Guia completo e atualizado sobre controle de estoque

Aprenda O Que É Controle De Estoque E Como Fazer

Imagem de Sanon Matias

Todas as empresas buscam aumentar seus lucros, reduzir os custos e minimizar prejuízos. Você sabia que existem alguns caminhos para ser possível alcançar esse objetivo? Um controle de estoque bem feito é um deles.

Ele é fundamental para que as empresas possam controlar todas as entradas e saídas de produtos e insumos.

Então, com essas informações, o gestor tem conhecimento de quais produtos são mais aceitos no mercado e quais não são. Assim, ele pode criar diferentes estratégias de comercialização.

Como falamos, o estoque a ser controlado pode ser tanto de matéria-prima como de produto acabado. Isso depende da área de atuação das organizações. Em alguns casos, elas podem controlar os dois ou apenas um.

Neste artigo, você irá descobrir, de uma vez por todas, o que é o controle de estoque e como ele pode ajudar o seu negócio a prosperar. Vamos lá?

Mas, antes de iniciar a leitura, temos uma dica muito boa para a sua gestão de estoque: o ERP WebMais.

Estoque mínimo, máximo, inventário e muito mais ao seu alcance, de forma automatizada e eficiente. Faça um teste gratuito agora mesmo.

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É Controle De Estoque?

Primeiramente, vamos começar pelo básico. Você sabe o que é o controle de estoque

Esse é o processo que busca garantir a qualidade das mercadorias que entram, saem e ficam no armazém da sua empresa.

A ideia é que o estoque possua – sempre – os itens necessários para produção ou distribuição. Além disso, essa gestão também busca elevar a qualidade dos materiais.

Então, podemos ver que a gestão de estoque é muito importante para as empresas.

Isso porque, com um bom controle, a produção e movimentação de mercadorias é otimizada e o seu negócio consegue atender uma demanda maior, de forma eficiente.

Mas, para isso, é preciso coletar alguns dados muito importantes da sua empresa. Eles incluem informações sobre compras, expedição, armazenamento, pedidos, giro de estoque, entre outros.

Para Que Serve O Controle De Estoque?

Agora que você já conhece o conceito de controle de estoque, é hora entender para que ele serve.

Para começar, é preciso saber que o acompanhamento dos dados que vimos acima gera alguns resultados, que exemplificam o objetivo da gestão dos materiais.

Em resumo, a gestão de estoque serve para elevar os lucros da empresa e aprimorar a experiência do cliente. Mas é claro, esses resultados só serão alcançados se você executar um bom controle do armazém.

Isso porque a sua empresa terá as informações necessárias para ser possível analisar todos os aspectos importantes na hora de fazer uma nova projeção de vendas.

Quando tudo anda como planejado, é possível precificar de forma mais eficiente, reduzir custos localizados de produção, eliminar gargalos e evitar perdas. Tudo isso aumenta a geração de lucros do seu negócio.

Além de tudo isso, o controle de estoque também serve para fugir de problemas complexos. Entre os principais, está a falta de produtos no armazém.

Por fim, a gestão dos itens armazenados também otimiza a sua cadeia de suprimentos.

Qual A Importância Do Controle De Estoque Em Pequenas Empresas?

Alguns gestores de pequenas empresas imaginam que pelo tamanho do seu negócio não é importante fazer o controle de estoque. Mas, na verdade, esse é um pensamento equivocado.

Ter um bom controle de estoque auxilia a sua empresa a diminuir o risco com possíveis prejuízos com estoques.

Quando você controla adequadamente o seu estoque, consegue reduzir perdas por prazos de validade expirados, por exemplo. Além disso, você também saberá exatamente o que tem armazenado.

Os dados vão te ajudar a entender quais produtos estão tendo uma boa saída e quais estão ficando encalhados no estoque. Dessa forma, será mais fácil planejar estratégias para manter o giro do estoque.

Quais São Os Tipos De Controle De Estoque?

Se você leu até aqui, já entendeu que o controle de estoque é importante para a sua empresa, certo? Mas, para que ele seja implantado de forma eficiente, é preciso saber quais são os 3 tipos básicos de estoque.

Tipos mais comuns de controle de estoque FIFO > Os primeiros produtos a entrarem no estoque são vendidos antes Curva ABC > Organiza os produtos em 3 categorias (A, B e C), de acordo com lucratividade, faturamento e giro de estoque Just in Time > Estoque mínimo, com menos produtos armazenados

Vamos falar dos três principais. Mas, antes de conhecê-los, é preciso que você saiba que cada empresa é única, sendo necessário adaptar os métodos para a realidade do negócio.

Agora, vamos lá. O primeiro tipo de controle de estoque é o FIFO, sigla para First In, First Out. 

Nesse modelo, os itens são armazenados e enviados em ordem cronológica: os que chegaram primeiro, sairão primeiro. É comum em indústrias e distribuidoras de produtos perecíveis.

O segundo modelo de gestão de estoque mais utilizado é a Curva ABC. Ela utiliza três fatores para ordenar os produtos: lucratividade, faturamento e giro de estoque. Eles permitem classificar cada item em uma das três categorias: A, B ou C.

  • a categoria A representa os 20% mais vendidos, que geram 80% da receita da empresa;
  • já a B traz 30% dos itens e 15% do faturamento;
  • por fim, a curva C traz os outros 50% de produtos da empresa, mas que se convertem em apenas 5% dos lucros.

Vantagens

Uma vantagem é que ela não existe apenas para o estoque. Assim, a curva ABC de vendas pode ser utilizada em conjunto, otimizando ainda mais a gestão.

Por fim, temos o Just in Time. A ideia é implantar o estoque mínimo, baixando o número de produtos armazenados. Com isso, a empresa diminui custos.

Um problema desse modelo é que ele é mais complexo. Dessa forma, o ideal é contar com a ajuda da tecnologia.

O ERP WebMais facilita a aplicação do Just in Time no seu negócio. Experimente agora e conheça a ferramenta.

Por Que Controlar O Estoque?

Controlar o estoque nada mais é do que gerir os ativos do seu negócio. Por isso, é uma estratégia fundamental para a sua operação.

Dependendo da quantidade de pontos de distribuição que você possui, essa gestão pode ser complexa, mas a sua falta pode trazer muitos problemas.

Além disso, dependendo do tipo de nicho no qual a sua empresa atua, o controle de estoque pode ser a chave do sucesso do seu negócio.

Mas, antes de qualquer coisa, precisamos entender o motivo pelo qual é importante realizar a gestão de estoque.

Para começar, de forma simples, o estoque é o espaço físico em que você armazena seus insumos e produtos.

Então, se bem organizado, ele permite otimizar várias tarefas de toda a empresa e traz muitos benefícios para a sua gestão.

Abaixo, trouxemos dois grandes motivos para você iniciar ou organizar melhor o controle de estoque da sua empresa. Vamos conhecê-los?

Economia Em Despesas Supérfluas

Você pode implementar mudanças e aprimorar seu controle de estoque para reduzir – ou até mesmo eliminar – despesas desnecessárias. Isso gera menos gastos de recursos, o que se materializa em economia de dinheiro.

O planejamento deve estar aliado a estratégias que promovam otimizações no processo. Dessa forma, seu controle de estoque será um fator primordial para o sucesso dos seus negócios.

Um bom controle de estoque gera economia em despesas supérfluas e aumento das vendas

Com um controle de estoque eficiente, você saberá com exatidão quais produtos possui, quais estão em falta e quais têm uma melhor aceitação pelos clientes.

Com isso, você não perderá mais vendas por não ter o produto disponível. Também será possível realizar promoções para girar o que está parado no estoque.

Aumento Das Vendas

Com um controle mais rigoroso do estoque, você evita passar por situações em que o vendedor realiza a venda e não há o produto em estoque. Também podem ocorrer casos onde os insumos são insuficientes para produzir.

Este tipo de circunstância causa mal estar ao vendedor e principalmente ao cliente, que fica insatisfeito e pode procurar a concorrência.

Então, ter um controle de estoque eficaz do seu estoque é uma grande vantagem competitiva. Isso porque você saberá com exatidão quais produtos tem no seu estoque e terá uma previsão dos com maior saída.

A gestão do estoque controla o fluxo de materiais em toda a empresa e também indica o desempenho de setores como vendas, financeiro e expedição.

Além disso, ela permite prever as necessidades de compras futuras.

Logo, você pode se programar para não faltar os itens no estoque, mesmo naquelas épocas em que há um aumento pontual nas vendas.

Em épocas em que a saída é menor, você pode realizar promoções ou propagandas para melhorar o desempenho das vendas.

Vantagens Do Controle De Estoque

O controle de estoque traz muitas vantagens para a sua empresa, principalmente para os setores financeiro e comercial.

Por isso, separamos 5 benefícios que uma gestão de estoque eficaz proporciona para o seu negócio. Vamos conferir?

Melhor Aproveitamento Do Espaço

Quando as empresas investem em um controle de estoque mais rigoroso, o espaço físico onde as mercadorias são armazenadas permite maior organização.

Com isso, os artigos são encontrados mais facilmente, logo as vendas se tornam mais ágeis e evita-se danos físicos aos produtos.

Melhora Da Eficiência E Produtividade

Quando se faz uso das ferramentas adequadas para controlar o estoque, é possível ter uma equipe mais produtiva e eficiente.

Isso porque, ao informatizar o setor, você evita o trabalho manual, que pode tornar qualquer tarefa muito mais custosa.

Com a otimização da gestão de estoque é possível fazer mais em menos tempo e sem perder em qualidade.

Além disso, a sua empresa também pode ter uma equipe enxuta, que consegue dar conta do setor. Por fim, a informatização dos dados reduz a margem de erros.

Parceiro Do Setor De Compras

O setor de compras se beneficia bastante com um controle de estoque bem feito. Quando todas as movimentações são registradas, o comprador consegue identificar a hora de comprar determinado item, para não ficar em falta no estoque.

Com a falta de mercadorias, você pode perder vendas. Mas também existe o oposto desta situação, quando são comprados artigos em excesso e o estoque acaba não girando.

Vantagens do controle de estoque

Por isso, é importante ter um sistema que integre os setores, facilitando a troca de informações. Assim, o setor de compras acompanha a movimentação do estoque e não deixa nem faltar e nem ter excesso de produtos.

Que tal integrar seus setores de estoque, compras, comercial, financeiro e muito mais? Agende uma demonstração gratuita do ERP WebMais e entenda como a ferramenta vai otimizar sua gestão.

Parceiro Do Setor Comercial

O controle de estoque também é um aliado do setor comercial, pois permite traçar e analisar o comportamento dos clientes em relação aos itens vendidos. Essa informação deve ser utilizada de forma estratégica pelos vendedores.

Informações como itens mais e menos vendidos e as épocas do ano tem uma maior procura são fundamentais. É que, com elas, é possível traçar estratégias diferenciadas para aqueles itens que estão “encalhados”.

Ao acompanhar o comportamento dos consumidores, é possível até mesmo identificar quais artigos estão saindo de linha e não valem mais a pena vender.

De forma semelhante, o seu negócio consegue prever tendências e ser o primeiro a oferecer a novidade no mercado.

Parceiro Do Setor Financeiro

O setor financeiro também se beneficia com a otimização do controle de estoque. Afinal, ao evitar a compra de mercadorias que não seriam vendidas em breve, o dinheiro economizado pode ser utilizado em artigos que serão realmente procurados.

Esse dinheiro pode, ainda, ser destinado a suprir outras necessidades que a sua empresa possui no curto prazo.

Ou seja, é possível investir de maneira inteligente, mantendo o fluxo de caixa em dia. Assim, não se corre o risco de faltar dinheiro para urgências.

Principais Erros No Controle De Estoque

Um gerenciamento inadequado do estoque pode falir um negócio. Por isso, seu controle de estoque é um processo fundamental para todas as empresas que vendem e distribuem mercadorias.

Para que seu estoque não te cause dores de cabeça, separamos os 4 principais erros cometidos pelas empresas. Vamos descobrir quais são?

Falta De Planejamento A Longo Prazo

Muitos empresários acabam deixando de lado o planejamento do seu estoque a longo prazo e isto pode acabar causando dois grandes problemas.

O primeiro é a falta de itens disponíveis para a venda e o segundo um estoque excessivo e parado.

Estas duas situações podem levar a sérias consequências. Por exemplo, o cliente pode recorrer à concorrência para adquirir o artigo desejado. Com isso, fica mais difícil reconquistá-lo.

Outro ponto é a falha no seu fluxo de caixa. Isso porque as mercadorias compradas precisam se transformar em dinheiro para que se possam honrar os compromissos da empresa.

O planejamento deve considerar o comportamento do consumidor, bem como as sazonalidades, caso existam em seu segmento, e o histórico de vendas.

Com estas informações você poderá se planejar para todas as épocas do ano e tendências futuras.

BANNER Gestão eficiente da sua empresa

Não Conhecer Seus Clientes

Conhecer as necessidades e desejos dos seus clientes são informações muito importantes para o planejamento do seu estoque. 

É por meio delas que você saberá, por exemplo, se deve investir mais em determinados produtos e deixar outros de lado.

Então, faça pesquisas, converse com seus clientes, analise o histórico e a jornada de compras. Com as informações levantadas, será possível traçar novas estratégias.

Falta De Comunicação Interna

Um problema muito comum que acontece nas grandes empresas é que algumas decisões, como promoções, muitas vezes não chegam aos colaboradores que trabalham no estoque. 

Sem essa comunicação, eles não ficam preparados para um possível aumento no movimento de saída de materiais, podendo diminuir a produtividade do setor.

Nossa dica é realizar reuniões para troca de informações entre as coordenações e colaboradores-chave. Assim, todos ficam sabendo das decisões e podem se preparar de forma adequada.

Falta De Automação

Como você realiza o controle do seu estoque? Você ainda utiliza planilha de controle de estoque manual? Se sim, você está perdendo tempo e dinheiro!

Com os lançamentos manuais, sua equipe leva muito tempo para registrar todas as movimentações do estoque e continua mais sujeita a erros.

Usar um sistema informatizado e que integre todos os setores da empresa ajuda a automatizar as tarefas. Além disso, ele também ajuda a evitar falhas humanas comuns e acelerar os processos de monitoramento.

Falta De Inventário

A falta de inventário com a frequência necessária é um dos erros mais comuns no controle de estoque por resultar em uma visão distorcida do estoque real.

O inventário é o processo de contar todos os produtos em estoque e registrar suas informações, como quantidade, data de validade, preço etc.

Sem saber a quantidade exata de produtos em estoque, a empresa pode acabar comprando mais do que precisa ou, por outro lado, ficar sem produtos para atender à demanda dos clientes, o que resulta em perda de vendas.

A solução para esse problema vai além da simples contagem de mercadorias.

A implementação de tecnologias como códigos de barras e sistemas de gerenciamento integrado (ERP) permite um controle mais preciso e em tempo real do estoque, prevenindo assim a temida ruptura de estoque.

Compra De Itens Em Excesso

A compra excessiva de itens pode parecer uma precaução sensata, mas, na realidade, pode se transformar em um fardo financeiro significativo.

Quando a empresa compra mais mercadorias do que precisa, sem considerar a demanda dos clientes ou o giro de estoque, ela corre o risco de perder o capital de giro investido, pois não gera lucros.

Além disso, a compra excessiva de itens pode gerar custos desnecessários, como de armazenagem, transporte e obsolescência. Por isso, o controle de estoque é indispensável!

Estoques Misturados

A manutenção de estoques separados, seja por lotes, categorias ou localizações físicas, é um erro que pode aumentar significativamente a complexidade da gestão de estoques.

O estoque misturado ocorre quando produtos diferentes são armazenados juntos, sem identificação clara. Isso pode dificultar a localização de produtos, o controle de estoque e a venda de cada um.

9 principais erros no controle de estoque

1. Falta de planejamento a longo prazo
2. Não conhecer seus clientes
3. Falta de comunicação interna
4. Falta de automação
5. Falta de inventário
6. Compra de itens em excesso
7. Estoques misturados
8. Itens não identificados
9. Acúmulo de mercadorias não vendidas

Os funcionários podem perder muito tempo procurando itens específicos e, nem sempre, conseguirão encontrá-lo, o que pode levar à perda de vendas.

Ou mesmo, pode encontrá-lo em suas buscas, mas não é incomum acontecer de vendê-lo com preço errado.

Itens Não Identificados

Os itens não identificados são produtos que não têm informações básicas, como código, descrição, preço etc.

Essa falta pode dificultar não só o controle de estoque, mas a venda de produtos e a prestação de serviços aos clientes.

Afinal, sem saber os dados básicos sobre seu inventário, o negócio acaba perdendo itens ou não atende aos pedidos dos seus consumidores, que desistem de comprar o que não tem informações à disposição.

Além de um software ERP, investir em tecnologias de identificação, como códigos de barras, RFID (Radio-Frequency Identification) ou QR codes, pode melhorar significativamente a rastreabilidade e a precisão na gestão do estoque.

Acúmulo De Mercadorias Não Vendidas

O acúmulo de mercadorias não vendidas ocorre quando a empresa tem muitos produtos que não são vendidos. Isso pode acontecer por uma série de fatores, como falta de demanda, produtos obsoletos ou preços inadequados.

Essa situação fica ainda mais séria em setores com prazos de validade, que podem resultar em perdas significativas, por exemplo, em uma indústria de alimentos ou uma distribuidora de bebidas.

Para vender os produtos que não são vendidos, o gestor pode chegar a implementar estratégias mais agressivas, como oferecer descontos, o que pode reduzir sua margem de lucro, mas ajuda a mitigar prejuízos.

Como Se Faz O Controle De Estoque?

Ok, você já sabe o que é controle de estoque, para que serve e quais são os benefícios. Mas, como aplicar na sua empresa? Primeiramente, saiba que existem várias formas de fazer isso.

Você pode usar ferramentas tecnológicas, tabelas e até papel – muito papel. Seja como for, a lógica é a mesma: será necessário manter registros certeiros de cada entrada e saída de produtos do estoque.

Mas não é só isso! Você precisará organizar muito bem o estoque, analisar e definir níveis mínimos e máximos de cada item e manter boas relações comerciais, principalmente com fornecedores.

Uma boa dica para começar é manter o espaço físico do armazém em dia. Isso porque os materiais precisam ser bem armazenados, sem chances de sofrerem danos no estoque.

E isso é ainda mais importante para indústrias e distribuidoras de alimentos, bebidas ou outros perecíveis.

Além da organização física, saber como se faz o controle de estoque também envolve planejamento estratégico. Isso inclui todos os processos da empresa. Assim você evita que falte ou sobre produtos.

BANNER Planejamento ideal passa com o ERP WebMais

Para Que Serve O Relatório Gerencial De Estoque?

O relatório gerencial de estoque é um documento que fornece informações detalhadas sobre a situação do estoque de uma empresa em um determinado momento, seja sobre a quantidade de itens, valor, movimentação ou localização.

Esses dados são essenciais para a gestão do estoque, pois permitem que os gestores tomem decisões informadas sobre a compra, venda e armazenamento de produtos. Dessa forma, é excelente para reduzir custos, melhorar a eficiência e aumentar as vendas.

O relatório gerencial de estoque pode ser gerado manualmente ou por meio de um sistema de controle de estoque.

Os softwares oferecem uma série de vantagens, como a automatização do processo, a possibilidade de personalização e a integração com outros sistemas, portanto, são mais indicados para esse tipo de tarefa.

A periodicidade de geração desse tipo de relatório varia conforme as necessidades da empresa.

Aquelas com alta rotatividade de estoque podem gerá-lo diária ou semanalmente, enquanto as com baixa rotatividade podem fazer mensal ou trimestralmente.

Onde É Feito O Controle De Estoque?

Como vimos, todas as indústrias e distribuidoras precisam realizar a gestão de estoque. Na verdade, o recomendado é que basicamente toda empresa que atue com produtos ou serviços físicos faça esse controle de estoque.

É que, mesmo que a sua empresa não tenha um estoque de materiais para venda ou produção de outros itens, ela provavelmente terá um local para armazenar equipamentos internos.

Seja como for, todos esses locais de armazenamento precisam de um controle de estoque rigoroso. 

Então, será necessário acompanhar entradas e saídas de materiais e produtos, realizar o inventário de estoque, entre outras atividades.

E esse acompanhamento vai depender de como a sua empresa organiza o estoque, além dos processos produtivos e de entrega. Essas especificidades também vão definir quem fica responsável pelo estoque.

Vamos imaginar um exemplo? No caso de empresas que produzem de forma manual, quem cuida do estoque é a mesma pessoa que faz a gestão de supply chain, em conjunto à produção.

Quem Faz O Controle De Estoque?

Você sabe quem controla o estoque? Em geral, o responsável fica sob supervisão direta do gestor da empresa, de preferência alguém de confiança.

Além disso, ele precisa estar ciente dos processos e entender a realidade do negócio, já que organizará uma parte muito importante para o sucesso da empresa. Também deve entender como o processo de compras funciona.

Para complementar, ele tem que saber como utilizar o seu método de controle de estoque. Então, seja de forma manual, planilhas ou por meio de um ERP, a gestão de materiais precisa estar em dia.

Metodologias De Controle De Estoque

Quer que a sua empresa usufrua de todos os benefícios que um bom controle de estoque pode proporcionar? Então, é fundamental que você escolha a metodologia que seja mais benéfica ao seu negócio.

Quais são as metodologias de controle de estoque?

Para tanto, você precisa conhecer e entender qual deles tem uma aderência melhor quanto às suas necessidades. Vamos te ajudar. Abaixo, trouxemos os métodos mais utilizados pelas empresas.

PEPS

O método PEPS segue a premissa de que os primeiros itens mais antigos são os primeiros a serem vendidos. Então, por este motivo é utilizada a sigla PEPS, que significa “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai”.

Este é um dos métodos mais utilizados, já que permite um melhor controle da validade dos produtos. Além disso, facilita o combate a perdas e uma aproximação do custo de cada item ao seu custo real.

Isso porque o cálculo é feito a partir das mercadorias mais velhas para as mais novas.

Por este motivo, o método PEPS é um dos que mais aparecem nas empresas, principalmente por evitar perdas e facilitar a gestão logística como um todo.

UEPS

O método UEPS é o oposto do PEPS, ou seja, as últimas mercadorias a entrarem no estoque são as primeiras a saírem. O significado da sigla é “Último a Entrar, Primeiro a Sair”.

Mas, é preciso ter atenção. Ele não deve ser utilizado por empresas que trabalham com produtos perecíveis, pois o risco de ocorrerem perdas é muito maior.

Aqui, você como gestor, deve estar sempre atento à rotatividade dos produtos, para que as perdas não aconteçam.

Ao contrário do PEPS, no método UEPS, o cálculo do custo dos itens vendidos é baseado no valor dos produtos mais novos do estoque.

PVPS

Este método se baseia em “Primeiro que Vence, Primeiro que Sai”. Nele, os lotes mais perto do vencimento são os primeiros a serem comercializados.

É muito utilizado para produtos de altíssimo giro ou com prazo de validade curto, como produtos resfriados.

A maior vantagem é que ele ajuda a reduzir consideravelmente o índice de perdas por prazo de validade ou obsolescência, por exemplo.

Just In Time

O just in time, ou JIT, é um método de gestão desenvolvido especialmente para promover a redução de custos. Nele, o nível do estoque é mantido no menor estado capaz de atender as demandas do mercado.

Quem deseja aplicar esta metodologia precisa ter condições de monitorar constantemente o estoque. A ideia é evitar perder boas oportunidades de vendas por não ter a quantidade suficiente de produtos disponível.

Por isso, é muito importante ter bons fornecedores que trabalhem em parceria com você. Isso porque eles poderão atender a sua empresa com a agilidade e na frequência necessárias para que esse método de gestão de estoque funcione bem.

BANNER Gestão eficiente

Curva Abc

A curva ABC é um método de análise de estoque que ajuda a identificar a relevância dos produtos.

Para tanto, ela considera sua representatividade em termos de giro, faturamento e lucratividade. Por isso, podemos separar o estoque em itens de classe:

  • A: considerados os mais importantes. São os itens que possuem um giro razoável, mas que representam uma grande fatia do faturamento e dos lucros — em decorrência do alto preço de venda;
  • B: compreendem a maior fatia do estoque. São produtos que possuem um giro alto e que, por isso, contribuem bastante para que o faturamento e os lucros sejam satisfatórios;
  • C: possuem pouca saída e, por isso, o faturamento em decorrência da sua venda não é tão expressivo. Mas são itens necessários no estoque, já que podem ter procura por parte do cliente.

A Curva ABC é uma metodologia muito eficiente em termos do ajustamento do processo de compras.

Custo Médio

A metodologia do Custo Médio prevê a renovação dos valores do estoque a cada vez que houver a entrada de novos itens.

Ela faz isso por meio do cálculo de uma média ponderada, também chamada de Média Ponderada Móvel.

A média é o resultado da soma dos valores dos produtos antigos com os valores dos produtos novos dividida pela quantidade total de itens disponíveis no estoque.

Para sua aplicação oferecer todos os benefícios possíveis, é preciso considerar bem o modelo de negócio da empresa. Se for o caso, é bom utilizar essa metodologia.

Mas é bom lembrar que o Custo Médio e o PEPS são os únicos métodos de gestão de estoque aceitos pelo Ministério da Fazenda. Esse aprove ocorre na contabilização e comprovação de custos realizadas para fins do Imposto de Renda.

Preço Específico

O preço específico é uma boa opção de controle de estoque para produtos como carros ou maquinários.

Por meio dele, o preço de cada item guia o processo de baixa no estoque, sempre após as vendas. Além disso, ele considera o valor total do estoque, de acordo com a soma de custo fixos de cada item.

Giro De Estoque

Por fim, temos o giro de estoque. Esse é um indicador importante para as empresas, já que aponta a circulação das mercadorias. Dessa forma, você sabe quantas vezes cada tipo de produto foi vendido e reposto.

Essas informações permitem entender como anda a sua gestão de estoque. Para tanto, os dados precisam ser avaliados, na busca por equilíbrio entre compra e vendas de produtos. 

Para facilitar, é possível ver o giro de estoque assim: quanto mais você vende, maior precisa ser o giro. Sem esse ajuste, o seu estoque fica sem materiais.

MRP – Planejamento Das Necessidades De Materiais

O MRP (Material Requirements Planning) é um método de controle de estoque que utiliza a demanda prevista dos produtos para determinar a quantidade de materiais necessários para a produção.

O Planejamento das necessidades de materiais (MRP, no inglês) funciona assim:

1. Coleta da demanda prevista de itens
2. Cálculo dos requisitos de materiais
3. Criação dos pedidos de compra

Dessa forma, auxilia na diminuição de custos e melhora da eficiência produtiva. Funciona da seguinte forma:

  1. A demanda prevista dos produtos é coletada.
  2. Os requisitos de materiais são calculados com base na demanda prevista.
  3. Os pedidos de compra são criados para atender aos requisitos de materiais.

Assim, a ferramenta fornece informações sobre o que e quando comprar, o estado dos estoques dos produtos finais e a capacidade produtiva para atender à demanda. Para isso, considera os fatores mencionados acima.

Ponto De Ressuprimento

O ponto de ressuprimento (PR) define a quantidade de estoque necessária para atender à demanda prevista até o próximo reabastecimento. O PR é uma ferramenta simples que pode evitar a falta e o excesso de estoque.

Essa metodologia é calculada da seguinte forma:

  • demanda diária: quantidade de produtos vendidos ou consumidos em um dia;
  • tempo de reabastecimento: tempo necessário para receber um novo pedido de materiais.

A sua fórmula aplicada é:

PR = Demanda diária * Tempo de reabastecimento

Por exemplo, se a demanda diária de um produto é de 10 unidades e o tempo de reabastecimento é de 6 dias, o PR é de 60 unidades.

Isso significa que a empresa deve manter pelo menos 60 unidades desse produto em estoque para atender à demanda prevista até o próximo reabastecimento.

Revisão Periódica

A revisão periódica envolve o exame do estoque periodicamente para determinar se a quantidade é adequada. Também é uma ferramenta simples para manter o estoque sob controle.

A revisão periódica é realizada da seguinte forma:

  1. O estoque é contado e registrado.
  2. A demanda prevista dos produtos é coletada.
  3. A quantidade de estoque é comparada à demanda prevista.
  4. As ações necessárias são tomadas para ajustar o estoque.

As ações necessárias podem incluir:

  • Reposição do estoque: se a quantidade de itens é insuficiente para atender à demanda prevista, o estoque deve ser reabastecido;
  • Redução do estoque: se a quantidade é excessiva, o estoque deve ser reduzido.

Por isso, esse método de controle deve ser feito com frequência para assegurar a adequação do estoque à demanda dos consumidores.

5 Erros Que Você Precisa Evitar Na Gestão De Estoque

Agora que já vimos as vantagens e como fazer o controle de estoque, separamos os cinco erros que você precisa evitar na gestão.

Aquisição De Estoques Acima Ou Abaixo Do Necessário

Com certeza um dos pontos mais importantes na hora de fazer a gestão do seu estoque é saber qual a sua demanda. Dessa forma, você consegue saber exatamente o quanto de mercadorias precisa comprar para manter o estoque em seu nível ideal.

Um estoque acima do nível necessário tem maior chance de perder mercadorias pela sua depreciação e prazos de validade expirados.

Esse é um problema mais grave ainda em produtos perecíveis como alimentos, medicamentos, dentre outros.

5 erros que você precisa evitar na gestão de estoque

Já um estoque que está abaixo do necessário faz o seu negócio ter prejuízo, pois perderá possíveis vendas, deixando clientes insatisfeitos. Ou ainda terá que fazer pedidos de compras urgentes, que normalmente serão mais caros, para repor o estoque.

Não Utilizar Sistemas Para Realizar O Gerenciamento Do Estoque

É possível gerenciar o estoque em planilhas ou até no papel quando o seu negócio é muito pequeno. Mas, essas são formas que geram mais erros e divergências nos dados, já que são realizadas manualmente.

Por isso, um sistema com um módulo de estoque é um investimento que deve ser feito.

O ERP ajuda no controle de estoque, diminuindo as chances de erros, e facilita no acompanhamento e gerenciamento do estoque com a emissão dos relatórios de forma ágil.

Agende uma demonstração gratuita agora mesmo e veja como funciona o módulo de estoque do ERP WebMais.

Não Descrever E Identificar Os Itens Do Estoque

Um erro que algumas pessoas cometem por não dar a devida importância é a identificação e descrição dos itens de forma correta.

Para ter controle de estoque, é imprescindível descrever as características do produto: cores, tamanho, data de vencimento, dentre outras informações.

Dessa forma, você consegue saber exatamente o que tem em estoque, evitando erros na hora de fazer uma venda ou repor estoque.

Pensar Em Valores E Não No Tempo Médio De Estocagem

É importante pensarmos no tempo médio de estocagem de cada produto e não no seu valor. Isso porque, às vezes, um produto que tenha um valor mais baixo pode acabar encalhado no estoque. Já produtos que possuem um valor mais alto podem esgotar muito rápido.

Então, é muito importante que você conheça o mercado que está atuando e que tenha dados sobre as saídas de mercadoria em um período. Assim, é possível comprar de forma muito mais assertiva para o seu estoque.

Uso De Ferramentas De Controle Inadequadas

É importante utilizarmos ferramentas adequadas para controlar seu estoque. Também é preciso entender que, com o crescimento e evolução dos negócios, você terá que verificar se a que utiliza ainda é compatível. Se não, é necessário buscar novas possibilidades.

Quais As Principais Ferramentas De Controle De Estoque?

Acima, você viu que o controle de estoque exige muita atenção, dados, análises, metodologia e cuidado para não ocorrer erros nos seus processos. Então, para que isso ocorra de forma eficiente, é preciso contar com ferramentas que facilitem a gestão.

É com o uso delas que você vai conseguir manter um controle de estoque contínuo de produtos, matérias-primas e dos dados de entrada e saída de cada item. Mas, qual será a principal ferramenta de controle de estoque?

A resposta é simples: são os sistemas ERP, sigla para Sistema de Gestão Empresarial (Enterprise Resource Planning, no original em inglês). Em resumo, eles servem para captar e gerenciar dados de forma adequada, eficiente e automatizada.

Assim, os gestores conseguem ter uma visão 360º do negócio, gerando segurança na hora de tomar decisões importantes e estratégicas. E é claro, um bom ERP precisa trazer um módulo completo para o controle de estoque eficiente.

É o caso do ERP WebMais. Com ele, você otimiza como o seu estoque é gerenciado, da compra de materiais até o envio para os clientes. Experimente agora e garanta o sucesso do seu negócio.

BANNER Melhor ERP online e 100% integrado

Benefícios De Um Erp Para O Controle Do Seu Estoque

Para que você tenha um controle de estoque efetivo, é necessário poder contar com ferramentas adequadas para o gerenciamento do setor

Isso porque, só papel e caneta não oferecem a agilidade necessária que os negócios atuais necessitam.

Então, é preciso utilizar uma ferramenta que informatize os dados, conecte os setores e automatize os processos. Nesse contexto, o ERP é uma ótima solução, pois atende a todas as demandas do controle de estoque.

Esse tipo de sistema contribui com a tomada de decisões, garantindo uma maior produtividade com a automação de vários processos e relatórios específicos.

Só para dar alguns exemplos, podemos falar de necessidade de compra e controle de lote e validade.

Com isso, você evita o desperdício de mercadorias por passarem da validade, o que acarreta prejuízos para o seu negócio. Logo, isso leva a um aumento da lucratividade. 

O uso de um ERP traz inúmeras vantagens para a sua gestão, incluindo o controle do estoque.

Qual É A Média De Preço De Um Sistema De Controle De Estoque?

Como vimos, o controle de estoque é muito importante para a sua empresa alcançar resultados mais expressivos. Então, é justo dizer que um sistema de controle de estoque é um bom investimento para o seu negócio.

Mas, é importante entender que não é possível encontrar um valor base para esse tipo de serviço. Isso porque, cada software possui funcionalidades e usos diferentes. Em resumo, é preciso encontrar o que mais se adapta às suas necessidades.

O ERP da WebMais, por exemplo, conta com seis módulos independentes, mas que funcionam de forma integrada, e facilitam toda a gestão da empresa. 

Entre eles, está o módulo de estoque, que permite uma gestão de estoque simplificada, direta e eficiente.

Quer experimentar o sistema e entender como ele facilita o seu trabalho de controle de estoque? Agende uma demonstração gratuita e personalizada.

Dicas Para Começar A Usar O Controle De Estoque

Quer aplicar um controle de estoque eficiente na sua empresa? Então é preciso ficar de olho em alguns pontos muito importantes. Para te ajudar, temos algumas dicas. Acompanhe abaixo.

Conheça Bem O Seu Negócio

Primeiro, é necessário que o gestor esteja por dentro de tudo sobre o negócio. É claro, não é preciso saber como fazer cada trabalho de cada setor da empresa. 

Mas é importante saber, pelo menos, a estrutura de produção, como funcionam os setores, enfim.

Para resumir, você precisa entender todo o processo da empresa, seja indústria ou distribuidora, e saber o que cada etapa necessita.

Assim será possível conhecer o estoque e aplicar uma gestão eficiente no momento certo.

Tenha Uma Mapeamento De Processos

Para saber exatamente como a empresa funciona, o melhor é mapear os processos internos. Sendo assim, você deve criar um mapeamento de como cada setor funciona, incluindo todas as tarefas que precisam ser realizadas.

9 dicas para começar a usar o controle de estoque

1. Conheça bem o seu negócio
2. Mapeie os processos
3. Defina etapas
4. Registre entradas e saídas de estoque
5. Elabore inventários
6. Mantenha relações amistosas com fornecedores
7. Tenha estoque crítico
8. Planeje períodos para compras
9. Tenha volume mínimo e máximo de cada item

A soma dessas atividades e da atuação de todos os setores resulta no resultado, que é a venda. Por isso o mapeamento é tão importante. 

É com ele que gestão e colaboradores poderão saber o que precisa ser feito para o produto chegar até o cliente de forma satisfatória.

Defina Etapas

Durante o mapeamento, você precisa identificar muito bem as etapas dos processos da empresa. Elas vão indicar onde começa e onde termina cada atividade, ampliando a visão do negócio.

Isso também facilita a localização de gargalos na produção, estoque, envio ou onde for. Dessa forma, é possível resolver as pendências e otimizar cada etapa.

Tenha Registros De Entrada E Saída De Estoque

Registrar todas as entradas e saídas do estoque é essencial para o sucesso de qualquer empresa.

Isso porque, dessa forma, o gestor tem um maior controle de estoque sobre os materiais. Além disso, também pode aplicar os métodos de gestão de armazém, como o giro de estoque, por exemplo.

Elabore Inventários

Como a sua empresa próspera se você não sabe o que tem em estoque, o que compra e o que vende? Essa pode parecer uma pergunta complexa, mas a resposta é bem simples: ela não vai.

Por isso, elabore o inventário completo do seu estoque. Ele é muito útil para saber o que ainda pode ser vendido, o que precisa ser reposto e outros dados importantes.

Mantenha Relação Amistosa Com Fornecedores

Imagine que você produz bebidas, e seu estoque de suprimentos está baixo. Na hora de repor a matéria-prima, o seu fornecedor decide não entregar o seu pedido.

Complicado, né? Sem os produtos, como a sua indústria de bebidas produz e vende? Por isso, garanta com que a sua relação com os fornecedores seja sempre amigável. 

Não é bom que o seu negócio fique sem esse suporte tão importante, ainda mais por motivos pequenos.

Tenha Estoque Crítico

Você sabe o que é o estoque crítico? Ele também é chamado de estoque mínimo, e serve para garantir com que a sua empresa não fique sem materiais para produção ou venda.

Ele é um indicador que mostra o mínimo de itens necessários para manter a demanda em dia.

De forma resumida, quando um produto do seu estoque está acabando, será possível prever e evitar a falta de materiais, comprando o necessário para manter o processo. 

Antes disso, será preciso analisar e definir quais são os valores de estoque crítico para atender a sua necessidade.

Planeje Períodos Para Compras

Já sabe a quantidade de materiais necessária para atender a sua demanda, e entende o comportamento de compra dos clientes? Então complemente esses dados com o planejamento de compras.

Ele ajuda a reduzir gastos desnecessários, já que você não compra nada fora de época, além de não sobrecarregar o estoque. Com um bom planejamento, você compra o necessário para manter a produção rodando, ou a distribuição em dia.

BANNER No ERP WebMais, seu estoque é 100% integrado com o setor de compras

Tenha Volume Mínimo E Máximo De Cada Item

A dica final para um bom controle de estoque é identificar e definir níveis mínimos e máximos de cada produto. Isso ajuda a entender quando será preciso comprar ou produzir mais materiais, ou quando parar.

Quais Os Tipos De Estoque De E-Commerce?

Existem tipos de estoque de e-commerce, e cada um deles é diferente. Entender mais sobre eles e saber qual escolher é um desafio constante de quem gerencia esse tipo de negócio.

Isso porque é preciso conhecer muito bem a sua empresa, sabendo qual modelo de controle de estoque aplicar. 

Se acertar na escolha, você terá mais informações sobre o comportamento de compras dos clientes, além de otimizar sua produção, compras, vendas e entregas.

Um modelo de estoque para e-commerce muito comum é o estoque físico próprio. Ele é, de maneira simples, um estoque para pronta-entrega, e oferece envio imediato dos produtos e liberdade na montagem do estoque. 

Assim, você adapta os itens para a demanda e atende o cliente de forma mais rápida e personalizada.

Outro tipo de estoque para e-commerce muito usado é o estoque compartilhado. Ele permite vender de forma física e online, tudo no mesmo estoque.

A ideia é otimizar a gestão do armazém, além do envio de produtos, independentemente de como tenham sido comprados. Isso ajuda a empresa a gastar menos com o armazenamento dos itens.

Por fim, temos o estoque descentralizado. Com ele, as empresas podem guardar seus produtos em mais de um local. Com isso, é possível ganhar agilidade ao enviar os produtos vendidos, já que cada região terá seu estoque, acelerando a entrega.

Essa modalidade também diminui o valor do frete, o que agrada os clientes. Mas, é bom ter em mente que esse tipo de estoque só deve ser utilizado por empresas maiores, pois é preciso de um bom investimento. 

Como Fazer A Gestão De Estoque Em Um Negócio Com Receita Recorrente?

A gestão de estoque se torna menos complexa caso você possua um negócio com receita recorrente. Isso porque, como ela trabalha com clientes fixos, você sabe exatamente qual a sua demanda. Assim, é mais fácil entender as necessidades de estoque da empresa.

Tendo essas informações em mãos e conhecendo o seu produto, você consegue saber exatamente quanto de estoque deve ter para atender a sua demanda. 

Também será possível conseguir negociações melhores com seus fornecedores na hora de comprar os materiais que precisa.

Mas lembre-se de que é importante ter um estoque de segurança, para poder atender aos novos clientes que podem chegar!

Passo A Passo De Como Fazer Controle De Estoque

Agora, vamos aprender oito passos para fazer um bom controle de estoque para a sua indústria ou distribuidora.

1 – Faça O Inventário De Estoque

O inventário de estoque é a contagem física de todos os itens em estoque e no registro preciso das quantidades encontradas. Essa atividade deve ser atualizada regularmente para garantir a precisão das informações.

Passo a passo para fazer controle de estoque

Além disso, é importante acompanhar as entradas e saídas de produtos e registrar as datas de movimentação. Isso ajuda a manter um histórico atualizado e a prevenir falhas no controle.

Recomenda-se designar um colaborador ou uma equipe responsável pela tarefa de inventário, a fim de ser realizada de maneira eficiente e organizada.

Ao realizá-lo, é possível identificar discrepâncias entre as quantidades registradas e as quantidades físicas presentes no estoque. Essas diferenças podem ser causadas por perdas, roubos, erros de contagem anteriores ou outros problemas.

No entanto, esse não é um processo único, mas sim contínuo. É preciso fazê-lo com regularidade, segundo a frequência adequada ao seu negócio, como volume de vendas, rotatividade dos produtos e as necessidades específicas.

Essas informações serão utilizadas posteriormente para análises, planejamento de compras, identificação de produtos com baixo giro e tomada de decisões estratégicas.

2 – Automatize O Controle De Estoque

Uma maneira eficiente de aprimorar o controle de estoque é por meio da automatização do processo. Ao realizar o controle manualmente, há maior probabilidade de erros e a tarefa consome bastante tempo.

Para superar essas limitações, é importante investir em um sistema automatizado que registre todas as movimentações do estoque de forma precisa e integre essas informações com outros setores, como financeiro, vendas e fluxo de caixa.

Atualmente, existem diversas opções de sistemas de controle de estoque disponíveis no mercado, com recursos avançados e personalizáveis. O ERP da WebMais é um bom exemplo!

No geral, esses sistemas oferecem benefícios significativos, como a automatização da atualização de estoque conforme ocorrem as entradas e saídas, além da geração de relatórios que auxiliam na realização de inventários e análises.

Ao adotar um software, é possível otimizar o tempo gasto na gestão do estoque, reduzir a ocorrência de erros e ter acesso a informações em tempo real.

3 – Treine os Colaboradores

Um elemento essencial para o controle de estoque eficiente é garantir que todos os colaboradores entendam a importância de seguir as regras e procedimentos estabelecidos.

Eles precisam estar cientes do que deve e não deve ser feito em relação à gestão do estoque. Para isso, forneça treinamento adequado para toda a equipe.

Durante o processo, todos devem receber informações detalhadas sobre as atividades, incluindo a importância do registro correto das entradas e saídas, a necessidade de manter a organização no armazenamento, os procedimentos de controle de validade e outras diretrizes específicas.

Além disso, é recomendado designar um líder ou supervisor responsável pelo acompanhamento dos colaboradores. Ele deve esclarecer dúvidas, fornecer orientações adicionais e supervisionar as atividades relacionadas ao controle de estoque.

Lembre-se de que o treinamento é um processo contínuo. À medida que novos colaboradores são contratados ou novos procedimentos são implementados, é importante todos serem atualizados.

4 – Otimize O Estoque

Para um controle de estoque eficiente, otimize a quantidade de produtos armazenados, evitando faltas ou excessos.

Ilustração de mulher segurando lápis ao lado de um calendário, e o texto "Para otimizar o estoque, é preciso ficar de olho na sazonalidade das vendas"

Uma maneira de equilibrar é por meio da análise dos dados obtidos durante o inventário.

Ao fazê-lo, você terá acesso a informações valiosas sobre a situação real do seu estoque, incluindo as saídas de produtos e possíveis padrões de sazonalidade.

Com base nessas informações, é possível identificar quais produtos têm maior rotatividade e são mais populares entre os consumidores.

Isso permite ajustar os níveis de estoque segundo a demanda real, evitando a falta de produtos frequentemente procurados pelos clientes.

Além disso, o inventário encontra itens com baixa rotatividade. Eles podem ocupar espaço desnecessário no estoque, ameaçando o fluxo de caixa e a rentabilidade do negócio.

Assim, você pode aplicar estratégias como promoções, descontos especiais etc.

A análise das sazonalidades também desempenha um papel importante. Com base no histórico de vendas, é visto os períodos de maior demanda ou flutuações sazonais para se planejar e ajustar os níveis de estoque sem comprometer espaço ou ter custos extras.

5 – Estabeleça Margem De Perdas E Danos

É importante reconhecer que, mesmo com um controle de estoque eficiente, podem ocorrer perdas e danos em determinados momentos.

Isso inclui situações como produtos com validade vencida ou danificados, erros de contagem, extravios ou outras circunstâncias imprevistas.

Para lidar com essas ocorrências, é recomendado estabelecer uma margem de perdas e danos. Defina um limite aceitável para essas ocorrências e busque manter-se dentro dessa meta estabelecida.

Ao definir essa margem, considere fatores como o tipo de produto, a sazonalidade, a rotatividade e a natureza do seu negócio.

6 – Calcule Os Custos De Armazenamento

Ao realizar o controle de estoque em pequenas empresas, é importante considerar os custos associados ao armazenamento.

Para garantir uma gestão eficiente, é essencial calcular todos eles e buscar alternativas para reduzi-los. Alguns aspectos a serem considerados são:

  • espaço físico: considere o aluguel, a energia elétrica, a manutenção e outras despesas relacionadas a sala, ao armazém ou depósito;
  • equipe: avalie salários, encargos sociais e treinamento;
  • sistemas de controle: levante os custos de softwares, equipamentos e infraestrutura tecnológica;
  • perdas e danos: calcule os custos decorrentes de produtos vencidos, quebrados, furtados ou danificados.

Ao calcular e analisar esses custos, você poderá identificar áreas que requerem atenção especial e oportunidades para reduzir despesas.

Assim, pode incluir a adoção de tecnologias mais eficientes, a revisão dos processos de armazenamento, a otimização do uso do espaço ou a busca por fornecedores mais econômicos.

7 – Promova Os Produtos Parados

Itens com baixo ou nenhum giro de vendas podem representar um risco para o estoque. Para evitar prejuízos maiores, é importante desenvolver uma estratégia específica para lidar com eles.

Uma abordagem eficaz é promovê-los e oferecer descontos para incentivá-los a sair do estoque. Embora possa haver uma redução na margem de lucro, é preferível não ter um prejuízo total.

Algumas ações de promoção que você pode implementar são:

  • avalie a demanda e as preferências dos clientes;
  • ofereça descontos e promoções;
  • faça parcerias ou vendas conjuntas;
  • destaque os produtos em canais de vendas;
  • considere uma liquidação.

8 – Cuidado Com O Picking

O processo de picking, que envolve a separação e preparação dos pedidos para entrega aos clientes, é uma etapa crítica no controle de estoque. É comum ocorrerem problemas nesse processo.

Você sabe o que é Picking?

Para evitar problemas, é fundamental ter um cuidado extra, adotando algumas medidas como:

  • verifique a qualidade dos produtos;
  • realize conferências duplas;
  • utilize tecnologia de apoio;
  • treine a equipe;
  • acompanhe cada etapa separadamente.

Ao cuidar desses detalhes, você reduz os riscos de envio de produtos com defeitos, errados ou fora do prazo aos clientes. Isso resulta em uma melhor experiência para o cliente e menos custos adicionais, como trocas ou devoluções.

Exemplos De Controle De Estoque

Existem diversos exemplos de controle de estoque utilizados por empresas de sucesso. Por exemplo:

  1. a Toyota adota o método Just-in-Time, que evita trazer matérias-primas para a produção sem um pedido;
  2. a Apple estabelece boas relações com fornecedores e mantém estoque nas lojas;
  3. a Dell utiliza o método FIFO (PEPS), que considera que os produtos mais antigos são vendidos ou utilizados primeiro;
  4. o Walmart e a General Electric utilizam o método LIFO (UEPS),  em que os produtos mais recentes são considerados os primeiros a serem vendidos ou utilizados.

Cada empresa adapta suas estratégias de acordo com suas necessidades e objetivos específicos.

É importante estudar os casos e ver qual controle de estoque se encaixa melhor no seu negócio conforme o tipo de produto, o mercado, as demandas dos clientes e os recursos disponíveis.

Como Um ERP Pode Otimizar O Controle De Estoque Da Sua Indústria?

Um sistema ERP é crucial na otimização do controle de estoque em uma indústria, impactando diretamente na produção e vendas. Começando pelo fato de que evita a falta de matéria-prima para a industrialização, garantindo a venda futura do item.

A gestão de estoque afeta diretamente outros setores, como compras, fiscal e financeiro, influenciando o funcionamento global da empresa e exigindo eficiência nas atividades.

Isso tudo porque proporciona visibilidade em tempo real da área – e de todas as outras –, o que permite o monitoramento sobre as mudanças conforme ocorrem.

Sendo assim, os sistemas ERPs integram dados de vendas, compras e produção, o que fornece uma visão abrangente do estoque de uma empresa, auxiliando na tomada de decisão sobre o reabastecimento.

Também automatizam tarefas manuais, como contagem de estoque e lançamento de pedidos de compra. Isso pode ajudar a reduzir erros e melhorar a eficiência.

Ainda, fornecem visibilidade em tempo real do estoque de uma empresa, para auxiliar os gestores a monitorar o estoque e identificar tendências.

Esse monitoramento permite o rastreamento preciso de lotes, serialização e datas de validade, o que é ideal em indústrias que lidam com produtos perecíveis ou que precisam cumprir regulamentações rigorosas.

Nesse sentido, também é interessante para se beneficiar do módulo de gestão de múltiplos depósitos de um ERP, que otimiza o estoque em diferentes locais e facilita a transferência eficiente de mercadorias entre eles.

Um bom ERP traz benefícios para seu estoque:

- Gestão 100% integrada
- Evita a falta de matéria-prima
- Monitoramento em tempo real do estoque e demais setores
- Automatização de tarefas manuais
- Rastreamento preciso de itens e lotes
- Relatórios personalizados

Tudo isso por meio da geração de relatórios personalizados sobre o estoque, que informam com precisão sobre o desempenho dessa área e encontra o que precisa de melhorias.

ERP Para Controle De Estoque

Um sistema online de controle de estoque é uma excelente opção para ajudar as pequenas empresas a gerenciar seu estoque de forma mais estratégica e eficiente.

Com tantas responsabilidades sob os ombros dos empreendedores, nem sempre é possível monitorar essa parte tão importante do negócio de maneira adequada.

A qualidade da gestão de estoque depende dos recursos utilizados, e um ERP online oferece diversas vantagens. A automatização reduz erros, minimiza custos com armazenamento e evita frustrações dos clientes devido à falta de produtos.

O ERP da WebMais oferece tudo isso e muito mais. Com ele, você registra e monitora o inventário, gerencia fornecedores e pedidos, controla validades e alertas e ainda, analisa relatórios completos.

Quer conhecer mais sobre o sistema? Separamos todas as funcionalidades ideias para ajudar no controle de estoque da sua indústria.

Integração De Setores

A integração de setores é uma das principais funções de um ERP para controle de estoque. Ela permite que os dados de estoque sejam compartilhados com outros setores da empresa, como vendas, compras e produção. 

Isso facilita a tomada de decisões e o fluxo de informações entre os departamentos, aprimorando a comunicação e impedindo redundâncias.

O ERP WebMais permite integrar estoque e demais setores da sua empresa

Por exemplo, se o setor de vendas identifica uma alta demanda por um produto, o setor de compras pode usar essa informação para fazer um pedido de reposição antecipado. Isso evita que o produto fique fora de estoque e até mesmo que leve à perda de negociações.

Previsão De Compras

A previsão de compras é uma função importante para garantir a quantidade de produtos necessária para atender à demanda.

Um ERP para controle de estoque faz previsões mais precisas, considerando fatores como histórico de vendas, tendências de mercado e sazonalidade.

Quando feita de maneira eficiente, essa previsão pode ajudar a economizar dinheiro, evitando o excesso ou a falta de estoque com uma gestão de compras mais precisa.

Análise De Custos

Um ERP para controle de estoque analisa os custos relacionados ao estoque, como aqueles relacionados à compra, armazenagem e perdas. Essa análise aponta oportunidades de redução de custos.

Por exemplo, se a empresa identificar que os custos de armazenagem estão altos, ela pode procurar formas de reduzir o espaço ocupado pelo estoque ou de negociar melhores preços com os fornecedores.

Otimização De Processos

Por meio da automação, esse tipo de sistema de controle otimiza os processos relacionados ao estoque, como entrada e saída de mercadorias, controle de qualidade e gestão de pedidos.

Na prática, é possível automatizar o processo de entrada de mercadorias, eliminando a necessidade de registros manuais, o que libera tempo para os colaboradores para outras tarefas também importantes, como a venda direta, que não podem ser automatizadas.

Prevenção De Falhas

Ao gerenciar o estoque com um software, o gestor pode prevenir falhas, como falta ou excesso de mercadorias, ou até mesmo desperdícios.

Afinal, o ERP gera alertas quando os níveis de estoque estão baixos ou altos, e pode identificar e corrigir problemas que podem levar a falhas.

Vamos explicar melhor. É possível usá-lo para gerar um alerta quando o estoque de um produto está abaixo do nível mínimo de reposição.

Desse modo, um pedido de reposição pode ser solicitado antes que o item fique fora de estoque oficialmente.

Fornecimento De Relatórios Completos

Sabemos que relatórios são indispensáveis para qualquer área de um negócio. Um ERP para controle de estoque fornece documentos completos sobre os níveis de estoque, as atividades de compra e venda e os custos relacionados ao setor. 

Dessa forma, o gestor pode tomar decisões mais acertadas a respeito do gerenciamento do estoque.

Ou seja, é possível criar um relatório que mostra os produtos com os níveis de estoque mais baixos. Com base nos dados disponíveis, a empresa pode priorizar os pedidos de reposição.

O ERP WEBMAIS SIMPLIFICA O CONTROLE DE ESTOQUE E TODA A GESTÃO DA SUA EMPRESA
EXPERIMENTE AGORA

Conclusão

E aí, a sua empresa já realiza o controle de estoque? Como vimos nesse artigo, ele otimiza os processos do seu negócio, facilitando o entendimento sobre quais produtos e materiais estão no armazém.

Além disso, a gestão eficiente do estoque também fortalece a tomada de decisões, somando precisão e segurança. E existem tecnologias que incrementam ainda mais os resultados.

É o caso dos sistemas ERP. Essas ferramentas são especializadas em melhorar a gestão das empresas, e costumam contar com módulos especiais para o controle de estoque.

Quer um ERP que faça esse trabalho de forma simples, direta e eficiente? Então conheça o ERP WebMais.

Com o módulo de estoque, você deixa seu armazém em dia com facilidade. E não é só isso! O ERP conta, ainda, com diversas outras funções. Experimente agora.

Deixe um comentário