o cmv das suas mercadorias está em dia?

CMV: O Que É Custo De Mercadoria E Como Calcular

Imagem de Sanon Matias

Será que a sua empresa precifica corretamente os produtos que vende? Conhecer o CMV (Custo da Mercadoria Vendida) é o primeiro passo para isso é fundamental para uma boa gestão financeira. 

Neste artigo, você vai conhecer melhor o conceito e aprender diversas fórmulas para chegar a esse valor. 

Sem dúvidas, entender o seu preço de custo vai ajudar a tomar as providências necessárias para que a empresa traga os resultados esperados. Eles são essenciais para um processo de tomada de decisão mais inteligente e acertado.

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O Que É CMV (Custo Da Mercadoria Vendida)?

CMV é um indicador financeiro que calcula os gastos para produzir, armazenar e/ou vender um produto até que ele seja comprado por um cliente.  

Conhecer o CMV de cada produto comercializado pela sua indústria ou loja é fundamental para entender quanto a empresa ganhou em cada transação. 

Quer um exemplo?  

Se você tem uma indústria, o CMV do seu produto envolve diversos fatores relacionados à matéria-prima, como a compra dela. 

Também aparecem a utilização de equipamentos, mão de obra das pessoas envolvidas no processo de produção, armazenamento e custos com divulgação para que ele seja vendido, entre outros.

Todos esses fatores compõem o CMV, que também pode ter outros componentes, a depender de cada tipo de negócio. Depois, a soma desses custos será subtraída do faturamento para que se encontre o lucro bruto obtido na negociação.

Para Que Serve O CMV?

O principal objetivo do CMV é ajudar a gestão da empresa a medir o seu resultado bruto. Afinal, é por meio desse indicador que é possível entender quanto lucro o negócio obtém com cada venda. 

Ele também mostra o resultado da soma de todas as vendas ao final de um determinado período.

Mas, além disso, o cálculo do CMV também serve como base para um processo mais acertado de precificação. 

Quando se conhece exatamente os custos de cada produto a ser vendido, fica mais fácil determinar um preço de venda que garanta a cobertura desses valores. Além disso, também é possível adicionar um percentual de lucro para a empresa.

Como Funciona O CMV?

O CMV funciona como um indicador de performance da operação. Isso porque ele mede quanto a organização gasta para manter as suas atividades principais.

Para entender como ele funciona, é importante saber diferenciar custos e despesas, já que o CMV se refere somente aos custos.

Como funciona o CMV?  "CMV" indica (setinha para:) - performance das operações  Como?   (Setinha para:)  Total de receitas - CMV = lucro bruto

Os custos são os gastos que a empresa tem com a sua atividade-fim, seja ela a produção de um produto ou a sua revenda. Já as despesas são gastos indiretos, chamados também de gastos administrativos.

Quando o gestor subtrai o CMV do total de receitas, encontra o seu lucro bruto. Mas, para saber qual foi o lucro líquido, é preciso ainda subtrair do lucro bruto as despesas do negócio.

Qual A Importância Do CMV Na Prática?

Como falamos, conhecer o CMV é importante para entender quanto lucro foi gerado em cada transação.  

Isso permite que a gestão da empresa tenha uma visão ampla sobre a saúde financeira do negócio — quando não há lucro ou os resultados estão abaixo do esperado é sinal de que as coisas precisam mudar. 

Um CMV alto pode indicar, por exemplo, que a aquisição de matéria-prima está sendo feita a valores elevados. 

Por outro lado, o CMV muito baixo pode indicar que as suas compras são vantajosas ou que você está adquirindo materiais de baixa qualidade. Fique de olho nesses indicadores para conseguir equilibrar custo e qualidade! 

O método CMV também ajuda na precificação. Precificar um produto sem entender o seu real custo de produção é muito arriscado, pois há chances de que cobre um valor abaixo do necessário para cobrir todos os custos de produção, armazenamento e divulgação.  

Se isso acontecer, o seu negócio terá prejuízo e poderá até ter a sua viabilidade comprometida.

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Quando É Usado O CMV (Custo Da Mercadoria Vendida)?

O cálculo do CMV é indicado para pequenas indústrias e estabelecimentos comerciais que não têm grande variação de custos. Ou seja, se a sua indústria produz um único produto, acompanhar esse indicador pode ser muito vantajoso. 

O grande diferencial do CMV é que ele não considera apenas o que foi gasto com compras de insumos, equipamentos e mão de obra — ele considera também os gastos com estoque, tornando o seu cálculo mais preciso e adequado à realidade da empresa. 

Mesmo que produtos em estoque aumentem o ativo da empresa, eles ainda representam custos. Afinal, é preciso dedicar um espaço ao armazenamento, iluminação, climatização e outros cuidados, além de designar um colaborador para o seu gerenciamento.

Quais Os Motivos Para Calcular O CMV Na Sua Empresa?

Agora que você já conhece o CMV e entende quais são os seus objetivos, fica claro que esse cálculo pode  trazer uma série de benefícios para a empresa e para a sua gestão.

Esses são os principais:

  • ajuda a identificar custos excessivos;
  • ajuda a identificar quais custos podem ser cortados;
  • contribui com a precificação adequada;
  • melhora o controle de estoque;
  • permite que a gestão possa analisar a situação financeira da empresa;
  • monitora o lucro bruto;
  • facilita o planejamento de promoções e outras ações de vendas;
  • facilita a negociação com fornecedores;
  • indica se a operação da empresa é realmente lucrativa.

Quais Elementos Presentes No Cálculo Do CMV?

Agora vamos falar sobre o cálculo do CMV? Para que ele seja feito, é preciso aplicar algumas fórmulas, que consideram os seguintes elementos:

  • EI: valor do estoque inicial
  • C: compras
  • EF: valor do estoque final ou inventário
  • DV: devoluções de vendas;
  • DC: devoluções de compras.

Com o conhecimento sobre esses conceitos, ficará mais fácil entender os principais tipos de cálculo de CMV, sobre os quais falaremos a seguir!

Como É Feito O Cálculo Do CMV?

O cálculo do CMV pode ser feito de diversas formas, considerando um valor por produto unitário, um percentual sobre o faturamento e até mesmo um valor geral a ser apurado periodicamente.  

A seguir, vamos mostrar cada uma das fórmulas e explicar melhor cada método!

CMV Geral Da Empresa

A fórmula CMV para entender o custo de mercadoria vendida da empresa como um todo é a seguinte: 

CMV = EI + C – EF

Também é possível somar as devoluções de vendas (DV) e subtrair as devoluções de compras (DC), caso algum desses casos tenha ocorrido no período que está sendo analisado. Se isso acontecer, a fórmula CMV fica assim: 

CMV = EI + C + DV – DC – EF

Cálculo Por Mercadoria

Se você optar por calcular o Custo da Mercadoria Vendida individual de cada produto, deverá utilizar a seguinte fórmula: 

CMV = EI + C + DC – DV – EF 

A diferença entre o Custo da Mercadoria Vendida geral e o individual é que, no segundo, você vai considerar somente os valores gastos para o tipo de mercadoria em questão.

Cálculo Por Saldo

Para o cálculo do CMV por saldo monetário, a fórmula é a seguinte: 

CMV = EI + C – EF

Cálculo Por Faturamento

Outra forma de calcular o Custo da Mercadoria Vendida é a partir de um percentual sobre o faturamento. Nesse caso, você deve encontrar o percentual médio de custos sobre o total de notas fiscais emitidas, valor que corresponde ao seu faturamento. 

Depois, deve aplicar o resultado a todos os produtos vendidos. Para isso, divida o valor encontrado pelo faturamento e multiplique por 100.

Cálculo Periódico

Para encontrar o CMV periódico da sua empresa, você deve usar a mesma fórmula do cálculo por saldo. A diferença é que, aqui, você deve utilizar os números referentes ao período que está sendo analisado!

Cálculo Permanente

Já o Custo da Mercadoria Vendida permanente usa a mesma fórmula do CMV geral, considerando as devoluções de vendas e devoluções de compra em tempo real.

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O Que Não Entra No Cálculo Do CMV (Custo Da Mercadoria Vendida)?

Nós já falamos aqui sobre alguns fatores que compõem o CMV, como a compra de matéria-prima e mão de obra. Agora, vamos mostrar algumas despesas comuns que não incidem sobre o custo das mercadorias:

  • Impostos incidentes sobre vendas (PIS, Cofins, ICMS);
  • Despesas administrativas (gastos com telefone e aluguel, por exemplo);
  • Despesas operacionais (frete, por exemplo);
  • Despesas financeiras (como os juros);
  • Despesas com vendas (comissões).

Todas essas despesas devem ser deduzidas após o cálculo do lucro bruto para que se encontre o lucro líquido do negócio.

Qual É A Relação Da Margem De Contribuição Com O CMV?

A margem de contribuição é o dinheiro que sobra da receita obtida por meio da venda de mercadorias após a retirada do valor dos custos diretos, ou seja, após a subtração do CMV.

É importante acompanhar esse indicador justamente para que a empresa não pratique preços que podem acabar gerando prejuízos para as suas contas, por serem mais baixos do que o necessário para cobrir os custos.

Para calcular a margem de contribuição usando o CMV, é só aplicar essa fórmula:

MC = PV – (CMV+DV)

Sendo:

  • MC: margem de contribuição
  • PV: preço de venda unitária;
  • CMV: Custo de Mercadoria Vendida;
  • DV: Despesa variável Unitária.

Qual É O CMV Ideal?

Não existe um CMV que seja considerado ideal para todas as empresas. o mais importante aqui é que ele seja sempre o menor possível. Afinal, quanto menor o seu custo para produzir ou comprar uma mercadoria, maior poderá ser o seu lucro com a sua venda.

Mas isso também não é uma regra para o sucesso do negócio. É possível ter resultados positivos mesmo com um CMV alto e margens de lucros baixas, desde que se ganhe no volume. 

Existe um CMV ideal?  (Gestor pensativo, com balõezinhos na cabeça com "CMV 1", "CMV 2", "CMV 2" e "CMV 4")

Quando a empresa vende grandes quantidades de produto, isso acaba compensando a margem baixa.

Também é possível que o contrário aconteça: as empresas vendem pouco, mas são muito lucrativas justamente porque trabalham com margens maiores.

Ou seja, o ideal é analisar as particularidades do seu negócio e tomar a sua decisão com base em dados e em análises sobre o mercado.

Por Que Calcular o CMV na DRE?

A Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) é um documento obrigatório, que engloba informações sobre receitas e despesas de um estabelecimento e deve ser elaborado por um contador. 

A DRE ajuda a gestão da empresa a entender a sua saúde financeira e definir providências para utilizá-la, sendo fundamental para uma tomada de decisão orientada por dados. 

Calcular o Custo da Mercadoria Vendida na DRE dá ao gestor da empresa a chance de descobrir o lucro bruto da sua operação. Isso mostra, na prática, quando, em proporção, foi gasto para a venda de um determinado produto.

Como O CMV Pode Ajudar A Gerenciar O Seu Estoque?

Além de ajudar a compreender melhor a situação financeira da empresa e a precificar, o CMV também pode contribuir com a gestão do estoque

Como você sabe, apesar de ser um ativo, o estoque também gera custos para o negócio, e por isso a sua boa gestão é fundamental para uma operação bem-sucedida.

Por meio do cálculo do CMV, o gestor consegue identificar, por exemplo, se o volume de devoluções de vendas está dentro do esperado. Um aumento nesse indicador pode indicar que há um problema que precisa ser resolvido para fazer com que esse número diminua.

Além disso, o CMV também ajuda a identificar mercadorias encalhadas, que estão ocupando espaço e aumentando os gastos da empresa com armazenamento e compras. 

Nesse caso, é possível fazer uma liquidação para estimular a sua venda – e usar o CMV para entender o percentual máximo de desconto que se pode dar para cada item sem que as contas sejam prejudicadas.

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Conclusão

Conhecer o CMV é fundamental para que uma empresa esteja à par da sua real situação financeira e possa tomar decisões orientadas por dados, principalmente em relação à precificação. 

Para evitar erros, o mais indicado é contar com o apoio da tecnologia, usando um sistema de controle que armazene e organize todas as informações necessárias para os cálculos!

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