremos algumas dicas valiosas para você aprender na prática.
Um sistema de cadastro de produtos é a chave para o sucesso dessa estratégia, hoje em dia, principalmente se há muitos itens a serem vendidos.
A maioria dos pequenos e médios empreendedores ainda usa planilhas de papel em uma prancheta, mas chegou a hora de aposentá-las. As tecnologias atuais estão aí para facilitar o dia a dia empresarial.
Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é a melhor solução para essa tarefa. Os módulos permitem o registro e a visualização de todo o seu inventário em poucos cliques.
Para tudo funcionar em ordem, é preciso decidir qual metodologia será usada para tornar o processo eficaz.
Até a chegada de softwares intuitivos, não havia automação nos negócios e tudo era inserido e compartilhado manualmente, o que era demorado e improdutivo.
Atualmente, a tecnologia permite obter o máximo dos colaboradores para desempenharem suas atividades de forma satisfatória, deixando de lado o trabalho repetitivo.
Aliás, a metodologia também envolve a escolha de um profissional responsável para registar as entradas. Desse modo, é interessante treiná-lo para entender a ferramenta escolhida e preencher os dados corretamente.
É preciso selecionar as informações que serão incluídas em todos os itens, como nome, descrição, categoria, marca, preço, peso, dimensões, entre outras.
Isso simplifica as consultas futuras, evita falhas e fornece insights para tomar decisões estratégicas. Em outras palavras, otimiza toda a gestão por criar um espaço inteligente de catalogação.
Sem mencionar que cria a oportunidade de fornecer mais características do produto ao cliente. Assim, há criação de segurança para ele efetuar a compra logo.
Gerenciar não é um trabalho único. Há necessidade de atualizar frequentemente as informações preenchidas e, se possível, em tempo real, para evitar a perda de conteúdos.
Assim, tenha o hábito de anotar todas as mercadorias assim que forem recebidas do fornecedor.
E lembre-se dos dados mais simples, como o diâmetro ou tamanho. Isso porque podem gerar equívocos em algum momento do processo de vendas, como problemas na contratação do frete.
A preocupação em classificar os itens baseados em sua performance tornará a administração mais eficiente. Afinal, é possível saber os que vendem mais, os que tem mais rotatividade e aqueles que trazem mais lucros.
Esses insights criam perfis de vendas que podem ser incluídos nos relatórios gerenciais, principalmente para comprar em grande volume aqueles que trazem mais retornos para a empresa.
E quando se compram quantidades a mais, ganha-se poder de negociação com os fornecedores, pagando menos e obtendo facilidade no pagamento.
Empresas que trabalham com grande movimentação de mercadorias não podem ficar sem um sistema para cadastrar os produtos. A execução manual leva a erros e problemas futuros com questões administrativas e tributárias.
Porém, não são somente esses os benefícios da tecnologia. A seguir, você confere alguns motivos para usá-la e integrá-la nos setores do seu negócio.
Uma plataforma completa fornece informações sobre mercadorias em falta, permite o controle dos pedidos realizados, identifica os melhores fornecedores e evita falhas nos itens pedidos e recebidos.
Além disso, permite saber quais são aqueles mais buscados no estabelecimento, evitando a ruptura de estoque.
O cadastro de produtos feito por um sistema auxilia na gestão financeira por meio da emissão de relatórios, como a Demonstração do Resultado e Exercício (DRE). Eles indicam se o negócio está tendo lucro ou prejuízo.
Também emite dados sobre o fluxo de caixa relacionado às mercadorias e realiza a gestão de orçamentos e outras funcionalidades importantes.
O software emite relatórios que ajudam na tomada de decisão. Então, olhe para recursos como categorias e consultas em diferentes níveis, análises de vendas, de devoluções, de margem de lucro e gráficos em série e por período.
A grande vantagem é a rapidez na obtenção dessas informações. Isso porque a ferramenta trabalha de forma instantânea e os dados são disponibilizados em um painel de controle de fácil acesso.
Outro ponto positivo é com relação ao controle de estoque, pois há informações precisas sobre a localização de cada produto, entradas, saídas, etc.
Por atualizar em tempo real, reduz erros e é possível controlar datas de validade dos lotes. Além disso, também é possível identificar a necessidade de criar promoções para vender produtos mais rapidamente.
Essa ação é muito útil em épocas de alta demanda, como na Black Friday.
Realizar o cadastro de produtos com eficiência pode ser um desafio diário em empresas que não costumam usar ferramentas avançadas para registros e controles.
Isso pode ser ainda pior em indústrias e distribuidoras, onde a movimentação de mercadorias é grande. Mas, felizmente, agora você já sabe como cadastrar suas mercadorias com facilidade.
Para isso, conte com o ERP WebMais para reduzir o tempo de cadastros, evitar falhas manuais e otimizar os processos dos funcionários.
Que tal agendar uma demonstração gratuita hoje mesmo para obter todas as vantagens da nossa solução? Entre em contato e tire suas dúvidas!
Descubra como aplicar novas estratégias de gestão na sua empresa!