A gestão integrada e automatizada dos processos empresariais se tornou muito importante para que as pequenas, médias e grandes empresas cresçam de forma sustentável. Nesse contexto, entra o software ERP!
Isso porque, com esse tipo de sistema, é possível unificar diversas áreas e filiais de uma marca na mesma plataforma. Assim, gestores têm maior controle e otimização de recursos.
Então, neste artigo, vamos explicar melhor o conceito de software ERP, os seus benefícios e como funciona, além de te contar qual é a hora de contratar a ferramenta e como implementá-la com êxito!
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O Software ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão empresarial para integrar, controlar e automatizar as funções críticas:
O resultado? A empresa reduz custos e tem certeza nas decisões tomadas, entre outros benefícios.
O conceito de ERP surgiu na década de 1960, com os primeiros sistemas de controle de inventário, conhecidos como MRP (Material Requirements Planning).
Esses sistemas evoluíram para MRP II (Manufacturing Resource Planning). Além do inventário, incluíam funções de produção e planejamento financeiro.
Foi somente nos anos 1990, com o avanço da tecnologia da informação, que os MRP II se expandiram e se tornaram os modernos sistemas ERP. Nesse momento, começaram a incorporar todos os aspectos da gestão empresarial.
Em resumo, um software ERP funciona como um sistema nervoso central para a empresa, integrando diferentes departamentos e suas respectivas funções.
Cada módulo do sistema é especializado em uma área específica, mas todos compartilham uma base de dados em comum.
Em outras palavras, significa que as informações inseridas em um módulo estão imediatamente disponíveis para todos os outros, eliminando redundâncias e aumentando a eficiência.
Você pode personalizar o ERP da sua empresa conforme as suas necessidades. Mas, no geral, principais módulos incluem:
Atualmente, o software de gestão é geralmente dividido em módulos específicos para diferentes departamentos. Porém, pode ser classificado em dois grandes grupos: Front Office e Back Office.
O Front Office inclui módulos que lidam diretamente com o cliente, como vendas, marketing e atendimento ao cliente.
Já o Back Office abrange módulos que tratam de processos internos, como finanças, recursos humanos e produção.
Como você pode notar apenas pelo conceito do software ERP, existem muitos benefícios para a empresa que adota na sua rotina administrativa. Dentre eles, podemos destacar:
O software ERP pode ser implementado de duas formas principais: em nuvem (on-cloud) e local (on-premise). Ambas as opções têm diferenças notórias entre elas em muitas questões.
Por exemplo, o on-cloud nuvem oferece acesso remoto, menor custo inicial, atualizações automáticas, escalabilidade. Mas, em contrapartida, depende diretamente da internet para funcionar.
Já o on-premise (local) oferece maior controle sobre a infraestrutura, personalização mais profunda e segurança de dados sob responsabilidade própria.
Contudo, tem custos iniciais mais altos, necessidade de manutenção própria e menos flexibilidade para upgrades.
A segurança de dados é uma preocupação real para qualquer empresa que usa software ERP. Os sistemas contêm informações sensíveis, como dados financeiros e pessoais dos funcionários, por exemplo.
Nesse caso, a segurança das informações é garantida por meio de medidas como criptografia durante a transmissão e armazenamento, controles de acessos e auditorias que detectam e respondem a ameaças.
Existem sinais que precisam ser considerados, por indicarem a necessidade de contratar um software ERP, ou mesmo migrar do seu sistema atual para outro. Eles são os seguintes:
O ERP pode ser adaptado para empresas de todos os segmentos e tamanhos. Como cada uma delas tem necessidades e recursos diferentes, é importante considerar essa adaptação.
Por exemplo, pequenas empresas podem contratar um software ERP mais básico, que foca em funções mais pontuais, como vendas e contabilidade.
Já as médias empresas precisam de uma solução mais abrangente que incluem módulos adicionais, como recursos humanos e CRM.
Afinal, a empresa tem grande chance de crescer e precisa de um sistema que cresça junto às demandas diárias.
E claro, as grandes corporações precisam de um software ERP mais complexo com todas as funcionalidades possíveis para integrar os diversos departamentos e operações, e até mesmo as filiais.
A implantação de um software ERP é um processo crítico e deve ser bem-planejado. Isso porque, quando a escolha e a implementação são bem-feitas, podem transformar a gestão da sua empresa para melhor!
Algumas dicas para não errar na hora de implementar o software ERP são:
Adotar um software ERP é um passo decisivo para qualquer empresa que almeja eficiência, integração e controle total sobre suas operações.
Da unificação dos processos até a segurança dos dados, os benefícios desse tipo de sistema são inegáveis.
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