funcionario testando a rastreabilidade de um item com um leitor de codigo de barras

Entenda o que é a rastreabilidade de produtos e quais os seus benefícios

Saber em qual etapa de produção seu produto se encontra ou então se já está em expedição é fundamental para todas as indústrias. Além disso, a rastreabilidade permite que as empresas tenham um controle mais amplo de toda a trajetória das mercadorias.

Um dos fatores mais importantes da rastreabilidade de produtos é permitir um controle de qualidade mais eficaz e uma melhor entrega ao consumidor.

Para que você entenda a importância da rastreabilidade de produto em toda a cadeia produtiva, produzimos este artigo. Aqui você encontra também como um software ERP te ajuda neste processo!

A rastreabilidade de produtos

A rastreabilidade de produtos tem um papel fundamental de prezar pela origem de cada item, bem como em qual etapa da produção ele está e quais intervenções já passou.

Essa prática é comum, principalmente para as indústrias, mas ela ainda traz muito valor ao mercado, já que está cada vez mais importante saber a procedência dos produtos e os clientes estão se tornando muito mais exigentes nesta hora.

Conseguir ter um rastreio deste histórico é garantia de que o produto chegue ao mercado com uma origem sólida e de confiança. Para ajudar você nisso, já existem tecnologias capazes de realizar este controle.

Antes de falarmos da tecnologia, vamos falar da importância  da rastreabilidade de produtos.

A importância de rastrear seus produtos

Você, como gestor, pode ter diversos ganhos por ter um histórico devidamente registrado dos seus produtos. Desde a garantia da qualidade até a fácil identificação do trabalho executado em cada uma das etapas de produção.

Abaixo, trouxemos 4 benefícios que a rastreabilidade pode trazer ao seu negócio.

1 Transparência na cadeia produtiva

Dependendo do produto, a cadeia produtiva pode ser composta de diversas etapas, onde nem sempre é possível acompanhar de perto tudo o que ocorre nela. Por isso a busca pela transparência e o respeito pelos padrões de qualidade são tão importantes.

Caso ocorra algum problema no futuro, você consegue acessar todas as informações do produto em questão por meio da rastreabilidade, onde todas as etapas da cadeia produtiva podem ser facilmente identificadas.

Com essa transparência, a empresa ganha uma maior credibilidade e tranquilidade, assim nenhuma etapa fica em dúvida e a informação é sempre priorizada.

2 Facilidade para recalls

Quando itens que foram mal inspecionados chegam ao mercado, as empresas são obrigadas por lei a realizarem os recalls, pois estes produtos podem conter algum problema que pode prejudicar o consumidor. Nestes casos, a rastreabilidade é fundamental, já que a empresa sabe exatamente quais etapas o produto passou.

Devido a rastreabilidade, você também poderá saber em qual etapa ocorreu problema, como na produção ou transporte. Assim, você consegue reajustar os processos e garantir que este erro não volte a acontecer.

3 Otimização do controle de qualidade

Muitas empresas necessitam ter um controle rígido das etapas do processo produtivo, para assegurar a qualidade dos produtos, por isso ter a disposição todo o histórico de produção é fundamental.

Conhecer e entender a cadeia produtivo é primordial para verificar quais etapas necessitam de melhorias e de qual maneira pode ser otimizada. A rastreabilidade ainda permite que o gestor saiba se o produto foi produzido da maneira correta, seguindo todas as normas.

4 Melhorias de processos internos

Todas as empresas buscam constantemente melhorar seus processos internos, sejam eles na parte produtiva ou logística. Através da rastreabilidade, o gestor consegue visualizar e entender toda a linha do tempo em que o produto passou.

Para garantir a chegada de um produto satisfatório ao mercado, é fundamental garantir a qualidade do processo produtivo. A rastreabilidade se tornou uma prática comum na grande parte das empresas, possibilitada pela tecnologia, que agiliza a estratégia das empresas. Sabendo do histórico, muito erros podem ser evitados e corrigidos.

Como aplicar a rastreabilidade de produtos na sua empresa?

Como você já viu, a rastreabilidade é a capacidade de identificar matérias-primas, insumos, materiais ou componentes de determinado produto nas etapas do processo ou depois de prontos.

A rastreabilidade também ajuda na segurança e qualidade dos produtos, já que garante que os padrões estão sendo seguidos. É necessário sempre definir lotes de matérias-primas e embalagens, bem como em quais etapas ocorrerão os reprocessos.

Ao escolher o sistema que você utilizará na sua empresa, é necessário observar se ele contempla o registro de todas as informações durante as etapas o processo, para facilitar a investigação.

O rastreio pode ser aplicado pelo número de lote do produto (tanto de entrada como de saída), nota fiscal ou, se a sua mercadoria é delicada, pode ser feito pela validade, não correndo riscos do produto ter alterações na qualidade em seu estoque e nem durante o transporte.

Como um ERP pode ajudar na rastreabilidade dos seus produtos? 

Ter um controle da rastreabilidade do seu processo não é uma tarefa fácil. O uso de um sistema de gestão que integre todos os setores da sua empresa pode te ajudar! O uso de um ERP permite que você tenha uma total rastreabilidade do seu processo produtivo, desde a necessidade de compra até a entrega.

O software da WebMais te auxilia em todo este processo. Com seu uso, você pode rastrear todos os seus produtos, tanto dentro da sua empresa como na rota de entrega ao seu cliente.

Dentro da sua empresa você consegue rastrear a chegada das matérias-primas, sua demanda de uso, bem como sua transformação em produto acabado. Já na expedição, o sistema permite o controle de carregamento por código de barras, assim você sabe se determinado produto já foi embarcado.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar neste processo? Agende uma demonstração do sistema com um de nossos consultores! Ficaremos muito felizes em te atender!

fale-com-especialista

Deixe um comentário

dois + vinte =