4 dicas para otimizar os processos na sua indústria

4 dicas para otimizar os processos na sua indústria

Sabemos que manter a produção em funcionamento, bem como toda a parte administrativa não é tarefa fácil. Caso algumas atividades não saiam conforme o previsto podem ocorrer sérios problemas, principalmente no que diz respeito a entrega dos pedidos na data correta e com a qualidade desejada pelo cliente. Por isso, otimizar os processos internos é fundamental para a sustentabilidade da sua indústria.

Com base neste contexto, preparamos um conteúdo para te ajudar a melhorar seus processos, principalmente nas áreas de compras, expedição e controles internos. Com estas dicas, você gestor, poderá reduzir custos e prazos de entrega, utilizando seus recursos de forma mais inteligente.

Enfim, tudo precisa estar em harmonia para que a gestão possa, de fato, funcionar.

Por que otimizar os processos na indústria?

Independente do seu porte e segmento, pontos como ter um maior controle da qualidade e produtividade são muito importantes. Nesse aspecto que a otimização de processos se faz tão importante.

você, como gestor, precisa ter um entendimento claro de todas as etapas do seu empreendimento, para ser mais competitivo frente aos seus concorrentes. Portanto, para seu bom andamento é essencial entender cada processo, desde a gestão de pessoas até o que é necessário para a execução de cada tarefa.

Como otimizar os processos?

Para te ajudar a otimizar seus processos, preparamos quatro dicas para você iniciar esta melhoria na sua indústria.

Mapear os processos produtivos e comerciais

Se você entende que é preciso melhorar os processos na sua empresa, o primeiro passo é desenhar todas as etapas, fases e pontos de encontro com stakeholders (fornecedores, prestadores, colaboradores e terceiros envolvidos no processo produtivo).

Para realizar esse desenho você pode utilizar um software, quadro, cartolina ou até uma folha de papel, dependendo da complexidade do seu processo.

O importante é elencar, de forma muito visual, onde estão os gatilhos de entrada de materiais, pedidos ou compras, quais as etapas seguintes, quantos processos e pessoas estão envolvidos, e como acontecerá a expedição final do pedido.

Com esse processo mapeado de forma visual, ficará mais fácil de encontrar os pontos de melhoria, onde estão os gargalos, e onde a empresa pode inovar para crescer e entregar mais valor aos seus clientes.

Então, reúna seu time e mãos a obra!

Gestão de compras

Planejar a compra de materiais é uma das etapas mais importantes para garantir um processo produtivo sem gargalos e evitar atrasos ou prazos alongados.

Sabemos que manter grandes estoques de matéria-prima não é a solução. Mas então, qual é? Na nossa percepção, é importante que os gestores comerciais se dediquem à planejar de forma eficiente e inteligente seu departamento de compras.

Nesse sentido, é preciso entender os prazos e peculiaridades de relacionamento com fornecedores, bem como as metas internas de vendas e abertura de mercado. Garantindo que o processo de compras possa estar alinhado com os resultados comerciais e processos produtivos.

Uma tarefa complexa, não é mesmo? Por isso a utilização de um ERP que integra os departamentos comerciais e produtivos é a ferramenta que sua empresa precisa contar!

Planejamento e controle produtivo

O processo produtivo de uma indústria pode ser bastante complexo, e pode envolver diversos outros setores e tarefas como?

  • Engenharia de produtos;
  • Ordens de produção;
  • Reserva de insumos;
  • Acompanhamento do processo;
  • Controles e relatórios.

Para gerir todas essas etapas, tarefas e comunicações, é preciso contar com ferramentas integradas. O uso inteligente dessas ferramentas e recursos, permite o entendimento do cenário e dos processos da indústria, possibilitando a melhoria contínua e inovação.

Gerir as etapas do processo produtivo garante também que a fabricação ou distribuição dos produtos ocorra de forma tranquila, minimizando atrasos, retrabalhos e gargalos produtivos.

sistema de gestão industrial

Implementar ciclo PDCA

A metodologia do PDCA (Plan, Do, Check, Act) é muito conhecida e utilizada normalmente no setor de qualidade. Apesar disso, esta ferramenta tem diversas aplicações e ajuda de forma eficaz no desenvolvimento de estratégias com uma ótima eficiência, dando qualidade a qualquer tipo de serviço feito pela indústria.

Ela é dividia em quatro etapas:

  1. Plan (planejamento) – essa etapa é caracterizada pelo planejamento das ações e seus objetivos;
  2. Do (execução) – aqui é o momento de colocar em prática o planejamento realizado na etapa anterior;
  3. Check (checar) – nesta fase, é realizado uma checagem se o que foi executado anteriormente deu o resultado esperado;
  4. Act (ação) – De acordo com os resultados obtidos, é feito o levantamento das ações que não resultaram no esperado. Aqui i ciclo se reinicia e é realizado um planejamento para correção deste erro.

Esta metodologia é cíclica, ou seja, você estará sempre buscando por melhorias continuamente. Assim, fica mais fácil e tranquilo implementar as evoluções e alcançar seus objetivos. Seguindo essas orientações, sua indústria terá como melhorar a gestão de processos e ter chances de alcançar resultados cada vez melhores.

Como a tecnologia pode ajudar a otimizar os processos?

Quando falamos em melhorar os processos na indústria, o mercado já dispõe de soluções que priorizam a inovação, análise de dados e outros elementos para ajudar você a conquistar excelência na produção.

Cloud computing

A computação em nuvem é uma das tecnologias que mais ajudará no cotidianos das indústrias, pois ela permite o uso de softwares sem instalação nas máquinas e gastos com infraestrutura de TI. Com esta solução, você pode implantar melhorias na sua linha de produção e distribuição com agilidade.

Sistema de gestão

Os softwares de gestão permitem o controle e organização da produção com facilidade, além de proporcionar um acesso em tempo real às informações sobre a produção. Por esses motivos, é uma ótima alternativa para otimizar processos na indústria.

Como esse tipo de sistema permite ainda a comunicação entre setores de uma empresa com mais clareza e agilidade, reduzindo erros em processos mais precisos.

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Sanon Matias

WebMais

Fundador da WebMais Sistemas, Sanon Matias Fortunato possui mais de 25 anos de experiência em diversas vertentes das tecnologias e gestão empresarial, com ênfase em Indústria e Distribuição. Profundo conhecedor da área comercial, Funil de vendas, CRM, Indicadores, Mídias Pagas, SEO, Inbound Marketing, Adwords, FacebookAds, Rede Sociais, Sucesso de Cliente e Canais de Parcerias.

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