O fechamento de caixa é uma atividade que deve ser realizada diariamente, afinal, caso alguma transação não for lançada por qualquer motivo, pode ser que amanhã ninguém lembre mais da sua origem ou mesmo do valor que falta pra fechar o caixa do dia anterior. Agora imagine: se todo dia ficar faltando algum valor ou algum comprovante no fechamento de caixa, isso pode virar uma bola de neve no final do mês!

Para que você não precise passar por esta situação, que tal utilizar um sistema ERP que facilite a sua rotina de fechamento de caixa? Com a WebMais você ganha muito mais tempo e realiza esta tarefa em poucos cliques. Basta importar do sistema bancário o arquivo de retorno e fazer a baixa nos pagamentos e tarifas e ajustar os recebimentos. Tudo muito rápido e prático!

Conferência de Saldos

Sabemos que o momento da conferência dos saldos entre as contas bancárias e o controle interno demanda tempo e sobretudo, atenção. Por meio do relatório de extrato bancário, você tem todo um controle das movimentações que ocorreram em sua conta bancária.

Com isso, você tem muito mais confiança no cenário apresentado pelo ERP WebMais é o mesmo que apresentado pelo sistema do banco. Através desses processos a gestão financeira da sua empresa é automatizada, evitando assim que a equipe demande uma quantidade desnecessária de tempo para a execução de atividades operacionais.

Demonstrativo Conferência de Saldos Fechamento de Caixa
Demonstrativo Pagamentos e Recebimentos Integrados Fechamento de Caixa

Pagamentos e Recebimentos Integrados

O dia a dia de quem trabalha com financeiro requer muita atenção para que erros sejam reduzidos ao máximo. Pensando nisso, a WebMais desenvolveu o recurso de pagamento eletrônico. Com ele, você realiza seus pagamentos de boletos bancários diretamente pelo ERP, podendo agendar ou realizar o pagamento no dia. No dia seguinte, o banco envia um arquivo confirmando a baixa dos boletos de forma automatizada.

A integração de recebimentos é tão importante como a dos pagamentos. Para deixar seu trabalho mais rápido, o sistema de gestão da WebMais emite o arquivo de remessa, que contém as informações dos títulos a serem registrados pelo banco que são importadas para o sistema bancário. Dentro de um prazo de 30 dias, o banco retorna um arquivo, notificando se houve ou não o pagamento desses títulos por parte dos meus clientes.

Como a WebMais tem ajudado a otimizar o seu Fechamento de Caixa?

O processo de fechamento de caixa está presente na grande parte das empresas, mesmo as que não operam no varejo como indústrias e algumas distribuidoras. Afinal, trata-se de uma verificação importante, que consiste na conferência de entradas e saídas de recursos em um determinado período, verificando a correção do saldo resultante.

Com o uso do software ERP WebMais, todas as etapas que contribuem para um adequado fechamento de caixa são realizadas com eficiência. Além de cada movimentação ser lançada no seu fluxo de caixa, o próprio sistema realiza os cálculos e conferências necessárias.

Além disso, evita-se que erros aconteçam, pois tudo é feito de maneira automatizada. O seu detalhamento é minucioso e, assim, como deve ser feito, separa as operações de acordo com a forma de pagamento.

Quer conferir como o ERP WebMais pode ajudar sua empresa na prática? Solicite abaixo a sua demonstração do sistema.

Ficou alguma dúvida?

Confira algumas perguntas mais frequentes - FAQ

O que é o fechamento de caixa?

O fechamento de caixa é uma operação utilizada para o controle financeiro da sua empresa. Ele consiste na conferência das entradas e saídas do caixa, de forma que, ao final do expediente, os valores coincidam com todos os registros feitos ao longo do dia.

Como fazer o fechamento de caixa?

O controle do fluxo de caixa inicia antes do expediente começar, sendo necessário registrar o saldo inicial da abertura.

Após tal registro, deve-se anotar todas as entradas e saídas realizadas durante o dia, para que se possa assim conferir todos os valores e concluir o fechamento do seu caixa.

O que é necessário para fechar o caixa?

Para que possa realizar o fechamento do seu caixa é necessário ter exatidão dos lançamentos ocorridos durante o dia.

Sendo assim, deve-se ter muito cuidado nas anotações realizadas, não somente das entradas e saídas, mas também dos métodos de pagamento, como cartão de crédito ou dinheiro, detalhando tudo de acordo com as características de cada transação.

Qual o primeiro passo da abertura do caixa?

O primeiro passo para a abertura do caixa da sua empresa, é ter uma pequena quantia em dinheiro, com cédulas e moedas, da qual deve ficar à disposição dos funcionários, tanto para o pagamento de pequenas despesas, como cópias e taxas, quanto para dar o troco aos clientes nos recebimentos em dinheiro.

Qual a principal função do fechamento de caixa?

A principal função do fechamento do caixa, é ajudar a conferir todas as entradas e saídas do caixa da empresa em um determinado período.

Ao fechar o caixa é possível verificar, os valores corretos, o saldo final e fazer as correções necessárias.

Quais os cuidados que se deve ter no fechamento de caixa?

Para um fechamento correto, é necessário registrar todos os valores que entrar ou sair do seu caixa.

Um ponto importante de se destacar, é o reforço de caixa. Ele é feito sempre que for preciso aplicar capital no caixa para troco aos clientes. Por conta disso, é fundamental ter uma atenção redobrada nas anotações realizadas.

Como descobrir erros no fechamento de caixa?

Caso queira identificar erros no seu fechamento de caixa, é necessário ficar atento a alguns pontos que podem causar esta situação:

  • Registros incorretos de entradas e saídas;
  • Acompanhamento diário não realizado;
  • Registros de valores arredondados;
  • Não realizar previsões das futuras vendas;
  • Não conhecer o Ciclo Financeiro e o Ciclo Operacional.
  • Se sua empresa apresenta alguns destes pontos, provavelmente seu fechamento de caixa sairá incorreto.

    Alguns de Nossos Recursos

    ícone especialista

    Controle de Lote e Validade

    Possibilita consulta rápida de lotes e data de validade, permitindo uma gestão de qualidade dos produtos entregues e em estoque. Saiba mais!

    ícone estoque

    Controle de Estoque

    Estão disponíveis funcionalidades que irão lhe ajudar tanto na compra de produtos para revenda, como de insumos, matérias-primas e/ou serviços. Saiba mais!

    ícone materiais

    Gestão de Materiais

    Neste módulo é possível controlar o abastecimento de materiais, sejam eles para fabricação de produtos, entrada de matéria-prima, material de expediente e etc. Saiba mais!

    ícone produção

    Controle de Produção

    Esta funcionalidade contempla controles de processos produtivos, como engenharia de produto, ordens de produção, apontamentos e etc. Saiba mais!

    ícone vendas

    Gestão de Vendas

    Neste módulo você acompanha todo o processo, desde a emissão de um orçamento até a confirmação de recebimento da mercadoria pelo cliente. Saiba mais!

    ícone expedição

    Controle de Expedição

    Estarão disponíveis funcionalidades para facilitar o processo de carregamento, acompanhamento da entrega e cálculo do frete sobre suas vendas. Saiba mais!

    ícone financeiro

    Controle Financeiro

    Você terá controle total das finanças da empresa, integrando processos junto ao seu banco, reduzindo inadimplência, provisionar caixa e muito mais. Saiba mais!

    ícone integração

    Integração com Terceiros

    Os principais objetivos são as extração de informações para tomada de decisões, entrega de obrigações legais e integração com softwares. Saiba mais!

    ícone clientes

    Gestão de Clientes

    Mantenha informações centralizadas sobre prospecções, oportunidades e propostas além de acompanhar e otimizar a gestão de vendas da sua equipe. Saiba mais!

    A WebMais em Números

    Confira os indicadores que comprovam a qualidade da nossa solução

    20%

    Aumento médio nas vendas de clientes

    80%

    Redução de custo e manutenção

    95%

    Índice de satisfação de nossos clientes.