Os módulos do ERP são como peças organizadoras que se encaixam nas diferentes áreas de uma empresa, como contas, vendas, compras e clientes. Há também módulos especializados para tipos específicos de negócios, como os do setor alimentício ou de publicidade
Já imaginou integrar todos os departamentos da sua empresa com facilidade? Com os módulos ERP você tem essa chance e pode aproveitar os diversos benefícios que essa tecnologia traz.
Mas, mesmo sendo uma ferramenta facilitadora da gestão, nem todos os empreendedores sabem o que é e o que podem encontrar ao contratar um sistema desse tipo.
Por isso, separamos tudo sobre o assunto para você tirar todas as suas dúvidas e saber como personalizar a tecnologia para o seu negócio.
Então, após a leitura, recomendamos experimentar, na prática, os módulos ERP da WebMais. Assim, você saberá como se comportam e como podem ajudar na sua gestão. Experimente agora.
Agora, vamos para o artigo. Boa leitura!
ERP (Enterprise Resource Planning) significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial, na tradução.
Em outras palavras, é uma ferramenta que permite gerenciar a empresa integrando os dados de diversas áreas e os organizando.
A história do sistema ERP, como o conhecemos hoje, começou há mais de 100 anos, com a busca por soluções para problemas específicos nas empresas.
Tudo começou em 1913, quando o engenheiro Ford Whitman Harris criou o modelo de quantidade de ordem econômica (EOQ).
Era um sistema manual para programar a produção, mas já representava um passo importante na gestão de estoques.
Então, ao longo das décadas, novas ferramentas surgiram para lidar com outros desafios:
Mas a integração completa ainda era um sonho.
Foi aí que o termo ERP surgiu nos anos 80, com o Gartner Group. Eles perceberam que a evolução do MRP II, junto à integração de outras áreas (RH, Vendas, Logística, etc.), permitia uma visão geral da empresa.
Assim, o ERP surgiu como solução para os desafios de falta de comunicação entre departamentos, dados inconsistentes, processos manuais lentos e ineficientes e dificuldade em tomar decisões.
Atualmente, os módulos ERP são essenciais para a gestão de empresas de todos os portes. E, com o passar do tempo, evoluíram para sistemas modernos e ainda mais seguros.
Os principais módulos ERP servem para integrar e automatizar os processos de diferentes áreas da empresa, fornecendo uma visão unificada das operações e facilitando a tomada de decisões estratégicas.
Cada módulo possui funcionalidades específicas para atender às necessidades de um departamento ou área de negócio. Dentre os principais, temos:
Os módulos ERP são as funcionalidades que dão sequências lógicas conforme o fluxo de trabalho.
Eles podem variar de acordo com o fornecedor do sistema e com as necessidades da empresa, mas refletem sempre duas visões: por departamento e por segmento.
Na visão departamental, ficam os módulos contábeis, de finanças, de vendas, de compras, de faturamento, CRM, etc.
Mas, na prática, todos os processos são encontrados em uma única área.
Já na visão por segmento de mercado, há escolha de atribuições conforme o nicho.
Por exemplo, uma indústria de alimentos precisa de módulos muito diferentes de uma agência de marketing.
Cada negócio tem o seu próprio sistema ERP, mas uma das formas de implementá-lo é por meio de agrupamentos por setores.
Em resumo, são classificados em operacionais, táticos, estratégicos e de gestão de relacionamento. Saiba mais em detalhes, a seguir!
Os módulos ERP operacionais oferecem suporte à gestão dos departamentos envolvidos nas atividades diárias.
Isso porque são classificados em módulos verticais e horizontais, com os mais comuns de contabilidade, faturamento, compras, controle de produção, recursos humanos, estoque, etc.
Mas os módulos verticais, por sua vez, são projetados para atender a segmentos de mercado específicos, como gestão agrícola, educacional e automotiva. Eles são agrupados conforme os nichos de mercado que atendem.
Também são conhecidos como verticais e atendem nichos específicos, como planos de saúde, gestão educacional, de acervos, de transportadora, comércio exterior, entre outros.
Em resumo, o objetivo é fornecer soluções personalizadas e uma espécie de padronização dos processos. Assim, a tomada de decisões é facilitada e aumenta a competitividade a longo prazo.
Como o próprio nome esclarece, os módulos ERP estratégicos ajudam nas questões de planejamento do negócio.
Então, alguns exemplos são a gestão de processos, de conhecimento, de indicadores, de tempo e outros.
Por fim, temos o módulo que traz métricas sobre o relacionamento da empresa com o cliente. Ele mede o quão estão satisfeitos e como melhorar obstáculos na prestação de serviços.
Os registros permitem gerenciar desde o pré até o pós-venda, para criar uma relação de confiança entre as partes, aumentando o engajamento no atendimento.
Geralmente, os módulos ERP são organizados em diferentes áreas funcionais de negócios. Além disso, elas abrangem processos e funcionalidades relacionados àquela área.
Dentre eles, estão:
Basicamente, os módulos ERP funcionam como peças de um quebra-cabeça.
Em outras palavras, cada módulo é responsável por gerenciar um conjunto específico de processos e atividades em uma área funcional de negócios.
Eles trabalham juntos para automatizar e integrar os dados de uma empresa, garantindo o compartilhamento entre si e proporcionando uma visão completa de tudo.
Cada um dos módulos ERP tem sua própria interface, onde os usuários podem inserir, editar e visualizar informações. Além disso, são sempre atualizados em tempo real.
Assim, imaginemos que um pedido é inserido no módulo de vendas. Ele pode ser automaticamente atualizado no módulo de estoque, que verifica a sua disponibilidade.
Por fim, após a reserva, o módulo de finanças atualiza para gerenciar as contas a receber e a pagar.
Juntos, todos os módulos ERP trazem diversos benefícios para uma empresa, incluindo:
Vamos provar tudo isso trazendo os módulos ERP e suas vantagens.
O CRM centraliza as informações de todos os clientes em um único local, facilitando o acesso a dados como histórico de compras, preferências e interações.
Dessa forma, é possível oferecer um atendimento mais personalizado e eficiente, aumentando a satisfação do cliente e a fidelidade.
De forma indireta, é uma maneira de aumentar as vendas. Afinal, é possível encontrar e qualificar leads de forma mais eficaz, além de acompanhar o progresso das oportunidades de venda.
Sem mencionar que esse módulo ERP automatiza muitas tarefas relacionadas ao atendimento ao cliente, como entrada de dados e roteamento de chamadas.
O ERP automatiza muitas tarefas relacionadas ao processo de vendas, como geração de orçamentos, criação de pedidos e lançamento de notas fiscais, assim fechando negócios mais rapidamente e reduzindo o risco de erros.
Os módulos ERP de faturamento também permitem o controle de crédito dos clientes e definem os limites de crédito, para diminuir as perdas por inadimplência.
Também ajuda a definir preços diferentes para os clientes conforme seu perfil e produtos. Assim, há maximização dos lucros.
Os módulos ERP de produção ajudam a otimizar o processo produtivo, identificando gargalos e áreas de ineficiência, o que pode levar a um aumento na produtividade e a uma redução de custos.
Além disso, é possível controlar a qualidade dos produtos, rastreando materiais, processos e produtos acabados. Dessa forma, diminui os defeitos e aumenta a satisfação do cliente.
O MRP II ajuda as empresas a planejar a produção de forma mais eficiente, considerando a demanda, os recursos disponíveis e os prazos de entrega.
Isso pode levar a uma redução de custos e a um melhor atendimento ao cliente.
Tudo isso porque oferece uma maior visibilidade da cadeia de suprimentos, o que pode auxiliar a encontrar e resolver problemas com fornecedores.
Esse módulo ERP também ajuda a otimizar os níveis de estoque, identificando itens obsoletos e lentos de vender, para reduzir custos e melhorar o fluxo de caixa.
Por falar em estoque, há um dos módulos ERP dedicado para controlar essa área, rastreando a entrada e saída de produtos.
Com isso, é possível prevenir rupturas de estoque, monitorando os níveis e definindo pontos de pedido.
Ainda, permite gerenciar lotes de produtos de forma mais eficiente, rastreando o histórico de cada um e apontando aqueles com problemas de qualidade.
A funcionalidade de compras é benéfica para selecionar os fornecedores com eficiência, comparando preços, prazos de entrega e histórico de desempenho.
Assim, há redução de custos e melhora na qualidade dos materiais comprados.
Por meio de dados históricos de compras, o gestor pode negociar melhor os preços com seus provedores, buscando economizar e se tornar competitivo no mercado.
E não podemos deixar de mencionar que os módulos ERP de compras automatizam muitas tarefas relacionadas ao processo de compra, como geração de pedidos de compra e acompanhamento de pedidos. Ou seja, diminui erros.
O sistema pode fornecer ao chão de fábrica informações atualizadas sobre os pedidos de produção, prazos de entrega e materiais necessários.
Essa comunicação pode levar a uma melhora na programação da produção e a um aumento da produtividade.
Então, podemos dizer que a vantagem é melhorar o compartilhamento de dados entre o chão de fábrica e outros departamentos da empresa, como vendas e compras. Assim, reduz inconsistências.
Os custos são uma parte sensível em uma organização, mas os módulos ERP responsáveis por essa parte calculam todos eles com precisão.
Eles alocam custos de materiais, mão de obra e overhead – custos não relacionados diretamente com a produção – aos produtos fabricados.
Esse controle detalhado permite listar áreas de desperdício, ajudar a precificar as mercadorias e tomar outras decisões estratégicas com base em dados reais.
Um dos módulos ERP mais vantajoso por permitir administrar o fluxo de caixa de forma mais eficiente, controlando prazos de pagamento e recebimento por meio de informações lançadas em tempo real.
O ERP automatiza muitas tarefas relacionadas à expedição, como a separação de pedidos e a geração de etiquetas de remessa, o que agiliza a área.
Também otimiza a rota de entrega, levando a redução de custos de transporte. E quando é enviado, o pedido pode ser rastreado em tempo real, para informar ao cliente e atender às suas expectativas.
Por ser um software, os módulos ERP podem ser construídos de várias formas, por isso, existem diversos tipos.
Para escolher o melhor deles para a sua corporação, é preciso saber um pouco mais sobre cada um. Vamos lá!
Nesse molde, a instalação ocorre na infraestrutura da própria empresa. Então, é necessário um servidor físico (hardware) conectado aos computadores que usarão o sistema.
A sua vantagem é o controle total sobre as informações. Por outro lado, exige um grande investimento inicial, além de uma equipe de TI especializada para dar suporte.
É instalado na nuvem, permitindo acesso aos dados de qualquer lugar com acesso à Internet.
O seu maior benefício é descomplicar e trazer mobilidade, o que é ideal para todo modelo de negócios, principalmente indústrias e distribuidoras.
O SaaS é disponibilizado totalmente na Internet e acessado por meio de um servidor (fornecedor.com.br).
Há menos personalizações, com menos apoio e suporte genérico, mas os custos com infraestrutura são menores.
Os módulos ERP são formados por hardware, sistema e software. Por isso, é interessante saber diferenciar essas estruturas.
Imagine um computador como o corpo humano. O hardware seria tudo que você pode ver e tocar: os ossos (estrutura), os músculos (componentes), os órgãos (processador, memória, placa de vídeo) e a pele (carcaça). São as partes físicas que dão forma e sustentam o computador.
Agora, pense no cérebro e no sistema nervoso. O software seria como eles: os programas, aplicativos e instruções que dão vida ao computador.
Ele diz ao hardware o que fazer e como fazer, controlando todas as funções e permitindo que você realize tarefas.
O sistema operacional é um tipo especial de software que gerencia todos os outros softwares e o hardware.
Se associarmos com algo do dia a dia, ele funciona como o maestro de uma orquestra, garantindo que tudo funcione em harmonia.
Os módulos ERP facilitam muito a administração de qualquer corporação. Isso porque conferem ao gestor organização e controle acerca de todas as tarefas a serem realizadas, em andamento e concluídas.
Se você quer personalizar o seu sistema, fale com um dos nossos especialistas e descubra como o ERP WebMais pode ajudar você. Agende uma demonstração gratuita e entenda mais sobre os módulos ERP!
Descubra como aplicar novas estratégias de gestão na sua empresa!